Tempo viagens ICE vs VE

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hmendes
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Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s

Mensagem por hmendes » 30 jun 2018, 21:36

mjr Escreveu:
30 jun 2018, 19:00
Acho muito estranho que não consiga ir do centro do Porto até à AS de Pombal a 100km/h. 16kW.h/100km também me parece bastante, estaria vento de frente?

Mesmo assim, a 16kW.h/100km são 24kW.h para fazer os 150km até Pombal. Não estará a ser escondida muita capacidade? Tem o LS?
Pois, se tinha ou não, não sei dizer, penso que tenha a haver com a lotação/peso, pois já fiz esta viagem sozinho e consigo chegar a pombal com 10%. Não estou a dizer que não chegaria, mas porque achei que não chegaria optei pelo seguro.

Tenho LS mas normalmente não uso para esse efeito.

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BrunoAlves
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Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s

Mensagem por BrunoAlves » 30 jun 2018, 21:39

Na minha opinião *esse* é que é o motivo de usar o LS.
Saber entender a curva de descarga, perceber a energia restante, olhar para a tensão das células, saber quando é que o carro se vai desligar, isso é que é útil.
Tudo o resto são floreados ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Nonnus
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Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s

Mensagem por Nonnus » 30 jun 2018, 21:44

migle Escreveu:
30 jun 2018, 16:19
Obrigado pela partilha. Devíamos ter tópicos específicos para viagens grandes.
mjr,

sub-divide o tópico a partir do momento em que começa esta partilha de experiências. Estamos-nos a desviar do propósito do tópico.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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hmendes
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Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s

Mensagem por hmendes » 30 jun 2018, 22:36

BrunoAlves Escreveu:
30 jun 2018, 21:39
Na minha opinião *esse* é que é o motivo de usar o LS.
Saber entender a curva de descarga, perceber a energia restante, olhar para a tensão das células, saber quando é que o carro se vai desligar, isso é que é útil.
Tudo o resto são floreados ;)
Concordo em parte, já o fiz no início, sou de engenharia e como tal adoro essas coisas, mas confesso que gosto de conduzir e viver sem ter que me preocupar com isso. Acho que não faz sentido, acho que a informação tem de estar disponível de uma forma prática. É quase como tu dizes que quando o teu ODB avariou foram os momentos que viveste mais feliz com o carro... É mais ou menos isso, quero usar o carro no sentido prático, não como um gadget. Quando me sinto apertado e fico na dúvida acabo por o ligar, mas por sistema e como ferramenta de planning e monitorização constante, para mim não faz sentido... Há uma forma prática de o fazer, trocar o sistema multimedia/navegação/áudio por um sistema Android, aí sim, LS sem apetrechos :-)

hmendes
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Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s

Mensagem por hmendes » 30 jun 2018, 22:38

Nonnus Escreveu:
30 jun 2018, 21:44
migle Escreveu:
30 jun 2018, 16:19
Obrigado pela partilha. Devíamos ter tópicos específicos para viagens grandes.
mjr,

sub-divide o tópico a partir do momento em que começa esta partilha de experiências. Estamos-nos a desviar do propósito do tópico.
Concordo, sem dúvida... Peço desculpa pelo off topic, acabei por ter sido eu a provocá-lo.

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Re: Mitos / Perguntas / coisas engraçadas que tenham ouvido sobre VE´s

Mensagem por migle » 30 jun 2018, 23:04

Não sei se o LS teria ajudado. Ao fazer uma descarga mais profunda também iria ter de esperar mais tempo para carregar. Foi uma viagem Porto-Lisboa com dois carregamentos, nesse aspecto não está mal. Para fazer com 1 carregamento, seria necessário conseguir chegar a Leiria, uma vez que o segundo troço, porque compensa carregar muito acima de 80%, tem de ser bastante mais curto.
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Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por mjr » 02 jul 2018, 21:54

Tópico dividido. Aqui podemos continuar a falar sobre o tempo de viagem ICE vs VE.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por pemifer » 03 jul 2018, 09:46

Lisboa - Monte Gordo 30 de Junho 2018:
partida: 07:32
chegada: 14:38
duração: 07:06
1º carregamento: das 08:31 às 09:08; 00:37
2º carregamento: das 10:12 às 11:10; 00:58
3º carregamento: das 12:54 às 13:38; 00:44
Tempo de carregamento: 02:19 (carregamentos sem esperas; carreguei 30 minutos no 1º e 40 minutos no 3º; carreguei até 100% no 2º)
Tempo de condução: 4:47

Monte Gordo - Lisboa 1 de Julho 2018:
partida: 14:00
chegada: 22:45
duração: 08:45
1º carregamento: das 15:10 às 16:14; 01:04
2º carregamento: das 17:59 às 19:16; 01:17
3º carregamento: das 20:09 às 21:52; 01:43
Tempo de carregamento: 04:04 (carreguei até 100% no 1º sem espera; carreguei 30 minutos no 2º e 3º)
Tempo de condução: 4:41
Última edição por pemifer em 03 jul 2018, 11:40, editado 2 vezes no total.

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Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por rnlcarlov » 03 jul 2018, 10:34

Ontem foi dia de fazer Lisboa-Porto de morangwatt.
Acabei por fazer o primeiro troço até Santarém mais lentamente pois à saída de Lisboa tive um furo no pneu (parafuso espetado), logo tive de voltar atrás a uma oficina e tinha menos carga para fazer o percurso todo. No total foram 4h45m até chegar ao Porto.

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pemifer
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Re: Tempo viagens ICE vs VE

Mensagem por pemifer » 03 jul 2018, 11:39

Consultei o site da Mobi.e para confirmar os tempos de carregamento...
Resumindo: a indicação de inicio de carga está com 1 hora de atraso mas o relógio de fim da carga estará correto.
Se descontarmos sempre 1 hora à duração os tempos estarão corretos.
Em detalhe:
Imagem

1 de Julho
6º carregamento: das 20:09 às 21:52; 01:43 (carreguei 00:30; esperei 1:13; terá começado por volta das 21:22)
Mobi.e: inicio: 20:19; duração: 01:30 (o relógio de inicio tem 1 hora de atraso; o relógio de fim estará certo; descontando a hora de atraso terei carregado 30 minutos)

5º carregamento: das 17:59 às 19:16; 01:17 (carreguei 00:30; esperei 00:47; terá começado por volta das 18:46)
Mobi.e: inicio: 17:43; duração: 01:30 (o relógio de inicio tem 1 hora de atraso; o relógio de fim estará certo; descontando a hora de atraso terei carregado 30 minutos)

4º carregamento: das 15:10 às 16:14; 01:04 (carreguei até 100%)
Mobi.e: inicio 14:11; duração 01:32
Mobi.e: inicio 14:48; duração 01:00:18
Mobi.e: inicio 14:49; duração 01:22
(o relógio de inicio tem 1 hora de atraso; o relógio de fim estará certo; descontando a hora de atraso terei carregado 54 minutos; há um carregamento de 00:00:18 que corresponde a eu ter tentado começar o 2º carregamento com o carro ligado; podemos ligar o carro depois de começar o carregamento mas não podemos começar carregamentos com o carro ligado)

30 de Junho
3º carregamento: das 12:54 às 13:38; 00:44 (terei carregado um bocadinho alem dos 30 minutos, não me recordo, terá sido por ter aproveitado para almoçar, mas assim os tempos batem certo)
Mobi.e: inicio 11:56; duração 01:27
Mobi.e: inicio 12:24; duração 01:13 (o relógio de inicio tem 1 hora de atraso; o relógio de fim estará certo; descontando a hora de atraso terei carregado 40 minutos)

2º carregamento: das 10:12 às 11:10; 00:58 (carreguei até 100%)
Mobi.e: inicio 09:15; duração 01:30
Mobi.e: inicio 09:46; duração 01:00:18
Mobi.e: inicio 09:47; duração 01:20
(o relógio de inicio tem 1 hora de atraso; o relógio de fim estará certo; descontando a hora de atraso terei carregado 50 minutos; há um carregamento de 00:00:18 que corresponde a eu ter tentado começar o 2º carregamento com o carro ligado)

1º carregamento: das 08:31 às 09:08; 00:37 (carreguei 00:30)
Mobi.e: inicio 07:33; duração 01:32 (o relógio de inicio tem 1 hora de atraso; o relógio de fim estará certo; descontando a hora de atraso terei carregado 32 minutos)

Vou enviar esta informação à Mobi.e

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