Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 06 jul 2018, 16:36

Migle, acho que estás por fora dos sistema tanto do Tesla como do Ampera, não existe apenas a velocidade diferente do liquido, este é arrefecido pelo A/C conhecido por "chiller" que arrefece ou aquece o liquido conforme a solicitação das baterias, este sim um controlo ativo, não apenas uma circulação forçada de água ou ar. ;)

Imagem

De resto e quanto aos sensores, continuo a achar que um sistema forçado de ar, seja de que marca for, será sempre enganador, na medida que até pela disposição das baterias dá para perceber facilmente que a temperatura nunca poderá ser homogenea nesse pack, tenho um hibrido que também tem ar forçado para o pack de baterias e já deu para perceber por onde morre o pack, e até tem o pack de forma a que o espaço entre as baterias é sempre o mesmo e em blocos iguais, isto não tem nada de bairrismo, até estou a criticar o meu carro, vê lá. :lol:
Eu não estou a colocar em causa os sistemas utilizados, apenas tiro as minhas conclusões em relação a eles, pois não duvido que o facto da Hyundai optar pelo arrefecimento ou não, tem a ver com a probabilidade das baterias cederem ou não em tempo util, diga-se tempo util a garantia, nesse aspeto a Nissan no LEAF 2 foi mais conservadora, e prefiro a opção da Nissan do que da Hyundai.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 06 jul 2018, 17:22

É que no meio disto tudo, um ponto que toda a gente critica como negativo, eu acho positivo, devo ser o unico. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por pemifer » 06 jul 2018, 17:29

civic Escreveu:
06 jul 2018, 17:22
É que no meio disto tudo, um ponto que toda a gente critica como negativo, eu acho positivo, devo ser o unico. :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Eu percebi isso...
Mas face às tuas explicações percebo melhor a opção da Nissan. :clap:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por migle » 06 jul 2018, 17:37

Normalmente, nos compressores de AC, as opções não são muito mais que on e off: ou faz diferença de pressão, ou não faz. É verdade que há alguns que não são assim (nas casas). Resta a velocidade do fluido...

O que é preciso é cada um ter o carro que quer. No teu caso, é uma escolha informada.

Ai eu prefiro mil vezes ter o TMS do IONIQ. Só pela quantidade de vezes que vou ao Algarve... A falta do #rapidgate, consigo tentar compensar.

Se me dessem os dois, queria os dois, isto é, apenas se fosse opcional. Aliás, o IONIQ tem rapidgate oportunista como o Leaf de 30, o que é, é mais raro chegarmos a essas temperaturas. Claro que rapidgate por antecipação, opcional, era melhor.

Já agora, estamos prontos para fazer uma corrida? Ou vamos ficar pelos sensores enganosos?

Pegamos nos nossos logs, vemos um carregamento com a mesma temperatura inicial, deixamos passar a mesma energia, uns 20kWh ou assim, e vemos a temperatura nesse ponto.

Ganha quem tiver a temperatura mais baixa.

PS : eu sou a outra pessoa que acha positivo. Estou plenamente convencido de que a estratégia de só cortar a potência depois da bateria aquecer conduz a um carregamento globalmente mais lento do que a estratégia de cortar por antecipação. Digo isso porque estou habituado a ver estratégias gananciosas terem resultados sub-óptimos. Só é pena que o utilizador não possa comunicar quanta energia quer carregar. (e não terem posto a porcaria de uma ventoinha no pack.)

PPS: até porque deve haver um atraso entre a formação de calor dentro da bateria e o calor chegar ao exterior.
Última edição por migle em 06 jul 2018, 17:42, editado 1 vez no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2975
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por Nonnus » 06 jul 2018, 17:41

Não confundas as coisas. Eu não acho negativo, como já disse quando começaram aparecer os primeiros videos sobre o assunto, acho que isto é um não caso, o carro tem uma autonomia de 300km num misto e 200km em AE, ao fim do segundo CR (uns dizem que é antes, outros dizem que é depois, na realidade cada um diz o que quer) começa a limitar a velocidade de carregamento, não acho assim tão limitativo. Agora se me perguntares se acho que podia ser melhor, respondo claro que sim, há sempre espaço para melhor o que já esta feito.

Não quero falar pelos outros mas, BrunoAlves pelo que percebo é da mesma opinião e o migle também já mencionou várias vezes que gostava de ter a opção on/off rapidgate. Não é de todo um problema, apenas achamos que há espaço para melhorar. É diferente de achar negativo.

edit: enquanto escrevia o migle respondeu-te e acho que disse o mesmo que eu.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por BrunoAlves » 06 jul 2018, 17:47

civic Escreveu:
06 jul 2018, 17:22
É que no meio disto tudo, um ponto que toda a gente critica como negativo, eu acho positivo, devo ser o unico. :lol:
Isso não. Discordo absolutamente da tua análise, mas acho que a implementação da limitação pela Nissan é positiva tendo em vista as escolhas que fizeram. Se fosse de alguma forma arrefecida na minha opinião era melhor mas, não sendo, a limitação faz todo o sentido.

Ter alguma espécie de arrefecimento e ter limitações com a temperatura não me parece que seja (e não é, de todo) exclusivo.

edit: também concordo com o que foi dito entretanto.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 06 jul 2018, 17:48

migle Escreveu:
06 jul 2018, 17:37
....
Como deves saber não comprei carro para fazer corridas, para isso iria para um Tesla roadster usado, mas como quis um substituto do meu Jazz, ou seja, preciso dos lugares traseiros e bagageira grande, optei pelo LEAF.
Até tive a oportunidade de ir para um Ioniq que estava no Satand de Aveiro ou SMF, nem me lembro bem, (isto em Janeiro) mas o que mais pesou foi mesmo o facto de não haver grandes queixas acerca do LEAF que vai quase numa decada de produção, ser Japonês e muito importante para mim é comprar um pack de 40 kWh e não de 28 kWh, por mais eficiente que seja, pois um dia quando as baterias forem ao preço da chuva vou usar este pack como power wall. :lol:

Mas podemos fazer uma corrida, desligas o ventilador do teu e damos uma voltinha ou fazemos uma carga igual, depois vemos quem tem a temperatura mais alta. :P

SE reparares nesse boneco do Ampera a regulação térmica é feita pela valvula C, tanto o compressor como a bomba são de velocidade fixa.
Última edição por civic em 06 jul 2018, 17:55, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 06 jul 2018, 17:51

Por isso eu disse que devo ser o unico, não disse que era o unico. 8-)
Sou apologista que se o carro não dá, simples, vamos ver outro. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por migle » 06 jul 2018, 23:33

civic Escreveu:
06 jul 2018, 17:48
migle Escreveu:
06 jul 2018, 17:37
....
Como deves saber não comprei carro para fazer corridas, para isso iria para um Tesla roadster usado,
Só para o caso de não ter sido claro (a referência ao roadster...): a corrida proposta não envolvia a variável tempo de nenhuma forma. E não envolvia qualquer gasto inútil de energia : apenas a consulta de registos passados.

De qualquer modo, parabéns pela aquisição. É um carro excelente e eu pensei muito entre os dois também.

PS: no primeiro registo que fiz com o OBD, tinha uma mala a bloquear a entrada de ar. Serve? Obviamente que não vou repetir a proeza. De qualquer modo não faria sentido se o interesse fosse perceber qual das duas estratégias resulta em menos aquecimento. Naturalmente que zero estratégias resulta em maior aquecimento.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 07 jul 2018, 03:59

A ideia do desafio era ver até que ponto a temperatura poderia evoluir para o mesmo trabalho, sendo no caso do Ioniq com uma bateria menor ficará mais sobrecarregada para o mesmo trabalho, ou seja, sem arrefecimento teria mais temperatura do que no LEAF, isto teoricamente. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”