Tempo viagens ICE vs VE

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por migle » 03 jul 2018, 11:48

Esses carregamentos de 30'19" são por causa desse cartão fantástico que corta ao fim de 30'? Será que podemos dizer que é um cartão de castidade?

No post anterior falas em 4h4' de carregamento numa das viagens e 2h19' na outra. Não consigo perceber, foi porque os PCRs estavam ocupados?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por pemifer » 03 jul 2018, 11:52

migle Escreveu:
03 jul 2018, 11:48
Esses carregamentos de 30'19" são por causa desse cartão fantástico que corta ao fim de 30'? Será que podemos dizer que é um cartão de castidade?

No post anterior falas em 4h4' de carregamento numa das viagens e 2h19' na outra. Não consigo perceber, foi porque os PCRs estavam ocupados?
O meu cartão funciona como todos deviam funcionar: pára aos 30 minutos.
Quando pára é hora de ir embora!
Sim, na viagem para Lisboa o PCR de Aljustrel e o de Alcácer do Sal estavam ocupados.
Em Alcácer lembrei-me de pedir para passar para o outro lado mas recusaram.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por migle » 03 jul 2018, 12:00

Ok, domingo ao final da tarde, hora de voltar para Lisboa. Vou ter em atenção, não tenho ido muito ao Algarve. Também já esperei em Aljustrel ao final da manhã.

Vou manter as horas que pratico totalmente em segredo. :twisted:

PS: Seja como for, 6h e picos para baixo, isso está a melhorar!
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por RNM » 03 jul 2018, 12:23

Resumo rápido para viagens longas, tudo incluído (cargas, WC, comer, etc):

Leaf, Golf, i3, ioniqs, etc: 50~60 km/h
Tesla: .........................70~80 km/h
ICE: ...........................100~150 km/h (consoante o excesso de velocidade constante)

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por migle » 03 jul 2018, 12:34

Não concordo. As minhas viagens para o Algarve (270km) são feitas em 3h. Dá 90km/h. Estão documentadas com logs. O carro é o IONIQ. É verdade que é só um carregamento.
Sem contar , fazendo as contas a 16kWh/100km aos 120km/h, eu diria que o primeiro troço de 150km é feito a 120km/h seguido de troços de 135km feitos a 83,5km/h carregamento incluído (de meia hora, 22kWh).

Contas bem feitas...
Última edição por migle em 03 jul 2018, 14:53, editado 1 vez no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por pemifer » 03 jul 2018, 14:16

RNM Escreveu:
03 jul 2018, 12:23
Resumo rápido para viagens longas, tudo incluído (cargas, WC, comer, etc):

Leaf, Golf, i3, ioniqs, etc: 50~60 km/h
Tesla: .........................70~80 km/h
ICE: ...........................100~150 km/h (consoante o excesso de velocidade constante)
Não sei de onde apareceram estes numeros...
No meu Leaf com 74% de SOH, só faço parte do troço PCR Aljustrel - PCR Loulé, e o inverso, a 50.
Não faço toda a viagem a 50...
Por exemplo, fiz grande parte do troço PCR Aljustrel - PCR Alcácer atrás de um autocarro (se soubesse que ia esperar 1:43 teria ido mais devagar) ...
Imagem

PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por PMESS79 » 03 jul 2018, 14:44

pemifer Escreveu:
03 jul 2018, 14:16
RNM Escreveu:
03 jul 2018, 12:23
Resumo rápido para viagens longas, tudo incluído (cargas, WC, comer, etc):

Leaf, Golf, i3, ioniqs, etc: 50~60 km/h
Tesla: .........................70~80 km/h
ICE: ...........................100~150 km/h (consoante o excesso de velocidade constante)
Não sei de onde apareceram estes numeros...
Não quero dizer que estejam bem ou mal, mas aparecem com paragens, portagens, etc...

A última vez que fiz Santa Maria da Feira / Faro no meu ICE demorei +-4:10h a fazer os 530km, ou seja uma média de 118km/h, no entanto no computador de bordo média deu 148Km/h (fui sempre acima dos 150km/h, excepto portagens. Explicação: estive parado meia hora que não contou para o carro mas contou no total, os valores do pernifer tem em conta algumas paragens, que são mais em EV, menos em Teslas e muito menos em ICE, expliquei-me?
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por nbairro » 03 jul 2018, 14:51

Mesmo ontem o Bjørn Nyland publicou um video bastante exaustivo para a velocidade mais indicada para grandes distancias num Tesla model X .

Melhor velocidade é a 150km/h...achei incrivel, mas as contas dele demonstram mesmo que is entre 130km/h e 150km/h é o mais indicado para quem tem um Tesla model X.

Eléctricos estão a melhorar, daqui a um anito já não haverá conversa sobre autonomias isto pelo menos para distancias praticadas em portugal.

Hynday Kona de 64kwh, vi ontem um video italiano em que mostrou GOM com 469km de autonomia numa altura... :shock:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por BrunoAlves » 03 jul 2018, 14:55

Eu não tenho quaisquer queixas da diferença de viagens entre os fumarolas e o VE. É só tenho 28kWh.
Fazia a viagem Mealhada-Portimão em 5h-5h30m, sempre considerando 2 paragens, uma delas normalmente para combustível. Agora faço 6h, eventualmente 6h30m.

O que tenho visto de queixas mais significativas é de pessoas que fazem a viagem (até maior) numa tirada e largamente em excesso de velocidade. No FB há uns tempos apareceu um membro a dizer que só ponderava um VE quando conseguisse fazer Braga-Monte Gordo em 4h como faz no fumarolas actual. Já dizia o outro, é só fazer as contas a ver se é sequer possível...

O meu cunhado por exemplo, dificilmente virá a ter um VE. Sai de Albufeira, 3h depois está em casa (perto de mim). Sai de casa, conduz 2200km directo até à Suíça, só pára para combustível, xixi e comida. Se é correcto? Eu acho que não, mas ele lá sabe :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por migle » 03 jul 2018, 14:59

E também há pessoas que contam o tempo de viagem assim: gastam meia hora a fazer a mala, outra a meter a família toda no carro, depois atravessam Lisboa no meio do trânsito, passam a ponte, passam aquele tráfego dos mariolas suburbanos, e quanto atingem a velocidade de cruzeiro pretendida (140km/h) começa a contar o cronómetro.

No regresso, assim que chega à portagem pára o cronómetro. Se apanham bicha, desta vez não conta.

É assim que tanta gente faz Lisboa/Algarve em 2h. É óptimo: 300km em 2h dá 150km/h reais de média, e nunca passaram dos 150km/h indicados pelo velocímetro.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”