Tempo viagens ICE vs VE

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por pemifer » 03 jul 2018, 15:04

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Pois... sim, dá uma média baixa...

Lx - MG: 330,3km em 07:06 dá 46,48km/h

MG - Lx: 331,8km em 08:45 dá 37,94km/h

Total: 662,1km em 15:51 dá 44,77km/h

Costumava fazer Lx - MG sem paragens sempre acima de 119km/h... :lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por migle » 03 jul 2018, 15:04

PMESS79 Escreveu:
03 jul 2018, 14:44
Não quero dizer que estejam bem ou mal, mas aparecem com paragens, portagens, etc...
Eu entendo as contas, mas não gosto de ver o meu carro mal representado. Se estão mal informados, perguntem. Também já vi muitos vídeos do Bjorn Nyland, com tabelas, e os dados que lá estão indicam-me que a velocidade média não é muito diferente entre um Ioniq e um Tesla.

A velocidade média relaciona-se com a velocidade do carro e o tempo de carregamento necessário para recuperar. Os Teslas (S e X) carregam um pouco mais depressa, porém também bebem bastante mais para a mesma velocidade.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por hmendes » 03 jul 2018, 15:08

BrunoAlves Escreveu:
03 jul 2018, 14:55
Eu não tenho quaisquer queixas da diferença de viagens entre os fumarolas e o VE. É só tenho 28kWh.
Fazia a viagem Mealhada-Portimão em 5h-5h30m, sempre considerando 2 paragens, uma delas normalmente para combustível. Agora faço 6h, eventualmente 6h30m.

O que tenho visto de queixas mais significativas é de pessoas que fazem a viagem (até maior) numa tirada e largamente em excesso de velocidade. No FB há uns tempos apareceu um membro a dizer que só ponderava um VE quando conseguisse fazer Braga-Monte Gordo em 4h como faz no fumarolas actual. Já dizia o outro, é só fazer as contas a ver se é sequer possível...

O meu cunhado por exemplo, dificilmente virá a ter um VE. Sai de Albufeira, 3h depois está em casa (perto de mim). Sai de casa, conduz 2200km directo até à Suíça, só pára para combustível, xixi e comida. Se é correcto? Eu acho que não, mas ele lá sabe :(
Tens 2 vantagens, o Ioniq é mais comedido em AE comparativamente ao Leaf, e para além disso não limita a potência, quer de carregamento, quer de motor com a facilidade que o Leaf limita. Esses 2 fatores juntos fazem aumentar o tempo de viagem significativamente.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por hmendes » 03 jul 2018, 15:11

migle Escreveu:
03 jul 2018, 14:59
E também há pessoas que contam o tempo de viagem assim: gastam meia hora a fazer a mala, outra a meter a família toda no carro, depois atravessam Lisboa no meio do trânsito, passam a ponte, passam aquele tráfego dos mariolas suburbanos, e quanto atingem a velocidade de cruzeiro pretendida (140km/h) começa a contar o cronómetro.

No regresso, assim que chega à portagem pára o cronómetro. Se apanham bicha, desta vez não conta.

É assim que tanta gente faz Lisboa/Algarve em 2h. É óptimo: 300km em 2h dá 150km/h reais de média, e nunca passaram dos 150km/h indicados pelo velocímetro.
So true... tenho alguns amigos desses, fazem Porto - Algarve em 3h30 :lol:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por migle » 03 jul 2018, 15:14

As pessoas julgam que demoram 3h30 para ir do Porto ao Algarve. Não medem. E no dia em que apanharam trânsito (ou teria sido 90% das vezes?), nesse dia não contou.

Para elas, o VE só serve quando lhes permitir fazer a viagem no tempo que teoricamente conseguem com o ICE.
O tempo que nós poupamos nas idas a bombas de gasolina em horas a que toda a gente vai (fim de semana, segunda-feira de manhã, etc...) não é tido em conta. Esse sim, é tempo perdido, não serve para descansar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por hmendes » 03 jul 2018, 15:18

migle Escreveu:
03 jul 2018, 15:14
As pessoas julgam que demoram 3h30 para ir do Porto ao Algarve. Não medem. E no dia em que apanharam trânsito (ou teria sido 90% das vezes?), nesse dia não contou.

Para elas, o VE só serve quando lhes permitir fazer a viagem no tempo que teoricamente conseguem com o ICE.
O tempo que nós poupamos nas idas a bombas de gasolina em horas a que toda a gente vai (fim de semana, segunda-feira de manhã, etc...) não é tido em conta. Esse sim, é tempo perdido, não serve para descansar.
São os heróis da estrada, este pessoal gosta de se evidenciar destas coisas... adiante. Não estão contentes com os apêndices e toca evidenciar-se nos automóveis :lol:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por pemifer » 03 jul 2018, 15:20

Há dias vi no grupo Nissan Leaf internacional do Facebook uma coisa do género:
Um dia disseram-me: 30 minutos para carregar a bateria? DEUS-ME LIVRE!!!
Dias mais tarde a mesma pessoa: Eu vou aquela bomba mais barata, espera-se mais de meia hora mas o preço compensa!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por hmendes » 03 jul 2018, 15:22

pemifer Escreveu:
03 jul 2018, 15:20
Há dias vi no grupo Nissan Leaf internacional do Facebook uma coisa do género:
Um dia disseram-me: 30 minutos para carregar a bateria? DEUS-ME LIVRE!!!
Dias mais tarde a mesma pessoa: Eu vou aquela bomba mais barata, espera-se mais de meia hora mas o preço compensa!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2963
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por Nonnus » 03 jul 2018, 16:10

Eu já fiz esse exercício com a minha mulher enquanto carregava no PCR de Évora. Quando paramos e pusemos o carro a carregar tiramos como referencia um senhor que estava atrás de uma senhora a espera para abastecer, não sei ao certo à quanto tempo ele já lá estava, apenas comecei a contar a partir do momento que eu comecei a carregar. Eu contei que ele gastou de tempo total entre ficar a espera da vez dele e abalar, cerca de 10 minutos, eu fiquei 15 minutos.

Claro que isto apenas serve para medir o tempo gasto naquele momento e nada mais. Existem tantos factores que influenciam o tempo que levamos para abastecer o carro, da mesma forma que existem muitos factores que influenciam o tempo que levamos a carregar um VE. Isto vale o que vale.

Não podemos ser hipócritas, um ICE em condições normais leva sempre menos tempo abastecer que um VE.

Em conversas com pessoas que não conhecem o mundo dos VE´s costumo dizer que um VE, não é um carro que se dê a chave e vamos embora. É um veiculo que temos de estudar os percursos antes de nos fazermos a estrada. Mas isso não é impeditivo de fazer viagens grandes (o recente DB do migle vem reforçar ainda mais essa ideia), só temos de alterar o hábito de como fazemos as viagens. Depois da minha viagem a Viseu fiquei com esta ideia reforçada, planeei a viagem, tinha estimado 5h (atenção que fiz metade da viagem por fora da AE) para concluir a viagem e assim aconteceu.

Já referi isto noutro tópico. Para quem anda a trabalhar e tem horários a cumprir os VE´s ainda não são tão práticos como os ICE´s , mas não é devido ao tempo que leva a carregar em condições normais, é devido falta de carregadores. :twisted:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por BrunoAlves » 03 jul 2018, 16:17

Não sei se concordo totalmente. Em situações pontuais, um ICE leva menos tempo a abastecer que um VE. No somatório do dia a dia, gasto menos tempo a abastecer o VE do que gastava nos fumarolas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”