Vem aí o hidrogénio!

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por NunoLopes » 24 abr 2018, 11:14

Bom, quem instala também não está muito interessado até isto começar a ser pago, ai já vão começar a ser instalados a torto e a direito, que todos querem uma parte do €€€ que isto vai dar.
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por pemifer » 24 abr 2018, 16:09

BrunoAlves Escreveu:... têm de ter um Posto de Transformação, linha de média tensão e pagar a disponibilidade de potência e a energia, além de pagar a instalação disso tudo.
As AS não têm de ter uma disponibilidade de potência elevada mesmo sem PCR?
Desconheço a resposta a esta questão, mas se a resposta for sim, o investimento não será muito...
BrunoAlves Escreveu:...a Tesla tem muito mérito na forma como avança com a sua rede por todo o lado.
O mérito é ainda maior quando vemos a proliferação de híbridos plugin ligados a postos de carregamento...
Nos carregadores Tesla não carregam plugins. :clap:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por BrunoAlves » 24 abr 2018, 16:28

pemifer Escreveu:As AS não têm de ter uma disponibilidade de potência elevada mesmo sem PCR?
Desconheço a resposta a esta questão, mas se a resposta for sim, o investimento não será muito...
Sim e não. Nim :mrgreen: Em princípio qualquer AS de auto-estrada já tem fornecimento em média tensão, logo já têm um PT. Mas:
- um PCR (UM, DIGA UM!!! :mrgreen: ) à potência total exige mais potência do que o resto da área de serviço, excepção às que têm hotel. Por isso mesmo é que as AS que têm PCR desde 2014 sempre tiveram sempre a limitação de só carregar um carro de cada vez, senão teriam de ter um aumento de potência, um PT maior e maiores custos com a disponibilidade de potência. Só algumas AS é que tinham já potência suficiente para a "folga" dos 100kVA que um PCR exige (e também será certamente uma questão de decisão "política" deles).
- as bombas de combustível fora das AS são maioritariamente abastecidas em BTN, não têm PT e têm de passar a ter. O único PCR numa "bomba" convencional que me lembre é a da Prio em Coimbra, e é ver o que lá está...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Nonnus » 24 abr 2018, 17:30

Eu não estava a querer divagar muito por este assunto neste tópico, até porque isto já foi abordado em muitos tópicos e isto dá pano para mangas, e dá a sensação que estamos sempre a chover no molhado, mas ainda assim, aqui vai...

A alta tensão esta em todo o lado, hoje em dia quando se faz qualquer obra deixa-se muitas infra-estruturas logo preparadas para alta tensão, porque cada vez mais estamos dependentes da electricidade. Claro que uma AS tem media/alta tensão para iluminação, restaurantes, cafés, bombas de combustível etc, portanto ela já lá esta, e mesmo que não esteja lá, passa lá perto certamente, porque os ramais das auto-estradas muitas vezes são utilizados para passar condutas.

Com isto não estou a dizer que de um momento para o outro se consiga por lá 10 postos de carregamento de 50kw ou 100kw, mas ainda assim, se calhar já podia-mos ter 2 ou 3 em cada AS. Tens os parques industriais que muitas vezes também ficam perto dos acesso das auto-estradas e estes também tem alta tensão, tens linhas de comboio que há poucos anos foram todas ou grande parte alteradas para receber os comboios eléctricos. Portanto ela (alta tensão) esta em todo o lado e é por isso é que eu digo que é mais uma questão de querer. Quando pensaram em por as linhas de comboio todas electrificadas, nunca se ouviu dizer: é pá mas isso não pode ser porque não temos condições técnicas para o fazer.

Somos um país que fez 10 estádios de futebol quando eram precisos 6 para o Euro 2004, nunca se ouviu dizer que não tinha-mos condições técnicas para fazer tanta obra em tão pouco tempo. Foram feitos e estão feitos e alguns já os querem demolir e andamos todos a pagar por isso. Como este exemplo temos outros mais. Portanto a desculpa das questões técnicas para mim não serve.

Quanto á questão monetária façam as Galp´s, EDP´s deste pais pagarem os impostos que devem (da ultima vez que se ouviu falar a Galp devia 100 milhões em impostos) façam os bancos pagarem mais impostos quando apresentam lucros de milhões e quando estes tiverem prejuízos façam os accionistas pagarem dos seus bolsos, em vez de andarmos todos a pagar.

Pronto mais um desabafo sobre a ineficácia do nosso país, peço desculpa mas isto faz-me ficar irritado. :angry-argument:

Quando eu dei o exemplo da Tesla não era para dizer que era um exemplo a seguir pelo nº de postos de carregamento, mas sim para mostrar quando se quer faz-se, mesmo vindo do outro lado do mundo. Os postos de carregamento da Tesla é para a realidade da Tesla não para os Leaf ou os demais.

O governo não instala PCR´s, mas pode criar leis e condições para os processos serem mais rápidos e até obrigar a que as coisas sejam feitas, basta querer.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Erbium » 02 mai 2018, 16:50

BrunoAlves Escreveu:O único PCR numa "bomba" convencional que me lembre é a da Prio em Coimbra, e é ver o que lá está...
+ Prio na alta de Lisboa.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por santanamos » 02 mai 2018, 18:33

Erbium Escreveu:
BrunoAlves Escreveu:O único PCR numa "bomba" convencional que me lembre é a da Prio em Coimbra, e é ver o que lá está...
+ Prio na alta de Lisboa.
+repsol da 2a circular.. mais convencional que esta não há.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2018, 20:01

Têm razão. Não estou familiarizado com território uber :mrgreen:

Ainda assim, isso confirma de alguma forma o meu ponto: essas, pelo menos a da repsol, já tem tamanho suficiente para a baixada em BTN não ser suficiente. Logo, já teria média tensão e PT
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Nonnus » 02 mai 2018, 20:47

Repsol Évora.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2018, 21:08

Pois, mas esse é uma excepção. Esse, o de Aveiro e o de Vila Real (se não me falha a memória... talvez Valença?) são os poucos ganhos pela EDP e, coincidência ou não, são dos poucos que foram instalados logo à potência total. Quem sabe, se não tem havido uma impugnação do concurso original (onde a EDP ganhou a larga maioria dos postos), agora estaríamos melhor? ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Nonnus » 07 jun 2018, 10:06

BrunoAlves,

Estas a ver um exemplo (viewtopic.php?f=57&t=7148&start=20#p106070) daquilo que referi mais atrás, de quando se quer faz-se.

Onde é que estão a limitações técnicas?

[dream mode]

3 Postos de Carga Rápida 50kW DC
7 Postos de Carga Normal 3,7kW AC
16 Postos de Carga Normal 11kW AC

Dentro de um ano gostava que todas as cidades tivessem este numero de posto de carregamento.

:sleeping-blue:

[dream mode off]

Se o meu sonho se torna-se realidade tinha-mos o problema da mobilidade eléctrica resolvida por algum tempo, pois com este problema resolvido, certamente haveria um crescente de VE´s a circular e ia-mos chegar a conclusão que ainda não era o suficiente.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”