Gestão das baterias - como fazer?!

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por mafgod » 11 jun 2018, 14:10

É uma APP para IPhone e Android.

Permite-te ver as entranhas do carro.
Ficas a saber mais que os mecânicos da Nissan :-)

Por exemplo, estas são duas das vistas da APP (Versão PRO)

Com esta APP ficas a saber o estgado de cada célula, a temperatura da bateria, alarmes levantados no carro com a possibilidade de os eliminar, a capacidade de carga, a potência de carregamento....
Anexos
Screenshot_20180419-185556.jpg
Screenshot_20180419-185548.jpg

CASM
Proprietário Leaf
Mensagens: 162
Registado: 19 mai 2016, 14:35
Data de fabrico: 30 jun 2016
Capacidade bateria: 81.92
Localização: Chaves

Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por CASM » 11 jun 2018, 15:43

mjr Escreveu:
10 jun 2018, 20:39
Olá, bem vindo!

Perder a primeira num 30kW.h após menos de 2 anos não é normal. Quais são as seguintes condições habituais:
  • km/dia
  • carga ao fim do dia antes de carregar
  • Tipo de carga habitual (rápida ou normal)
  • Onde passa a mariolar parte do tempo, na rua ou em garagem fechada
  • Se em garagem fechada, qual a temperatura média no inverno e no verão
É até possível que a degradação seja fictícia, e o carro estar a estimar mais degradação que a real. Isto geralmente acontece quando nunca se dá a conhecer toda a amplitude da bateria, por exemplo por nunca deixar a bateria ir abaixo de 30% de SOC (estado de carga),

Parece que está a ser mais normal do que pensas, eu também perdi a 12º barra com quase dois anos, com todos os cuidados, excepto em Agosto, que fiz algumas cargas rápidas com temperatura elevada.
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por mjr » 11 jun 2018, 15:53

Concordo com os colegas que dizem que o problema será o facto de o carro só estar a ver uns 40% da energia do pack. Isto leva a que ele comece a achar que a capacidade será menor que a real.

Também não é muito positivo o estado de carga estar sempre tão elevado. Para a longevidade da bateria era preferível fazer ciclos de 80%-40% em vez de 100%-60%.

CASM, há vários casos de pessoas com 2 anos e muitos km no Leaf 30, com muitas CR, e ainda longe de perder a primeira barra. O problema acaba sempre por ser o mesmo, a bateria raramente é descarregada para perto de 0% e assim o LBC começa a subestimar a capacidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por RJSC » 11 jun 2018, 16:50

Circula por aí um estudo que confirma que a bateria de 30kWh está a degradar mais rapiadamente que a de 24kWh, que já é do conhecimento da Nissan que não desmentiu. E corre o rumor que foi por causa disso que abusaram tanto da limitação de carregamento rápido na bateria de 40kWh.
https://insideevs.com/nissan-issues-sta ... gradation/
Imagem
Imagem

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por mafgod » 11 jun 2018, 17:13

RJSC Escreveu:
11 jun 2018, 16:50
Circula por aí um estudo que confirma que a bateria de 30kWh está a degradar mais rapiadamente que a de 24kWh, que já é do conhecimento da Nissan que não desmentiu. E corre o rumor que foi por causa disso que abusaram tanto da limitação de carregamento rápido na bateria de 40kWh.
Se tal for verdade, prevejo que até ao fim da garantia, uma enorme percentagem de baterias serão mudadas.
Temos de começar a andar menos com os carros lol

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por RJSC » 11 jun 2018, 17:37

A larga maioria dos Leafs de primeira geração são de 24kWh.
Os de 30kWh não estiveram muito tempo à venda.
Será por isso que a Nissan não quer fazer upgrades de 24kWh para 30kWh? (mais baterias para trocar em garantia)

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por jfr2006 » 11 jun 2018, 21:53

Esse estudo vale 0, niente, népias...

A forma como foi feito e com base em dados do LeafSpy.... :naughty: :naughty:

eu posso meter-te aqui uma imagem do LefSpy do meu com 94% de SOH e amanhã já te arranjo uma com 98% :lol:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por mjr » 12 jun 2018, 11:50

Estes estudos com dados estimados pelo carro têm zero de base científica.

Por outro lado, estando o carro a subestimar a capacidade isso será bom para mais tarde exigir uma bateria nova. Conheço casos em que o SOH real era (bem) acima dos 66% (patamar para as 8 barras) e o carro levou bateria nova na mesma. Estou a falar de mk1.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por pemifer » 22 jun 2018, 10:33

Há boas noticias!
Contate a Nissan para fazer uma atualização ao seu carro para passar a determinar corretamente o estado da bateria.

AJLeaf1
Mensagens: 7
Registado: 09 jun 2018, 17:51
Data de fabrico: 21 set 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 barras
Localização: Alfena
Contacto:

Re: Gestão das baterias - como fazer?!

Mensagem por AJLeaf1 » 22 jun 2018, 20:17

Boa tarde,

Fui à Nissan na passada semana e o relatório que fizeram "acusou", "carga frequente quando a carga da bateria já se encontra elevada".
Na verdade eu punha a carregar todos os dias independentemente da percentagem da carga que tinha.

Informaram-me de que apenas deveria colocar o veículo a carregar, quando a percentagem da carga estivesse abaixo dos 50%.
Outros colegas, disseram-me para carregar apenas até 85% da capacidade, a não ser que necessite dos 100%.

Ora, tudo isto é novo para mim e nunca o concessionário que referiu cuidados a ter com o veículo e muito menos com as cargas!

O que eu ando a fazer neste momento é carregar apenas até 85% e só carrego quando preciso ou quando a bateria está abaixo dos 50%.

Mas apetece-me continuar a fazer sem cuidados nenhuns, para ver se "rebento" com quatro barras antes do período da garantia, que penso que serão 8 anos! Assim pode ser que receba umas baterias novas!

Ângelo
Anexos
Leitura bateria 2018-06-13.jpg

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”