Finalmente, baterias recondicionadas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Finalmente, baterias recondicionadas

Mensagem por brunoa » 27 mar 2018, 14:00

Boa tarde,

Não se esqueçam que o Pós-Venda também é parte significativa do negócio automóvel.

Como tal, para já, acredito que a Nissan ainda não tenha muito interesse em fazer qualquer tipo de upgrade, no entanto, com a massificação das vendas, estou em querer que será por ai que virá uma forte fonte de receitas.

Manter o "esqueleto", atualizar software e capacidade das baterias.

Verdade que o Leaf já rola há cerca de 10 anos, mas vejam o caso dos híbridos Toyota que já rolam a 21 anos e ainda assim existe muito boa gente a olhar de lado.

Bruno R. Almeida
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Finalmente, baterias recondicionadas

Mensagem por BECOOL » 27 mar 2018, 19:05

Não vejo isto como boa notícia.

As baterias recondicionadas deveriam ser apenas usadas para fornecer electricidade a postos de carregamento rápido actualmente limitados pela rede.

Enquanto a autonomia for bastante limitada um carro eléctrico deveria sempre levar uma bateria nova e se possível com a maior capacidade disponível no momento.


Um posto de CR com uns 20 packs de 18 kWh cada, ficava com 360 kWh. Assim seria sujeito a poucos Cs e podia-se limitar para funcionar entre 30 e 70 % de SOC para as baterias durarem muitos e bons anos.

Enquanto que uma bateria já degradada num VE vai proporcionar pouca autonomia, consequentemente vai ser frequentemente usada de 100 a 0 % de SOC e sujeita a mais Cs. Isto aumenta exponencialmente a degradação e reduz a vida útil da bateria. Do ponto de vista ambiental é uma péssima ideia.


Resumindo, não me parece uma boa solução nem para os clientes nem para o ambiente. Bateria usadas nos postos de CR, baterias novas nos carros é o que devia ser regra.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Finalmente, baterias recondicionadas

Mensagem por mjr » 27 mar 2018, 21:06

Mas já se sabe que as células são usadas? Não é possível que usem células novas, aproveitando as cablagens, BMS, fusível, carcaça, etc?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Finalmente, baterias recondicionadas

Mensagem por OCasal » 29 mar 2018, 18:40

Cá em Portugal será para quando? estou interessado!

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Finalmente, baterias recondicionadas

Mensagem por Orlando » 29 mar 2018, 22:15

OCasal Escreveu:Cá em Portugal será para quando? estou interessado!
Ainda deve demorar....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Finalmente, baterias recondicionadas

Mensagem por Spin » 30 mar 2018, 11:02

pemifer Escreveu:Ainda à pouco tempo foi noticia um Leaf com bateria de 30kWh no qual montaram por acidente uma bateria de 24.
Foi o dono que ao ligar o LeafSpy deu conta da troca.
Face a isto, a própria Nissan montar uma bateria de 24 num carro de 30, alguem acredita que um mk2 não pode levar uma bateria de 30?
Boas, pode ser uma boa e má notícia. A boa, é para os mk1 poderem no futuro fazer o upgrade e voltar a ganhar autonomia.
A má, vai ser muito tentador para a Nissan substituir um Pack com 8 barras ainda na garantia por um recondicionado.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Finalmente, baterias recondicionadas

Mensagem por Erbium » 02 abr 2018, 08:47

Spin Escreveu:A má, vai ser muito tentador para a Nissan substituir um Pack com 8 barras ainda na garantia por um recondicionado.
Se o recondicionado tiver um SOH de 100% qual é o problema?

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Finalmente, baterias recondicionadas

Mensagem por OCasal » 02 abr 2018, 16:47

Por 3k €!? Eu quero uma!

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Finalmente, baterias recondicionadas

Mensagem por Spin » 04 abr 2018, 10:54

Erbium Escreveu:
Spin Escreveu:A má, vai ser muito tentador para a Nissan substituir um Pack com 8 barras ainda na garantia por um recondicionado.
Se o recondicionado tiver um SOH de 100% qual é o problema?
A garantia pressupõe que a substituição seja por uma nova e não por uma recondicionada. No entanto, julgo que será muito difícil ter um SOH de 100% dado haver x células com n ciclos de carga/descarga realizados. :think:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Finalmente, baterias recondicionadas

Mensagem por mjr » 04 abr 2018, 17:25

A garantia que eu conheço é de repor pelo menos 9 barras de capacidade, não é de colocar uma bateria nova.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”