limitação de pcr a 30 minutos ?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por Erbium » 21 jun 2018, 13:46

migle Escreveu:
18 jun 2018, 21:30
Sou contra a limitação de PCRs a 30' ou 45'. Para mim, a primeira prioridade é que as pessoas possam fazer as viagens que querem com o número de paragens que o carro lhes permite (e não, "ai, tu tens de parar 2 vezes para não ocupar o PCR"), ou seja, primeiro que as pessoas se possam mexer com comodidade. Depois vem a questão da ocupação, que me parece mais teórica que real. Claro que não se pode admitir que se usem PCRs como PCNs.
Isso era se as pessoas fosse educadas/tivessem bom senso!
Mas, em Portugal pelo menos, tens utilizadores a chegar ao PCR com 150km's de autonomia no quadrante, precisam de fazer 200km's, tem outro PCR 40km's a seguir e carregam 50min com utilizadores à espera com pouca carga na bateria, a só necessitar de carregar 15min e sem mais PCR até ao destino...

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por pemifer » 21 jun 2018, 17:00

Eu não tenho este problema com os meus carregamentos pois o meu cartão interrompe a carga aos 30 minutos na maior parte dos postos, apesar de ter informado a Mobi.E, imaginem o inimaginável, ficou na mesma.
Na minha primeira viagem tive a minha pior experiência. Estive 45 minutos à espera dum e-Golf, como pensei que todos os cartões faziam como o meu, achei que havia marosca e desliguei a carga. Afinal o único cartão "maroscado" é o meu!
Eu penso que seria util o posto parar SEMPRE aos 30 minutos.
Acho que grande parte dos "chicos-espertos" teriam vergonha de voltar a por o carro a carregar se houvesse outros carros em fila de espera.
A paragem obrigatória aos 30 minutos também impediria que os carros fossem "abandonados" a carregar como tantas pessoas têm relatado e como aconteceu na história acima do e-Golf.
Uma coisa que nem sempre nos lembramos, à excepção da Mealhada todos os PCR da A1 têm acesso ao lado oposto, se um estiver ocupado podemos tentar o outro. O pior é se estão os dois ocupados.
De qualquer maneira, principalmente na A1, sou defensor de pequenos carregamentos suficientes para conseguirmos chegar ao PCR seguinte.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por migle » 21 jun 2018, 17:06

Então não serve de nada ter uma bateria grande. A utilidade seria sempre a mesma de ter um Leaf de 24 com 2 barras a menos. Como tens de parar em todas, achas que quem não o faz está a fazer alguma coisa errada.

Isso seria um grande avanço para a ME. EDIT: tudo isto, repito, por causa de um problema que é acima de tudo teórico.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por pemifer » 21 jun 2018, 17:29

migle Escreveu:
21 jun 2018, 17:06
Então não serve de nada ter uma bateria grande. A utilidade seria sempre a mesma de ter um Leaf de 24 com 2 barras a menos. Como tens de parar em todas, achas que quem não o faz está a fazer alguma coisa errada.

Isso seria um grande avanço para a ME. EDIT: tudo isto, repito, por causa de um problema que é acima de tudo teórico.
Não foi isso que disse, nem se pode concluir isso.
O que eu acho é que as pessoas ainda não se mentalizaram que, desde que haja outro PCR disponível no caminho, ganham tempo se liberarem o PCR para outro utilizador que esteja à espera e carregam mais à frente.
Independentemente do tamanho das baterias ganha-se tempo carregando mais vezes.
Se para fazeres Lisboa Porto precisas de carregar 3 vezes, ganhas tempo se carregares 6 vezes.
Se precisas de carregar 2 vezes ganhas tempo se carregares 4 vezes.
Se precisas de carregar 1 vez ganhas tempo se carregares 2 vezes.
Seria estúpido da minha parte achar que um Tesla deveria carregar em todos os PCR de Lisboa até ao Porto para os ocupar durante o mínimo tempo possível.
Não percebi isso do teórico...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por migle » 21 jun 2018, 17:44

Mas é que no limite, a história da limitação de tempo nos PCR dá nisso. Eu acho que não faz sentido.
Ganhas tempo, se estiveres a carregar a uma potência baixa, por exemplo, acima de 80%, se não, não ganhas.

Supõe: o meu carro carrega ao máximo até aos 80%, depois, se eu quiser carregar até aos 94%, demora mais 10'... limitou a potência. Se pudesse carregar à potência máxima também aí, demoraria apenas 5-6 minutos, mas não, demora 10'. Ora, 2 minutos é o tempo de travar, sair da auto-estrada, estacionar, outros 2 para sair do posto, voltar a entrar na auto-estrada e acelerar... mais um tanto para mexer no posto.

Para mim, carregar a 80% ou poder carregar a 86-88% é totalmente diferente. É a diferença entre poder fazer Alcochete-Faro com uma só paragem ou não. E para quê? Para numa eventualidade, poupar 4' a alguém bastante apressado? Já podes adivinhar o que eu acho dessas limitações... Em Sevilha, é a diferença entre poder chegar a Málaga ou ficar pelo caminho...

Teórico no sentido em que os PCRs das AE não estão assim tão ocupados. Como amostra, neste momento: Aveiras S/N está em uso; Santarém não; Leiria não; Pombal não; Cantanhede não consigo ver; Antuã não... Em toda a A1 está uma tomada DC ocupada neste momento, é 10%.

PS: Não vamos inventar mais dificuldades para acrescentar à que já temos. Vocês estão a defender o racionamento: vamos à loja trazemos só x pacotes de leite, etc, etc... A situação é assim tão grave que se imponha um racionamento?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por Erbium » 21 jun 2018, 18:21

pemifer Escreveu:
21 jun 2018, 17:00
Eu não tenho este problema com os meus carregamentos pois o meu cartão interrompe a carga aos 30 minutos na maior parte dos postos, apesar de ter informado a Mobi.E, imaginem o inimaginável, ficou na mesma.
Na minha primeira viagem tive a minha pior experiência. Estive 45 minutos à espera dum e-Golf, como pensei que todos os cartões faziam como o meu, achei que havia marosca e desliguei a carga. Afinal o único cartão "maroscado" é o meu!
Eu meu também pára aos 30 min.
migle Escreveu:
21 jun 2018, 17:06
Então não serve de nada ter uma bateria grande. A utilidade seria sempre a mesma de ter um Leaf de 24 com 2 barras a menos. Como tens de parar em todas, achas que quem não o faz está a fazer alguma coisa errada.
Em "baterias grandes" 30min num PCR dão para carregar pelo menos 20kWh, dá para uns 100km's, não têm de parar em todas e eu refiro os 30min em caso de haver fila de espera, se não tiver ninguém por mim pode levar lençóis e almofada e ficar lá a dormir.
Agora os outros esperarem 1 ou 2h pq há quem tenha "baterias grandes" e tem de ficar bem cheia... espero que não te aconteça a ti um dia. :roll:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por BrunoAlves » 21 jun 2018, 18:33

Como é lógico, a limitação de tempo é se houver gente a seguir. Se não houver, epa carreguem 100kWh numa tomada a 16A :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por migle » 21 jun 2018, 19:17

Essa ideia de limitar o PCR pelo tempo de espera da pessoa que vem a seguir é muito interessante, mas quem é que vocês vão convencer a implementar esse esquema? Parece um pouco utópico. Vai demorar mais tempo a vocês conseguirem que um alto responsável compreenda esse esquema :think: do que a meterem um segundo PCR na área de serviço.

O que está na realidade em debate são postos que se auto-limitam, sinais de trânsito como o que dizem que existe em Gaia, e se isso é bom ou mau.
Erbium Escreveu:
21 jun 2018, 18:21
migle Escreveu:
21 jun 2018, 17:06
Então não serve de nada ter uma bateria grande. A utilidade seria sempre a mesma de ter um Leaf de 24 com 2 barras a menos. Como tens de parar em todas, achas que quem não o faz está a fazer alguma coisa errada.
Em "baterias grandes" 30min num PCR dão para carregar pelo menos 20kWh, dá para uns 100km's, não têm de parar em todas
Estás só a alterar um pouquinho a fasquia. Para ti, 100km entre estações parece bem. Se eu tiver comprado um carro que faz 400km de AE em duas etapas vou-me perguntar porque é que me impuseram essa limitação arbitrária.

Enquanto falamos, a ocupação dos PCRs da A1 continua nos 10%, segundo o MobieChecker. EDIT: Pensando bem, é a mesma ficha ocupada, deve ser um Tesla a carregar em Chademo.

Já percebi que tiveste um azar com um Tesla. Eu já me assustei. Numa das vezes, estive na conversa com o Tesla holandês, acabaram por tomar o tempo de qualquer outro carro, no total esperei uma hora porque antes carregou um Leaf; das outras duas vezes, os Teslas foram-se embora antes de eu poder meter conversa. Já esperei algumas vezes no PCR de Aljustrel...

Não nos podemos guiar pelo que acontece uma vez, uma excepção. Uma colega minha deixou de usar o barco desde que uma vez perdeu um barco à noite e teve de esperar quase uma hora pelo próximo. Quantas vezes terá esperado mais que isso em acidentes na Vasco da Gama, não sei. Há excepções que nos ficam na memória. Mas racionamento?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por BrunoAlves » 22 jun 2018, 00:49

Não é uma vez Miguel (e para que fique claro, não é um Tesla). É a posição de preponderância porque "cheguei primeiro".

Já se viu (sobretudo no FB onde mais reclamações acontecem) assim de cabeça:
- Tesla em Coimbra, que ia para o Porto, carro ligado DUAS HORAS no PCR de Coimbra. No fim, se bem me recordo (é procurar nos grupos do FB onde se levantou o alvoroço), ainda disso aos que estavam à espera que "já lhes ia acabar com o sofrimento"
- Tesla em Leiria, foi para o hotel (de acordo com os funcionários da loja, é recorrente) e ficou 1h30min agarrado ao PCR
- Leaf no LIDL de Sacavém (antes de ser desligado à noite) durante sei-lá-quanto-tempo
- BMW 330e (um plugin sim, que carrega a 3,3kW) no PCR do LIDL de Sacavém, que ficava lá pendurado horas a fio até a condutora o vir buscar muito mais tarde
- PCR de Matosinhos (capado, apenas 1 carro de cada vez) onde um lojista local pendura um plugin qualquer porque o estacionamento á volta é caro.
- Loulé A22, recentemente, um Tesla e um BMW híbrido quaisquer, ambos abandonados no PCR horas a fio.

Portanto não percebo (de todo) como é que "cada um carrega até precisar". Não, não percebo.
Gestão de sessões para pesar sessões em espera? Mas com certeza, é preciso ajudar a programar as 50 linhas de código que implementam isso?

Limitar cegamente como te aconteceu? Muito errado.
Mas temos a melhor rede de multibanco do mundo e estamos a reiventar a roda com a centralização dos serviços na MobiE. Será tão difícil implementar uma coisa tão básica?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por migle » 22 jun 2018, 00:59

Mas todas essas são situações de abuso, o problema aí é outro. Isso resolve-se com: pagamento por tempo, corte após demasiado tempo, corte se a potência de carregamento descer abaixo de x (vá carregar em AC)...

Aliás, a vossa solução, nesse caso, seria de pouco consolo. Eu vou de viagem, preciso de carregar, dou de caras com uma situação de abuso e ainda tenho de esperar meia hora?

Penso que situações de abuso é um caso (e fácil de distinguir), outra coisa é a preocupação com o excesso de ocupação (legítima) dos PCRs. Não tenho FB, há muitos anos.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”