Tempo viagens ICE vs VE
- pemifer
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Pois... sim, dá uma média baixa...
Lx - MG: 330,3km em 07:06 dá 46,48km/h
MG - Lx: 331,8km em 08:45 dá 37,94km/h
Total: 662,1km em 15:51 dá 44,77km/h
Costumava fazer Lx - MG sem paragens sempre acima de 119km/h...
- migle
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Eu entendo as contas, mas não gosto de ver o meu carro mal representado. Se estão mal informados, perguntem. Também já vi muitos vídeos do Bjorn Nyland, com tabelas, e os dados que lá estão indicam-me que a velocidade média não é muito diferente entre um Ioniq e um Tesla.
A velocidade média relaciona-se com a velocidade do carro e o tempo de carregamento necessário para recuperar. Os Teslas (S e X) carregam um pouco mais depressa, porém também bebem bastante mais para a mesma velocidade.
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Tens 2 vantagens, o Ioniq é mais comedido em AE comparativamente ao Leaf, e para além disso não limita a potência, quer de carregamento, quer de motor com a facilidade que o Leaf limita. Esses 2 fatores juntos fazem aumentar o tempo de viagem significativamente.BrunoAlves Escreveu: ↑03 jul 2018, 14:55Eu não tenho quaisquer queixas da diferença de viagens entre os fumarolas e o VE. É só tenho 28kWh.
Fazia a viagem Mealhada-Portimão em 5h-5h30m, sempre considerando 2 paragens, uma delas normalmente para combustível. Agora faço 6h, eventualmente 6h30m.
O que tenho visto de queixas mais significativas é de pessoas que fazem a viagem (até maior) numa tirada e largamente em excesso de velocidade. No FB há uns tempos apareceu um membro a dizer que só ponderava um VE quando conseguisse fazer Braga-Monte Gordo em 4h como faz no fumarolas actual. Já dizia o outro, é só fazer as contas a ver se é sequer possível...
O meu cunhado por exemplo, dificilmente virá a ter um VE. Sai de Albufeira, 3h depois está em casa (perto de mim). Sai de casa, conduz 2200km directo até à Suíça, só pára para combustível, xixi e comida. Se é correcto? Eu acho que não, mas ele lá sabe
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
So true... tenho alguns amigos desses, fazem Porto - Algarve em 3h30migle Escreveu: ↑03 jul 2018, 14:59E também há pessoas que contam o tempo de viagem assim: gastam meia hora a fazer a mala, outra a meter a família toda no carro, depois atravessam Lisboa no meio do trânsito, passam a ponte, passam aquele tráfego dos mariolas suburbanos, e quanto atingem a velocidade de cruzeiro pretendida (140km/h) começa a contar o cronómetro.
No regresso, assim que chega à portagem pára o cronómetro. Se apanham bicha, desta vez não conta.
É assim que tanta gente faz Lisboa/Algarve em 2h. É óptimo: 300km em 2h dá 150km/h reais de média, e nunca passaram dos 150km/h indicados pelo velocímetro.
- migle
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
As pessoas julgam que demoram 3h30 para ir do Porto ao Algarve. Não medem. E no dia em que apanharam trânsito (ou teria sido 90% das vezes?), nesse dia não contou.
Para elas, o VE só serve quando lhes permitir fazer a viagem no tempo que teoricamente conseguem com o ICE.
O tempo que nós poupamos nas idas a bombas de gasolina em horas a que toda a gente vai (fim de semana, segunda-feira de manhã, etc...) não é tido em conta. Esse sim, é tempo perdido, não serve para descansar.
Para elas, o VE só serve quando lhes permitir fazer a viagem no tempo que teoricamente conseguem com o ICE.
O tempo que nós poupamos nas idas a bombas de gasolina em horas a que toda a gente vai (fim de semana, segunda-feira de manhã, etc...) não é tido em conta. Esse sim, é tempo perdido, não serve para descansar.
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
São os heróis da estrada, este pessoal gosta de se evidenciar destas coisas... adiante. Não estão contentes com os apêndices e toca evidenciar-se nos automóveismigle Escreveu: ↑03 jul 2018, 15:14As pessoas julgam que demoram 3h30 para ir do Porto ao Algarve. Não medem. E no dia em que apanharam trânsito (ou teria sido 90% das vezes?), nesse dia não contou.
Para elas, o VE só serve quando lhes permitir fazer a viagem no tempo que teoricamente conseguem com o ICE.
O tempo que nós poupamos nas idas a bombas de gasolina em horas a que toda a gente vai (fim de semana, segunda-feira de manhã, etc...) não é tido em conta. Esse sim, é tempo perdido, não serve para descansar.
- pemifer
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Há dias vi no grupo Nissan Leaf internacional do Facebook uma coisa do género:
Um dia disseram-me: 30 minutos para carregar a bateria? DEUS-ME LIVRE!!!
Dias mais tarde a mesma pessoa: Eu vou aquela bomba mais barata, espera-se mais de meia hora mas o preço compensa!
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
pemifer Escreveu: ↑03 jul 2018, 15:20Há dias vi no grupo Nissan Leaf internacional do Facebook uma coisa do género:Um dia disseram-me: 30 minutos para carregar a bateria? DEUS-ME LIVRE!!!
Dias mais tarde a mesma pessoa: Eu vou aquela bomba mais barata, espera-se mais de meia hora mas o preço compensa!
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Eu já fiz esse exercício com a minha mulher enquanto carregava no PCR de Évora. Quando paramos e pusemos o carro a carregar tiramos como referencia um senhor que estava atrás de uma senhora a espera para abastecer, não sei ao certo à quanto tempo ele já lá estava, apenas comecei a contar a partir do momento que eu comecei a carregar. Eu contei que ele gastou de tempo total entre ficar a espera da vez dele e abalar, cerca de 10 minutos, eu fiquei 15 minutos.
Claro que isto apenas serve para medir o tempo gasto naquele momento e nada mais. Existem tantos factores que influenciam o tempo que levamos para abastecer o carro, da mesma forma que existem muitos factores que influenciam o tempo que levamos a carregar um VE. Isto vale o que vale.
Não podemos ser hipócritas, um ICE em condições normais leva sempre menos tempo abastecer que um VE.
Em conversas com pessoas que não conhecem o mundo dos VE´s costumo dizer que um VE, não é um carro que se dê a chave e vamos embora. É um veiculo que temos de estudar os percursos antes de nos fazermos a estrada. Mas isso não é impeditivo de fazer viagens grandes (o recente DB do migle vem reforçar ainda mais essa ideia), só temos de alterar o hábito de como fazemos as viagens. Depois da minha viagem a Viseu fiquei com esta ideia reforçada, planeei a viagem, tinha estimado 5h (atenção que fiz metade da viagem por fora da AE) para concluir a viagem e assim aconteceu.
Já referi isto noutro tópico. Para quem anda a trabalhar e tem horários a cumprir os VE´s ainda não são tão práticos como os ICE´s , mas não é devido ao tempo que leva a carregar em condições normais, é devido falta de carregadores.
Claro que isto apenas serve para medir o tempo gasto naquele momento e nada mais. Existem tantos factores que influenciam o tempo que levamos para abastecer o carro, da mesma forma que existem muitos factores que influenciam o tempo que levamos a carregar um VE. Isto vale o que vale.
Não podemos ser hipócritas, um ICE em condições normais leva sempre menos tempo abastecer que um VE.
Em conversas com pessoas que não conhecem o mundo dos VE´s costumo dizer que um VE, não é um carro que se dê a chave e vamos embora. É um veiculo que temos de estudar os percursos antes de nos fazermos a estrada. Mas isso não é impeditivo de fazer viagens grandes (o recente DB do migle vem reforçar ainda mais essa ideia), só temos de alterar o hábito de como fazemos as viagens. Depois da minha viagem a Viseu fiquei com esta ideia reforçada, planeei a viagem, tinha estimado 5h (atenção que fiz metade da viagem por fora da AE) para concluir a viagem e assim aconteceu.
Já referi isto noutro tópico. Para quem anda a trabalhar e tem horários a cumprir os VE´s ainda não são tão práticos como os ICE´s , mas não é devido ao tempo que leva a carregar em condições normais, é devido falta de carregadores.
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- BrunoAlves
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Re: Tempo viagens ICE vs VE
Não sei se concordo totalmente. Em situações pontuais, um ICE leva menos tempo a abastecer que um VE. No somatório do dia a dia, gasto menos tempo a abastecer o VE do que gastava nos fumarolas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!