Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por Ricardo » 09 jul 2018, 17:48

Mas Bruno, imagina-te em 2020. Para mim, a Nissan já conseguiu esse lugar de que falas e tem todo o meu respeito e até algum carinho diga-se. Se em caso de duvida poderia ser factor determinante? Sim, podia. Mas agora imagina que a VW tem algo muito melhor. Qual achas que comprava? Mas nós não somos racionais, ok, aceito isso (mas as empresas devem ser). Achas verdadeiramente que a Nissan já fez algo assim tão especial que já conquistou o seu lugar ao sol para o grande publico? Eléctrico é sinonimo de Nissan? Bah, não conheço ninguém pessoalmente que sequer queira saber. Sério, fora da internet, não conheço ninguém que esteja minimamente interessado em carros eléctricos. Audis a diesel é que é bom. E agora a parte engraçada. Sabes o que eu vejo nas comunidades online? Mais vale ser uma Mazda. Se alguma coisa, pode-se dizer que até agora tudo o que a Nissan conseguiu foi má publicidade. Há para ai tipos que têm o Leaf e ao Model S não chegam. Pois bem, fartam-se de falar mal do Leaf. Pouco importa que o Leaf eles possam comprar. Pessoalmente, acho que o Carlinhos deve estar bem arrependido. Muitas vezes a marca que inicia uma moda não fica para contar a história. E tu? Queres um lugar na história ou viver?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por migle » 09 jul 2018, 21:48

alarmesdomeco Escreveu:
09 jul 2018, 15:38
A Toyota sabe disto mesmo e no seus Híbridos "ofereçe" garantia até 5 anos na bateria ou 100.000km, mas "ofereçe" até ao maximo de 10 anos de garantia caso esta mesma bateria passe por um teste anual renovável, reparem "renovável a-n-u-a-l-m-e-n-t-e.....
Isto é uma estrategia para "proteger" o Middle Man, porque afinal é este que lhe vende os carros.
É claro, e é por essa razão que a Hyundai oferece actualizações de mapas anuais. São boas estratégias, parece-me, para ambas as partes (marca/consumidor), em particular a da Toyota.
alarmesdomeco Escreveu:
09 jul 2018, 15:38
Se observarmos a estratégia de venda de Hardware Apple , as suas lojas Apple store espalhadas pelo Mundo são uma das grandes imagem da Marca, não existe Middle man, os planos de garantia extra pouco ou nenhum impacto teem nos lucros da mesma.
As lojas da Apple não são da Apple. São tanto um middle-man como os concessionários das marcas. Também são uma invenção recente; além da exigência de uma zona destacada nas outras lojas.
Ricardo Escreveu:
09 jul 2018, 17:48
Sério, fora da internet, não conheço ninguém que esteja minimamente interessado em carros eléctricos. Audis a diesel é que é bom.
Não vivemos no mesmo país. Fazes carregamentos em PCR? Eu não há onde pare em Portugal que não metam conversa comigo. E os portugueses são reservados (eu incluído)...

A ir para o ENVE, a pergunta habitual "qual é a autonomia?" Acabou por concluir que o problema era ainda os volumes produzidos, quando produzissem mais iam ser mais baratos. Só falta mesmo descer o preço, que se iam vender bem, "mesmo com essa autonomia". A voltar do ENVE pela A8, não há PCR, ao voltar ao carro, "qual é a autonomia?"... "eu andava a pensar, mas não tenho onde carregar, tenho garagem mas não tem tomadas." "mete-se..."

Mas não são só essas conversas. São velhotes de 90 anos que vêm o carro e dizem "isto é uma maravilha", "não faz barulho nenhum, nenhum", "isto é o futuro".
São familiares, amigos de familiares, que de alguma maneira, por uma foto no facebook percebem que temos um eléctrico e passados meses, quando nos vêem, "ainda bem que te vejo, andava a querer perguntar-te..."

Falo de pessoas que não discutem carros. Que na altura de comprar um carro vêem o que há barato, pensam se será ou não económico, se vão ter problemas ou não...

A minha impressão é de que a maioria das pessoas normais, não fanáticas dos carros, quer um eléctrico e só está à espera do preço baixar.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por RaaR » 09 jul 2018, 22:48

migle Escreveu:
09 jul 2018, 21:48
(…)
As lojas da Apple não são da Apple. São tanto um middle-man como os concessionários das marcas. Também são uma invenção recente; além da exigência de uma zona destacada nas outras lojas.
(…)
As lojas da Apple são da Apple. Não há intermediários. Estarás possivelmente a confundir as lojas da Apple (há cerca de 500 no mundo) com as lojas dedicadas ao comércio de produtos da Apple (e alguns outros) que existem em Portugal e que são apenas representantes.

Estas que existem em Portugal só vão existindo por não haver qualquer Apple Store em Portugal, apesar de, por exemplo, haver onze em Espanha.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por migle » 10 jul 2018, 00:28

Ah, é verdade, já tinha ouvido dizer! Mas essas, também, se são 500, não têm certamente grande expressão nas vendas da Apple, aliás cá não havendo nenhuma. Será mais um golpe publicitário do que eliminação de intermediários. A Apple sempre vendeu no Walmart e tudo o mais, senão como venderia ao grande público? Ainda hoje, é bem visível que é muito mais fácil para um consumidor chegar a uma loja e comprar um Mac do que um HP, ThinkPad, Dell, ... ThinkPad ou gamas altas da HP, é preciso recorrer a fornecedores em lojas no primeiro andar de um edifício na avenida não-sei-quantos, que não têm nenhum para mostrar, etc... Dell é sem intermediários, tem de ser pelo telefone. Na realidade, ThinkPad e Dell fora de Portugal vendem-se em grandes lojas também, os modelos mais comuns, apenas, os top-sellers, não os customized-to-order (CTO). Não sei se têm muito futuro essas marcas que vendem sem intermediários... A venda em grandes lojas de consumo é uma boa razão para comprar um Mac.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por migle » 10 jul 2018, 00:37

De volta ao tópico, ... com alguma malícia...
O Lemon Tea Leaf fez uma viagem de Edimburgo a Londres, 700km num dia. No vídeo, ele conta como está satisfeito, já pode fazer uma viagem daquelas, e pondera ir mais longe, atravessar o Canal da Mancha, etc...

Eu meti-me com ele, nos comentários (é difícil ver porque são 110 comentários). Dei-lhe os links para aqui e para o ioniqforum da minha viagem a França. A resposta foi esta:
I was reading your trip, and that would be the way I would like the leaf 40 to have been done without worrying about charging speeds. I'm looking into the Hyundai Kona which looks like a very capable car. Wow didn't realize people in Portugal watch my videos. Thank you guys :)
Ok, à parte a cena do "didn't realize people in Portugal..." (não sei que vídeos é que ele imaginava que a gente via...)... Claro, não dá o braço a torcer: a bateria do IONIQ é pequena... (o que conta é o que se faz com ela...)
Será que vai passar a ser o Lemon Tea Kona?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por RaaR » 10 jul 2018, 01:18

migle Escreveu:
10 jul 2018, 00:28
Ah, é verdade, já tinha ouvido dizer! Mas essas, também, se são 500, não têm certamente grande expressão nas vendas da Apple, aliás cá não havendo nenhuma. Será mais um golpe publicitário do que eliminação de intermediários.(…)
As lojas próprias têm uma expressão enorme. Há quem considere que a existência de Apple Stores como estandarte da marca é o principal elemento diferenciador da Apple face aos concorrentes na área dos computadores (não incluo aqui dispositivos iOS).

Quanto à proporção de vendas através das lojas próprias, a Apple não revela números. No entanto, se tivermos em conta a maior Apple Store de todas, a que está online, é praticamente seguro que o retalho através de lojas totalmente detidas pela empresa é muito relevante. Estudos independentes indicam que o principal ponto de venda de Macs são as Apple Stores. Na venda de iPhones é que estas lojas surgem num distante segundo lugar, atrás dos operadores móveis.

Em minha opinião, o futuro da venda automóvel também acabará por passar pela eliminação dos intermediários típicos. Tem acontecido em muitos setores e nada impede que venha a acontecer no automóvel. Poderá é demorar muito tempo. Isto não significa que todos os intermediários desapareçam, claro.

A Tesla já é exemplo de que é possível fazer as coisas de forma diferente e chegou a ser impedida juridicamente de vender carros diretamente nalguns sítios dos EUA onde os concessionários se abrigaram numa lei que não permitia a venda de automóveis diretamente pelas marcas. No entanto, a maioria dos sítios não tem este tipo de lei e, se as restantes marcas tiverem hipótese de aumentar margens despachando alguns intermediários, não me surpreenderá que o façam.

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por Ricardo » 10 jul 2018, 08:28

Não vivemos no mesmo país. Fazes carregamentos em PCR? Eu não há onde pare em Portugal que não metam conversa comigo. E os portugueses são reservados (eu incluído)...
Tens razão, não vivemos. Tu deves viver em Lisboa e eu vivo no resto, na paisagem. O facto permanece. Ninguém que EU conheça pessoalmente está minimamente interessado e Audi é que é bom. Atenção, esta não é a minha opinião. Não tenho qualquer interesse num Audi com 10 anos a deitar fumo

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por brunoa » 10 jul 2018, 10:51

Ricardo Escreveu:
10 jul 2018, 08:28
Tu deves viver em Lisboa e eu vivo no resto, na paisagem. O facto permanece. Ninguém que EU conheça pessoalmente está minimamente interessado e Audi é que é bom.
Ricardo, creio estares a generalizar a visão que tens dos EV's dentro do teu grupo de influencia para a realidade em Portugal. E a realidade apontada pelo Migle é apoiada pela venda de EV's em Portugal.

Em 2017, (últimos dados que pude verificar - Jan 2018) indicam que foram vendidos 1.640 unidades de BEV, não estão a considerar PHEV e HV, o que indica que em relação a 2016 um aumento de 116,9%.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/ga ... m-em-2017/
https://observador.pt/2018/01/24/carros ... r-o-passo/
https://www.dn.pt/dinheiro/interior/ven ... 97810.html

Como tal, podes verificar que a tendência está no sentido de aumentar as vendas, são veículos apetecíveis.

Veremos como fecha 2018, no entanto até Maio as vendas continuam a subir

https://observador.pt/2018/07/02/quem-v ... -acredita/

Assim sendo e apoiado pelo que demonstrei anteriormente, acredito tal como o Migle que se não há mais EV's em circulação terá quer ver com fatores de produção dos mesmos ou a passagem ainda por um "passo intermedio" que é a adoção de um HV.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por Ricardo » 10 jul 2018, 11:56

Discordo. Quanto é que é um crescimento de 116,9% a partir de 1? Cuidado com as percentagens. Os eléctricos são o futuro pois são. O problema é que a definição de futuro é: não é o presente. Já acabou o subsidio para novos para este ano? Era de quantas unidades? 1000? Carros e motas né? Dá uma espreitadela no OLX. Quantas páginas de Leaf? Uma chega. Agora vai ver Audis A4 disele. Não são o meu grupo de influencia porque senão eu não estaria aqui. Agora fingir que toda a gente está a pensar seriamente em comprar eléctrico? Fora da Noruega? Claro, eu também estou a pensar seriamente comprar um Jaguar I-pace. Até há estudos do género Atão voçemece está a pensar comprar eléctrico? Ah, estou sim senhor. Só estou à espera que me ofereçam um VW ID por 15000 euros. Não. Esta é a realidade Portuguesa, infelizmente. Audi disele é que é fixe. Olha pa este arranque. Vrruuum vruuum (deixa carro ir abaixo) :lol:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por mjr » 10 jul 2018, 12:16

As percentagens já não são a partir de 1, estamos bem acima disso. Neste momento a cota de mercado dos BEVs anda à volta dos 1,5%. Se duplicar todos os anos (no ano passado mais que duplicou e este ano vai pelo mesmo caminho) significa que daqui a 5 anos estaremos com 48% de cota dos BEVs. As progressões geométricas crescem muito rapidamente, mesmo a partir de valores baixos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”