LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

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pemifer
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por pemifer » 29 nov 2018, 13:09

Eu não quero alimentar teorias da conspiração.
Nesta discussão houve alguém que documentou o pré e pós update e nada leva a crer que estas teorias da conspiração tenham razão de ser.
viewtopic.php?f=9&t=7287&start=20#p107285

Parece-me que o carro do senhor do video teve uma alteração de comportamento.
Era essa alteração de comportamento que gostava de perceber.

jfr2006
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por jfr2006 » 29 nov 2018, 13:27

O senhor do vídeo esta´a esquecer-se que estamos no Inverno e que a autonomia indicada e obtida é menor do que no verão... perfeitamente normal.

marcopns
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por marcopns » 29 nov 2018, 14:01

Eu ainda sou do tempo dos carros a combustão. A resposta ao acelerador variava, se o motor estava frio ou quente, se estava ou não a fazer regeneração do Fap, do turbo, até com o tipo de combustível usado...
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CASM
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por CASM » 29 nov 2018, 16:16

Eu acho que vou adiar a minha actualização mais uns tempos, também não me chamaram para fazer nenhuma.
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2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw

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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por RJSC » 29 nov 2018, 16:42

Parece é um spot publicitário à EVolution. :lol:
Diz ele "Vão à Evolution, pagam 61€" e acrescento eu "para eles tirarem um screenshot com o LeafSpy e escrever uns parágrafos numa folha A4".

Venho cá que eu faço medições com o LeafSpy bem mais baratas. 8-)

Pode alguma coisa ter corrido mal no carro dele, mas esta actualização não me roubou travagem regenerativa nem velocidade de carregamento como o update do MK1.
Para além disso o meu Leaf 30kWh já antes da atualização, tinha 80% de SOH e ainda mostrava 12 barras quando aos 85% já deveria ter desaparecido uma.
Sendo assim, a "marosca" com as barras de capacidade já existia antes da atualização.
Imediatamente depois da atualização o SOH passou de 80% para 91% mas numa semana (fazendo eu uma descarga profunda para ajudar o LBC a ver os limites da bateria) ajustou-se para 89%, o que me parece mais próximo do real.

Agora no que toca à Nissan ter aldrabado o SOH com que se apagam as barras de capacidade relativamente ao MK1, isso é verdade, e já acontecia antes da atualização.
O aumento da autonomia estimada não foi como no vídeo. Com 89% o máximo que vi indicado foi 210km depois da última viagem antes de carregar tr sido feita com consumos baixos.

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Nonnus
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por Nonnus » 29 nov 2018, 17:13

Não sendo expert no assunto mas como dono de um Leaf de 30 com praticamente os mesmos KM, há aqui algumas coisas que me fazem pensar. :think:

O meu carro como já disse neste tópico não tem esta actualização recomendada, o que me leva a pensar que se a teoria de que isto apenas serve retirar a responsabilidade a Nissan de substituir as baterias em garantia for verdade, o meu carro já saiu de fabrica aldrabado. :roll:

Mas também há aqui questões que me fazem pensar o contrario.

1ª- se o meu carro saiu aldrabado e tem praticamente os mesmos KM, embora não tenha os mesmo anos, como é que continua com as barras todas e a fazer o mesmos KM (~200km) desde que o comprei. Ao que parece o carro desse senhor apesar de apresentar as barras todas a autonomia baixou significativamente.

2º- quem conhece um bocadinho de informática sabe que um update no hardware x não se comporta da mesma maneira no hardware y. Será que nada correu mal durante o update? Até existe a piada, reinicia o computador que isso fica bom (embora aqui o assunto seja mais complexo). O problema pelo que é relatado não esta apenas na perda de autonomia, tem problemas de aceleração e de temperatura o que me leva a pensar que algo correu mal nesse update.

3º- Será que o senhor pediu a Nissan para fazerem um segundo teste presencialmente para ver o SOH? Acho estranho o software da Nissan dar como tudo bem e haver outro que diz que afinal só tem 76%.

4º- Não deixa testar com o Leaf Spy porque não quer mexidas (todos nós sabemos que o Leaf Spy é apenas um leitor, não um programador avançado), mas levou o carro a outra empresa :roll:

Eu não conheço o que esta por detrás desta história, eu no caso desse senhor ia a vários concessionários Nissan explicava a situação e pedia para fazerem o teste comigo presente, pois se não estiverem nada a esconder não dizem que não.

Eu nestes anos já vi e ouvi muita coisa. Certamente muitos de vós viram na internet a história de um senhor que foi a Alemanha comprar um BMW estampado que tinha sido dado para abate e o senhor comprou por meia dúzia de tostões, carregou com ele para Portugal arranjou o que conseguiu e depois o resto foi reclamar a BMW e a BMW fez-lhe um carrinho de "chiolas" (um pauzinho com duas bolas). O senhor fartou-se argumentar que a BMW era isto e aquilo e por fim veio-se a saber que o carro afinal tinha sofrido um acidente grave e já tinha sido dado para abate. Isto para dizer que nem tudo que aparece na internet é bem como as pessoas contam.

Não sei se é o caso até porque estou a ter conhecimento deste problema agora e o que sei é o que esta escrito aqui, em todo o caso estamos só a ver uma versão. Eu só espero não passar pelo mesmo.
Última edição por Nonnus em 29 nov 2018, 17:53, editado 1 vez no total.
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por Erbium » 29 nov 2018, 17:50

Eu deixei este comentário num dos vários tópicos sobre isso e ninguém me respondeu... :roll:
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por frankesousa » 29 nov 2018, 20:38

O meu Leaf 30 já tem a atualização de SW logo desde que ela "saiu para o publico".

O que posso dizer é que realmente o SOH subiu, não tenho dados concretos porque só testei o carro com o LeafSpy quando o comprei, tinha 92% e depois da actualização (só consegui arranjar um OBD compatível depois da actualização) mantinha os 92%, depois de alguns bons Kms e de uma ida ao Algarve com muitas CRs.

Neste momento está com 51 mil km de 2016 e está com 89% de SOH.

Quanto aos restantes pontos, temperatura, comportamento do carro, etc. não notei nada. O carro parece igual. Regenera normalmente (vai muitas vezes até aos 30kW de regeneração), acelera normalmente (bem e rápido). Não tenho mesmo nada a assinalar depois da reprogramação.
Aliás, a autonomia estimada realmente subiu mas só nos dias seguintes à actualização.
Umas semanas depois já estava com a autonomia estimada +- "normal". Acorda normalmente com 180km aprox.

Fico claro com algum receio que o carro perca autonomia real mas mantenha as barras, mas para saber isso só com o passar dos anos!!!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por HellMaster » 01 dez 2018, 10:25

O meu, notei a "intrujice" das barras, pré update:
Só perdeu a 1ª com quase 20% de degradaçao (pré update), e recuperou a 12ª com o update (aguardo para ver com quantos % de degrdação "real, pós update", a volta a perder)

Quanto a aceleração, regeneração e capacidade real da bateria, tanto aceleração como regeneração estão iguais, e a capacidade está mais em linha com o pós update que com o pré update, como referi em tópico próprio.

marcopns
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Re: LEAF 30 - atualização ao firmware do LBC

Mensagem por marcopns » 01 dez 2018, 19:53

Tive oportunidade de ver um teste de tomada de um Leaf 30kwh que ainda não foi atualizado.

70 000km, 400CR
Soh - 75% - 2 barras perdidas, 60Ah.
De 0 a 100% o carro carregou 31,3kwh.

Este carro, apesar de reportar apenas 60A, tem na realidade mais de 80Ah e quando for actualizado é obvio que irá recuperar todas as barras de degradação... em relação a autonomia não há nada a fazer pois depende do pé do condutor
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

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