Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 14 nov 2018, 19:08

Não se trata de defender numa dama, mas sim ver as vantagens e desvantagens de cada sistema. Muito sinceramente sempre achei que o sistema de arrefecimento da Tesla fosse mais eficiente, no caso do ioniq já dei a minha opinião sobre ventilação forçada antes.
E eu que já tenho alguns carregamentos rápidos também nunca vi a temperatura ir além dos 42 graus, mas sei que abusando é fácil ir além.
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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por mjr » 15 nov 2018, 18:46

civic Escreveu:
14 nov 2018, 11:34
Conforme o ponto de vista, 94kw estão para um Tesla de 80 kWh como os 47kW estão para um LEAF de 40kWh, ou seja, não falo do que temos, falo é da capacidade de arrefecimento, isto não me tiraria o sono se estivesse comprador, tal como a questão do LEAF também não me tirou o sono, simplesmente pensei que era mais eficaz em termos de arrefecimento, gostava de ver este mesmo teste no 3, para ver se será muito diferente. ;)
Sim, mas um SC carrega a bem mais de 94kW. Além disso as células da Tesla não são propriamente as ideais para fornecer potência. Já vi um gráfico de um P100D à carga máxima em que a tensão baixou para menos de 300V. Estamos a falar em cerca de 500kW de potência para 100kW.h de bateria, ou 5C. Ora o meu Leaf 24 com a bateria degradada a 14kW.h dava mais de 90kW da bateria (>6C) e a a tensão nem se aproximava dos 300V, ficava antes pelos 330-340V, ou seja para chegar aos 300V precisava do dobro da corrente.

Ou seja a Ri por kW.h dos Tesla é bem superior ao do Leaf, pelo que terá mais aquecimento para o mesmo Crate.
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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 15 nov 2018, 19:14

Daí a tal situação de que não seria possível o tipo de baterias dos Tesla sem TMS. Vi em algum lado que no 3 se melhorou o arrefecimento em cerca de 17%, as baterias são idênticas?
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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por jfr2006 » 15 nov 2018, 20:43

No 3 as baterias são as 21700. Mais largas e mais altas.

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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 16 nov 2018, 12:16

Falava em termos de química, penso que reduziram no cobalto, certo? ;)
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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por mjr » 16 nov 2018, 12:39

Dizem que sim, mas as do S/X também foram vendo o cobalto ser reduzido ao longo do tempo. Há é pouca informação sobre a química exata usada pela Tesla.
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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 16 nov 2018, 13:03

E no LEAF acho que foi o inverso, ou seja, no de 40 kWh tem mais cobalto, certo?
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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por mjr » 16 nov 2018, 13:10

Não tenho essa informação. Tendo em conta a menor tensão do joelho vs o de 30kW.h eu até diria o contrário, mas não sou especialista.
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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 16 nov 2018, 13:39

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Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 16 nov 2018, 14:46

https://www.greencarreports.com/news/11 ... -deep-dive

Neste link vejo a referencia ao cobalto, ao contrário das outras células do leaf por isso a minha duvida. ;)
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