limitação de pcr a 30 minutos ?

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Erbium
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Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por Erbium » 13 jun 2018, 10:05

BrunoAlves Escreveu:
09 jun 2018, 13:19
Com as baterias maiores os 30min vão começar a ser provavelmente "curtos" para cargas completas, talvez o tempo deva ser repensado.
Discordo, 30min num PCR dão mais de 20kWh o que dá para pelo menos 100km's, carregas 30min e segues para o próximo PCR.
Senão qualquer dia com os semi da Tesla temos de esperar uma semana para ele acabar o carregamento? :roll:

Orlando
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Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por Orlando » 13 jun 2018, 10:32

Erbium Escreveu:
13 jun 2018, 10:05
BrunoAlves Escreveu:
09 jun 2018, 13:19
Com as baterias maiores os 30min vão começar a ser provavelmente "curtos" para cargas completas, talvez o tempo deva ser repensado.
Discordo, 30min num PCR dão mais de 20kWh o que dá para pelo menos 100km's, carregas 30min e segues para o próximo PCR.
Senão qualquer dia com os semi da Tesla temos de esperar uma semana para ele acabar o carregamento? :roll:
Essa foi uma!!! Uma semana!!!
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fernandinand
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Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por fernandinand » 13 jun 2018, 11:38

- A haver limites (e deve haver), penso que deveria ser na casa da 1h. O sistema a implementar deveria contemplar a impossibilidade do mesmo carro carregar no mesmo posto num espaço de 2h a 3h após a última carga, para evitar os chicos-espertos.
- Por outro lado, penso que deveria haver (na altura dos pagamentos) um algoritmo que calculasse o preço final não só a partir da energia consumida, mas a partir de um rácio tempo/energia para premiar os automóveis mais eficientes no capítulo de carga rápida.

civic
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Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por civic » 13 jun 2018, 16:03

Os chico espertos só existem porque os carregamentos são à borla, um dia que sejam mais caros do que carregar em casa, será possivel viajar sem os problemas da chico espertice. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
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https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

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Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por PMESS79 » 13 jun 2018, 17:23

Já há alguém mais "poderoso" a mexer-se...

https://www.autofoco.pt/noticia/ver/735236

"O serviço de carregamento está já disponível na Alemanha, na Áustria, na Suíça, na Dinamarca, na Holanda, na Bélgica e na Finlândia. Será gradualmente expandido para outros países a partir do final de 2018.

Na Alemanha, a utilização do Porsche Charging Service custa 2,50 euros por mês. Adicionalmente, existem taxas para os processos de carregamento, as quais dependem do operador e da quantidade de eletricidade utilizada para carregar o veículo. A app está disponível para todos os dispositivos móveis com sistemas operativos iOS ou Android e pode ser já descarregada.

O serviço será aberto a todos os condutores de veículos híbridos ou elétricos; a sua utilização não está limitada aos veículos Porsche. Os utilizadores podem registar-se em www.porsche.com/connect-store."

É mandar vir disto para cá!!!
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BrunoAlves
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Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por BrunoAlves » 13 jun 2018, 17:43

- A haver limites (e deve haver), penso que deveria ser na casa da 1h.
Acho mais equilibrado o sistema que o membro sugeriu no FB, um misto de tempo de carregamento/fila de espera/gestão de sessões. Mas se for tempo rígido, 1h é claramente demais.
Chegas a um PCR e tens um carro a carregar há meia hora e outro já em espera. Quer dizer que para ti é garantidamente 1h30min de espera.
Mas se qualquer um desses 3 carros não tiver ninguém em espera, opa que carregue até deitar fora :mrgreen:

Esse da Porsche, se tiver direito à exclusão Tesla, venha ele! :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

plpepapf
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Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por plpepapf » 15 jun 2018, 14:25

My 2 cents :)
No que diz respeito ao que é que irá resolver estes problemas, a mim parece-me que estamos a ver o problema da perspetiva errada...
o que é preciso é aumentar o numero de carregadores, não é impor limites de utilização.
Estes limites podem fazer sentido agora, como medida de "emergência" por não existirem carregadores suficientes, claro.

Mas aquilo que vai fazer diferença não é andarmos todos a fazer contas ao tempo que cada um precisa para carregar, vai ser o aumento da quantidade de PCRs para perto do que hoje é a quantidade normal de bombas numa área de serviço (estilo o que a Tesla faz com os Superchargers)

É necessário que em cada área de serviço existam 8 ou 10 PCR's (ou 50 https://electrek.co/2018/01/26/tesla-la ... ion-world/), não 1 ou 2... e não só em algumas áreas, mas em todas.

Parece-me que a partir daí, mesmo os abusos de quem tenha muito dinheiro e não quer saber se paga mais 20 ou 30€ por carga só para não se chatear, não vão ter um impacto assim tão grande... ao lado estão mais uma quantidade de PCRs a ser utilizados normalmente...

Como "disse", é apenas uma opinião ;)

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BrunoAlves
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Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por BrunoAlves » 15 jun 2018, 18:38

Isso é óbvio, nem sequer merece discussão.

Só que não há. Espera-se que a fase comercial desperte essa vontade de expansão por parte dos operadores, mas por enquanto não há.
Na larga maioria dos locais só há um PCR. Mesmo na fantástica Noruega só há 2 ou 1 em praticamente todos os locais.
A questão da limitação de tempo é exactamente porque não há e, objectivamente, não me parece que vá haver tão depressa...

Ou seja, é claro que o problema é haverem poucos carregadores (rápidos ou não). Mas como não há mais, parece-me essencial promover regras para que todos possam usar em tempo útil.
De que vale dizer-se que devíamos era fazer força para haverem mais carregadores e tal?... É olhar lá para fora, a regra é um por localização.
Há excepções (ex: fastned) mas a larga, larga, larga maioria dos PCR vive sozinha.

A comparação com a Tesla é descabida, lamento. A Tesla tem os custos com os SuC suportados na venda dos carros e estabelece parte do seu domínio na existência dessa rede, ou seja tem várias formas de canalizar para lá dinheiro. Um parque de 10 stalls não custa menos de 200k€ só a instalar (provavelmente muito mais) fora a energia. Quem é que pagava uma coisa dessas cá, sem qualquer retorno em vista? Mesmo com os pagamentos a avançar, se ficar por exemplo em 6€/30min (e já isso não é barato) quanto tempo é que se prevê o retorno?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por mjr » 16 jun 2018, 12:26

Onde vejo a colocarem mais pontos de carga no mesmo local no imediato (quando for a pagar) será nas cidades, devido à já grande procura por parte dos veículos de transporte público (taxi e descaraterizados). Aí devem conseguir taxas de ocupação por ponto por volta dos 50% durante todo o dia. Ainda ontem a seguir ao jogo havia uma fila de 3 Leafs para carregar num PCR (estava um Soul a carregar).

Nesses casos justifica o investimento imediato. Nas AE ainda me parece cedo, o tempo de utilização ainda não justifica o investimento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: limitação de pcr a 30 minutos ?

Mensagem por hmendes » 16 jun 2018, 16:22

BrunoAlves Escreveu:
15 jun 2018, 18:38
Isso é óbvio, nem sequer merece discussão.

Só que não há. Espera-se que a fase comercial desperte essa vontade de expansão por parte dos operadores, mas por enquanto não há.
Na larga maioria dos locais só há um PCR. Mesmo na fantástica Noruega só há 2 ou 1 em praticamente todos os locais.
A questão da limitação de tempo é exactamente porque não há e, objectivamente, não me parece que vá haver tão depressa...

Ou seja, é claro que o problema é haverem poucos carregadores (rápidos ou não). Mas como não há mais, parece-me essencial promover regras para que todos possam usar em tempo útil.
De que vale dizer-se que devíamos era fazer força para haverem mais carregadores e tal?... É olhar lá para fora, a regra é um por localização.
Há excepções (ex: fastned) mas a larga, larga, larga maioria dos PCR vive sozinha.

A comparação com a Tesla é descabida, lamento. A Tesla tem os custos com os SuC suportados na venda dos carros e estabelece parte do seu domínio na existência dessa rede, ou seja tem várias formas de canalizar para lá dinheiro. Um parque de 10 stalls não custa menos de 200k€ só a instalar (provavelmente muito mais) fora a energia. Quem é que pagava uma coisa dessas cá, sem qualquer retorno em vista? Mesmo com os pagamentos a avançar, se ficar por exemplo em 6€/30min (e já isso não é barato) quanto tempo é que se prevê o retorno?
Duvido que a fase comercial traga grande expansão, sejamos realistas, considerando o preço de aquisição e instalação de um PCR, considerando que toda a gente cumpre a regra dos 30min, são no máximo 48 carregamentos por dia, quanto tempo levará para amortizar o investimento??? Será assim um negócio tão lucrativo??? Espero para ver, mas considerando a realidade internacional, tal como diz o BrunoAlves, duvido que exista uma expansão digna desse nome.

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