Vem aí o hidrogénio!

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por rnlcarlov » 30 out 2021, 16:26

BrunoAlves Escreveu:
30 out 2021, 08:48
Estive a ver o filme mas confesso que não entendi bem o conceito.
Discos que contém o hidrogénio e que o libertam para a fuel cell quando se lhes aponta uma luz?
Pelo que percebi tem o mesmo princípio do hidrogénio verde, só que em vez de ser transportado em pressões altíssimas, é transportado nesses discos, é isso?
Não vi o filme mas estive a ler este texto: https://www.autoevolution.com/news/plas ... 67256.html
Sim parece-me isso. Quando o material está com carga negativa, capta hidrogénio, que fica armazenado no material. Ao aplicar a tal luz o material muda de carga e com isso liberta o hidrogénio. Neste momento tem a limitação de não libertar deutério (isótopo do hidrogénio com 1 eletrão, que representa cerca de 0,0156% do hidrogénio existente) pelo que cada 150 ciclos tem de se reciclar o material.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por BrunoAlves » 01 nov 2021, 10:10

Mais um vídeo com contas e alguns factos sobre o hidrogénio, neste caso motores de combustão a hidrogénio
https://youtu.be/3IPR50-soNA

Não deixa de ser curiosa aposta europeia no hidrogénio verde quando um relatório da própria UE diz isto
IMG_20211101_090903.jpg
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Filipe » 01 nov 2021, 12:13

Quando esse relatório foi feito não entraram em consideração com este novo processo de utilização.
Quando comento isto não quer dizer que esteja a favor da utilização global do Hidrogénio, pois a tecnologia
envolvida para a locomoção, exige motores e constituintes associados com muito mais componentes que
um VE puro, sendo uma regra minha, na medida das minhas necessidades, usar o mais simples possivel
aumentando a fiabilidade, razão pela qual não irei fazer upgrade para o Nissan Ariya com sistema de refrigeração
líquida, devido a fazer muito poucos quilómetros normalmente, e não tão pouco, grandes viagens eventuais.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por BrunoAlves » 28 fev 2022, 14:38

Mais um vídeo que o YT me sugeriu sobre este tema, na mesma linha do anterior mas com alguns factos bem catitas (e não no bom sentido)
https://youtu.be/AGTjKJHu99c
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por rnlcarlov » 01 mar 2022, 18:54

BrunoAlves Escreveu:
28 fev 2022, 14:38
Mais um vídeo que o YT me sugeriu sobre este tema, na mesma linha do anterior mas com alguns factos bem catitas (e não no bom sentido)
https://youtu.be/AGTjKJHu99c
A que te estás a referir? Tudo o que está no vídeo parece-me algo aqui já discutido de uma forma ou de outra.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Nonnus » 31 mar 2022, 05:15

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Nonnus » 19 mai 2022, 11:27

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1296
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por frankesousa » 19 mai 2022, 14:55

Finalmente uma alma que vê o obvio e apresenta-o como tal:

Um carro a hidrogénio é na verdade um Hibrido com extensor de autonomia a pilha de hidrogénio!

Continua a achar parvo andar com o bilha de altíssima pressão de um gás desses a passear, mas é bem mais útil que o que existia até agora.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Nonnus » 30 nov 2022, 18:15



Um verdadeiro hibrido, mas que seja. Entre um hibrido fóssil e este, que seja este.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por rimsilva » 02 dez 2022, 12:07

Agora que tanto se fala em contenção no consumo da energia era importante que fosse proibida a produção de hidrigénio, de tanto desperdicio que provoca!

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”