Gestão das baterias - como fazer?!
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!
É uma APP para IPhone e Android.
Permite-te ver as entranhas do carro.
Ficas a saber mais que os mecânicos da Nissan
Por exemplo, estas são duas das vistas da APP (Versão PRO)
Com esta APP ficas a saber o estgado de cada célula, a temperatura da bateria, alarmes levantados no carro com a possibilidade de os eliminar, a capacidade de carga, a potência de carregamento....
Permite-te ver as entranhas do carro.
Ficas a saber mais que os mecânicos da Nissan
Por exemplo, estas são duas das vistas da APP (Versão PRO)
Com esta APP ficas a saber o estgado de cada célula, a temperatura da bateria, alarmes levantados no carro com a possibilidade de os eliminar, a capacidade de carga, a potência de carregamento....
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!
mjr Escreveu: ↑10 jun 2018, 20:39Olá, bem vindo!
Perder a primeira num 30kW.h após menos de 2 anos não é normal. Quais são as seguintes condições habituais:
É até possível que a degradação seja fictícia, e o carro estar a estimar mais degradação que a real. Isto geralmente acontece quando nunca se dá a conhecer toda a amplitude da bateria, por exemplo por nunca deixar a bateria ir abaixo de 30% de SOC (estado de carga),
- km/dia
- carga ao fim do dia antes de carregar
- Tipo de carga habitual (rápida ou normal)
- Onde passa a mariolar parte do tempo, na rua ou em garagem fechada
- Se em garagem fechada, qual a temperatura média no inverno e no verão
Parece que está a ser mais normal do que pensas, eu também perdi a 12º barra com quase dois anos, com todos os cuidados, excepto em Agosto, que fiz algumas cargas rápidas com temperatura elevada.
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!
Concordo com os colegas que dizem que o problema será o facto de o carro só estar a ver uns 40% da energia do pack. Isto leva a que ele comece a achar que a capacidade será menor que a real.
Também não é muito positivo o estado de carga estar sempre tão elevado. Para a longevidade da bateria era preferível fazer ciclos de 80%-40% em vez de 100%-60%.
CASM, há vários casos de pessoas com 2 anos e muitos km no Leaf 30, com muitas CR, e ainda longe de perder a primeira barra. O problema acaba sempre por ser o mesmo, a bateria raramente é descarregada para perto de 0% e assim o LBC começa a subestimar a capacidade.
Também não é muito positivo o estado de carga estar sempre tão elevado. Para a longevidade da bateria era preferível fazer ciclos de 80%-40% em vez de 100%-60%.
CASM, há vários casos de pessoas com 2 anos e muitos km no Leaf 30, com muitas CR, e ainda longe de perder a primeira barra. O problema acaba sempre por ser o mesmo, a bateria raramente é descarregada para perto de 0% e assim o LBC começa a subestimar a capacidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!
Circula por aí um estudo que confirma que a bateria de 30kWh está a degradar mais rapiadamente que a de 24kWh, que já é do conhecimento da Nissan que não desmentiu. E corre o rumor que foi por causa disso que abusaram tanto da limitação de carregamento rápido na bateria de 40kWh.
https://insideevs.com/nissan-issues-sta ... gradation/
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!
Se tal for verdade, prevejo que até ao fim da garantia, uma enorme percentagem de baterias serão mudadas.RJSC Escreveu: ↑11 jun 2018, 16:50Circula por aí um estudo que confirma que a bateria de 30kWh está a degradar mais rapiadamente que a de 24kWh, que já é do conhecimento da Nissan que não desmentiu. E corre o rumor que foi por causa disso que abusaram tanto da limitação de carregamento rápido na bateria de 40kWh.
Temos de começar a andar menos com os carros lol
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!
A larga maioria dos Leafs de primeira geração são de 24kWh.
Os de 30kWh não estiveram muito tempo à venda.
Será por isso que a Nissan não quer fazer upgrades de 24kWh para 30kWh? (mais baterias para trocar em garantia)
Os de 30kWh não estiveram muito tempo à venda.
Será por isso que a Nissan não quer fazer upgrades de 24kWh para 30kWh? (mais baterias para trocar em garantia)
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!
Esse estudo vale 0, niente, népias...
A forma como foi feito e com base em dados do LeafSpy....
eu posso meter-te aqui uma imagem do LefSpy do meu com 94% de SOH e amanhã já te arranjo uma com 98%
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!
Estes estudos com dados estimados pelo carro têm zero de base científica.
Por outro lado, estando o carro a subestimar a capacidade isso será bom para mais tarde exigir uma bateria nova. Conheço casos em que o SOH real era (bem) acima dos 66% (patamar para as 8 barras) e o carro levou bateria nova na mesma. Estou a falar de mk1.
Por outro lado, estando o carro a subestimar a capacidade isso será bom para mais tarde exigir uma bateria nova. Conheço casos em que o SOH real era (bem) acima dos 66% (patamar para as 8 barras) e o carro levou bateria nova na mesma. Estou a falar de mk1.
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!
Há boas noticias!
Contate a Nissan para fazer uma atualização ao seu carro para passar a determinar corretamente o estado da bateria.
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Re: Gestão das baterias - como fazer?!
Boa tarde,
Fui à Nissan na passada semana e o relatório que fizeram "acusou", "carga frequente quando a carga da bateria já se encontra elevada".
Na verdade eu punha a carregar todos os dias independentemente da percentagem da carga que tinha.
Informaram-me de que apenas deveria colocar o veículo a carregar, quando a percentagem da carga estivesse abaixo dos 50%.
Outros colegas, disseram-me para carregar apenas até 85% da capacidade, a não ser que necessite dos 100%.
Ora, tudo isto é novo para mim e nunca o concessionário que referiu cuidados a ter com o veículo e muito menos com as cargas!
O que eu ando a fazer neste momento é carregar apenas até 85% e só carrego quando preciso ou quando a bateria está abaixo dos 50%.
Mas apetece-me continuar a fazer sem cuidados nenhuns, para ver se "rebento" com quatro barras antes do período da garantia, que penso que serão 8 anos! Assim pode ser que receba umas baterias novas!
Ângelo
Fui à Nissan na passada semana e o relatório que fizeram "acusou", "carga frequente quando a carga da bateria já se encontra elevada".
Na verdade eu punha a carregar todos os dias independentemente da percentagem da carga que tinha.
Informaram-me de que apenas deveria colocar o veículo a carregar, quando a percentagem da carga estivesse abaixo dos 50%.
Outros colegas, disseram-me para carregar apenas até 85% da capacidade, a não ser que necessite dos 100%.
Ora, tudo isto é novo para mim e nunca o concessionário que referiu cuidados a ter com o veículo e muito menos com as cargas!
O que eu ando a fazer neste momento é carregar apenas até 85% e só carrego quando preciso ou quando a bateria está abaixo dos 50%.
Mas apetece-me continuar a fazer sem cuidados nenhuns, para ver se "rebento" com quatro barras antes do período da garantia, que penso que serão 8 anos! Assim pode ser que receba umas baterias novas!
Ângelo