limitação de pcr a 30 minutos ?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por victormcpinto » 19 jun 2018, 15:21

Como tenho imensas dúvidas, exponha algumas questões para ver se formulo melhor opinião.
1. Gostava de carregamentos a pagar, já.
2. Que os VEs fossem divididos em classes, em função do tipo de carregador que possuem e da capacidade da bateria.
3. Pagamento por hora de ocupação do posto, sendo o valor/hora da tabela em função da potência que o posto está apto a disponibilizar e da classe atribuída ao VE.
4. Um cartão universal válido para todos os operadores devidamente caracterizado para o VE respectivo.
5. Preço do kW.h próximo (um pouco superior ao de casa) para haver interessados na exploração com qualidade pelo serviço fornecido assegurada. Não estou a ver IPSS no negócio.
6.Tudo isto válido apenas para postos de carregamento rápido. Aqui, também tenho imensas dúvidas em definir o que deve ser considerado rápido.
7. Tudo que é carregamento normal, deixem isso para as câmaras, superfícies comerciais e outros interessados em atrair clientes, com VE’s e, claro, gratuitos.
8. Este último ponto, levanta um problema difícil de resolver, porque existirão sempre “animais” que não são capazes de os utilizar com civilidade. Não resisti a colocar animais em vez de utilizadores, desculpem-me a grosseria.
9. Será que a curto prazo, vou a ter um segundo VE, excluindo a combustão? Não. MUITO tem de mudar, e não é por falta de VEs.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por Nonnus » 19 jun 2018, 16:01

migle Escreveu:
18 jun 2018, 21:30
BrunoAlves Escreveu:
17 jun 2018, 20:44
Já o disse várias vezes, olhem para a maravilhosa Noruega, vejam quantos PCR têm por localização.
2? Em média...
Ainda me lembro de ler ou ouvir (recentemente) queixas de noruegueses acerca de locais só com 1 PCR, até o Bjorn a felicitar-se por determinado local ter passado de 1 para 2 PCRs.

Eu acho que em todas estas conversas, neste tópico, e no tópico que tem por título "ME ficará comprometida em poucos meses", título francamente exagerado, a meu ver, estamos a reagir demasiado à ocupação dos postos que só é um problema dentro das cidades.

Bem sei, eu vou mais para o sul. Mas também apanho o PCR de Aljustrel ocupado (no dia de ano Novo tinha um Leaf e um Tesla à frente, mas quem é que não espera para tudo num dia assim?) e não há muito tempo usei a A1 num sábado e durante a tarde e o caminho estive a verificar a disponibilidade dos PCRs de Aveiras e Santarém e estiveram sempre disponíveis... Já fiz verificações aleatórias também (sem intenção de usar)...

Sou contra a limitação de PCRs a 30' ou 45'. Para mim, a primeira prioridade é que as pessoas possam fazer as viagens que querem com o número de paragens que o carro lhes permite (e não, "ai, tu tens de parar 2 vezes para não ocupar o PCR"), ou seja, primeiro que as pessoas se possam mexer com comodidade. Depois vem a questão da ocupação, que me parece mais teórica que real. Claro que não se pode admitir que se usem PCRs como PCNs.

EDIT: Aliás, a haver limitações, devia ser pela velocidade de carregamento. Tipo, "amigo, se estás a carregar abaixo de 16kW vai para a ficha AC acabar de atestar, sff."

Para mim, importante era PCRs mais espalhados pelo país, ainda há zonas mal cobertas; PCRs fora da auto-estrada, convenhamos, tantas zonas industriais e sítios bons para se meter PCRs; PCRs alternativos... se o PCR da auto-estrada me falha, poder sair e ir ali a outro numa zona industrial.

Se chego ao PCR e está um e-Golf, um Leaf ou coisa assim... tipicamente o que é que me acontece? Espero 15'... tem sido o que me tem acontecido.
Acho que estas a esquecer um ponto muito importante na tua analise. Estas apenas a considerar que usamos os PCR´s nas AE´s quando vamos passear, ou em deslocações de fim de semana, onde temos "todo o tempo do mundo". Junta a tua analise quem tem um carro eléctrico para trabalhar (não me estou a referir aos ubers) se tiver que esperar 45 minutos num PCR e se tiver azar e tiver de esperar mais 45 minutos noutro! Achas que é viável usar um VE para trabalhar?

É que nem todos damos o mesmo uso ao carro! É aqui que entra a questão de um PCR por AS deixar de ser suficiente com o nº crescente de VE´s a circular.

Há várias hipóteses para evitar o colapso da rede (sim, eu sei que uso termos exagerados :mrgreen:):

- aumento do nº de PCR´s por zona

- limite de tempo por cada carga

- melhor distribuição dos PCR´s pelo território

O tempo vai passando e nada disto se vê, mas o nº de VE´s a circular vai aumentando.

Deram o exemplo dos países nórdicos que tem um PCR por zona, pois é, mas não nos podemos esquecer que os nórdicos em questão de cidadania também são mais evoluídos que nós. Provavelmente não há abusos como cá, e como tem um rede mais abrangente acaba por não ser necessário ter muitos PCR´s numa só zona. Nós ao contrários deles, temos uma rede pouco abrangente e muitos utilizadores é do tipo, primeiro eu e quem vier atrás que feche a porta.

Só estamos aqui a discutir soluções porque os recursos são limitados para a quantidade de VE´s que já circulam. Imagina se isto continua assim, como será daqui alguns meses! Em vez de esperares 30 minutos esperas uma hora ou duas para carregares nas tuas deslocações ao Algarve.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por migle » 19 jun 2018, 16:46

Nonnus Escreveu:
19 jun 2018, 16:01
Acho que estas a esquecer um ponto muito importante na tua analise. Estas apenas a considerar que usamos os PCR´s nas AE´s quando vamos passear, ou em deslocações de fim de semana, onde temos "todo o tempo do mundo".
Não é bem assim. Nas minhas deslocações para o Algarve, não costumo ter "todo o tempo do mundo". Repara, muitas vezes vou sexta-feira à noite, depois de um dia de trabalho. Não me estou a deslocar em trabalho, não tenho clientes à espera, porém, a distância tem de se vencer depressa, pelo próprio cansaço que a viagem geraria.

Noutros casos, tenho de levar os miúdos a uma consulta em Lagos e faço Faro->Lagos->Faro->Lisboa ou Faro->Lagos->Lisboa. São vários carregamentos, e ninguém aguenta grandes esperas.

Porém, lá acontece, muito de vez em quando, apanhar um PCR ocupado, e lá se tem de esperar.
Nonnus Escreveu:
19 jun 2018, 16:01
Achas que é viável usar um VE para trabalhar?
Se puxares muito para esse lado, começares a acrescentar muitas centenas de kms com muita frequência, eu tenho de responder que não é viável, é melhor um híbrido plug-in. Mas isso mesmo que os PCRs não estivessem ocupados.

Em trabalho, a 6h de deslocação somar ainda 2h de carregamentos...
Nonnus Escreveu:
19 jun 2018, 16:01
Imagina se isto continua assim, como será daqui alguns meses! Em vez de esperares 30 minutos esperas uma hora ou duas para carregares nas tuas deslocações ao Algarve.
Calma! Quando lá chegarmos, falamos! Isso é pôr o carro à frente dos bois.
Nas tuas hipóteses não está o PCR ser pago, que vai fazer muita diferença nos abusos. E aí, porque achas que será forçoso que se chegue ao ponto de ter 3-4 carros à minha frente no PCR antes do aumento do número de postos? E depois, o mesmo acontece com as estradas, se formos inteligentes, escolhemos horas em que há menos trânsito.

Eu acho bestial a quantidade de VEs que vemos na AE em Portugal a fazer viagens grandes, e acho bestial que os PCRs efectivamente são usados. Acho isso mesmo bom, e que vamos no caminho certo.

Porque o contrário... Deixa-me dizer-te que nem em Espanha, nem em França, encontrei carro algum num PCR à minha frente. Zero. Duas excepções: em Bordéus, um Model X carregava em Chademo, mas parou quando cheguei e saí do carro, um rapaz muito, muito jovem, bem vestido, com os pais, parecia estar a experimentar o adaptador Chademo para ver se funcionava; outra excepção foi um Ioniq a carregar mas na ficha AC. Fora isso, não vi ninguém a usar um PCR e poucos PCNs a serem usados também. Na AE só vi Zoes, e provavelmente o seu trajecto diário ficava dentro da autonomia. Fiz dezenas de carregamentos a todas as horas.

É uma tristeza ver uma boa rede tão pouco utilizada. Não é por ser pago, não é assim tão caro um carregamento entre 4-8€...

E é uma tristeza ver em Espanha postos limitados aos 80% que apenas fazem um ou dois carregamentos por semana, como acontece com o de Sevilha (pelo telefone, disseram-me que tinha sido usado uma semana antes). Isso impede que as pessoas consigam fazer as viagens que gostariam de fazer.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por Nonnus » 20 jun 2018, 11:15

migle Escreveu:
19 jun 2018, 16:46

Nas tuas hipóteses não está o PCR ser pago, que vai fazer muita diferença nos abusos. E aí, porque achas que será forçoso que se chegue ao ponto de ter 3-4 carros à minha frente no PCR antes do aumento do número de postos? E depois, o mesmo acontece com as estradas, se formos inteligentes, escolhemos horas em que há menos trânsito.

Eu acho bestial a quantidade de VEs que vemos na AE em Portugal a fazer viagens grandes, e acho bestial que os PCRs efectivamente são usados. Acho isso mesmo bom, e que vamos no caminho certo.

Porque o contrário... Deixa-me dizer-te que nem em Espanha, nem em França, encontrei carro algum num PCR à minha frente. Zero. Duas excepções: em Bordéus, um Model X carregava em Chademo, mas parou quando cheguei e saí do carro, um rapaz muito, muito jovem, bem vestido, com os pais, parecia estar a experimentar o adaptador Chademo para ver se funcionava; outra excepção foi um Ioniq a carregar mas na ficha AC. Fora isso, não vi ninguém a usar um PCR e poucos PCNs a serem usados também. Na AE só vi Zoes, e provavelmente o seu trajecto diário ficava dentro da autonomia. Fiz dezenas de carregamentos a todas as horas.

É uma tristeza ver uma boa rede tão pouco utilizada. Não é por ser pago, não é assim tão caro um carregamento entre 4-8€...

E é uma tristeza ver em Espanha postos limitados aos 80% que apenas fazem um ou dois carregamentos por semana, como acontece com o de Sevilha (pelo telefone, disseram-me que tinha sido usado uma semana antes). Isso impede que as pessoas consigam fazer as viagens que gostariam de fazer.
Tens razão, esqueci-me de considerar a hipótese dos carregamentos pagos que certamente acaba com certos abusos, como tem sido senso comum entre nós que estamos a discutir este assunto.

Viveste uma experiência muito diferente da maioria de nós. Conheces a realidade de 3 países diferentes e podes opinar muito melhor que qualquer um de nós. Eu, apesar do meu carro fazer mais km que a maioria, a realidade é que faz um trajecto diário e o carregamento é feito maioritariamente em casa. A minha preocupação prende-se apenas com o facto do aumento de VE´s nas estradas e ver que pouco ou nada se faz em relação aos postos de carregamento. Como todos nós sabemos montar PCN´s, PCR´s leva o seu tempo devido a toda a logística necessária (obras), para não falar na burocracia que ainda leva mais tempo. Quantos meses mais vamos precisar para ter mais postos de carregamento prontos a utilizar?

Em relação a tua experiência nos outros países vou "chutar" algumas hipóteses:

- tiveste uma sorte do caraças por nunca teres de esperar pelo carregamento :pray:

- o nº de VE´s por km2 é menor que em Portugal. :naughty:

- A rede ser tão abrangente que os PCR´s acabam por estar mais disponíveis.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por migle » 20 jun 2018, 13:46

Vou deixar as minhas especulações para o DB. Sorte não foi, além dos que utilizei não vi ninguém. Basicamente, fico com a sensação que os franceses cingem-se a usar o VE nas deslocações casa-trabalho, como a Mamã Renault tinha pensado para eles, não conhecem cartões de carregamento, não têm a certeza se o seu e-Golf pode carregar em Chademo e não falam com estranhos em PCRs...

Os espanhóis são obrigados a comprar híbridos Toyotas porque não há rede e não são parvos, mas não perdem ocasião de perguntar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por Volt » 21 jun 2018, 00:37

Acho que o pagamento das cargas rápidas já não demora a chegar. E o problema dos PCR ocupados, vai acabar com uma ou outra ajuda de entidades que lutam para o desenvolvimento da ME... Este ano.
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por migle » 21 jun 2018, 10:09

Óptimo! Agora só resta esperar que não seja vergonhosamente caro, que seja cobrado por tempo, que comecem a fazê-los fora das auto-estradas com portagem... etc.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por rimsilva » 21 jun 2018, 12:05

Volt Escreveu:
21 jun 2018, 00:37
Acho que o pagamento das cargas rápidas já não demora a chegar. E o problema dos PCR ocupados, vai acabar com uma ou outra ajuda de entidades que lutam para o desenvolvimento da ME... Este ano.
Os "problemas" dos PCR's ocupados serão melhorados logo pela influência dos pagamentos, embora (pelo menos para já) convém sempre distinguir entre PCRs em AE e cidade.

Nas cidades, onde existem VE's que realizam serviços de transporte, não será de esperar grandes melhorias.

Será seguramente mais justo com o pagamento dos carregamentos e dessa forma podermos aspirar a ter mais postos instalados.

Avatar do Utilizador
Volt
Proprietário Leaf
Mensagens: 229
Registado: 17 ago 2011, 14:09
Data de fabrico: 30 nov 2012

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por Volt » 21 jun 2018, 12:43

rimsilva Escreveu:
21 jun 2018, 12:05
Os "problemas" dos PCR's ocupados serão melhorados logo pela influência dos pagamentos, embora (pelo menos para já) convém sempre distinguir entre PCRs em AE e cidade.

Nas cidades, onde existem VE's que realizam serviços de transporte, não será de esperar grandes melhorias.

Será seguramente mais justo com o pagamento dos carregamentos e dessa forma podermos aspirar a ter mais postos instalados.
Concordo. Tenho a mesma opinião.

Nas "grandes urbes", que é onde o problema da sobrelotação dos PCR mais se nota, creio que o pagamento não retirará muitos carros dos PCR, pois é lá que eles carregam mais rápido e permitem ao pessoal dos táxi e uber (e outros do género) ter possibilidade de fazer mais serviços gastando menos tempo. Creio que essas frotas vão ter cada vez mais VE (ouvi dizer que a uber já não aceitava inscrições de mais carros não-VE, mas não tenho a certeza se é mesmo assim).

Já o investimento que está preparado (e a aguardar a estabilidade que o pagamento dará ao negócio) sim, esse vai certamente trazer mais PCR às "grandes urbes". Isso, e a ajuda de pessoas que trabalham em entidades que pensam em nós. :-).
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por victormcpinto » 21 jun 2018, 12:53

Sobre este tema, como sou um "animal" isolado na província sem contraditório, gostava de ouvir opiniões sobre prós e contras da classificação dos VEs por classes. Obrigado
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”