Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por Nonnus » 11 jul 2018, 04:29

migle Escreveu:
10 jul 2018, 23:47

Eu sou lisboeta farense. Na realidade, a reacção das palmadinhas no carro e "isto é o futuro" é, a meu ver, a reacção típica de um alentejano. Hoje, por acaso, estou no Alentejo, e onde estou há um Leaf já há alguns anos. Quantas vezes ouvi de soslaio conversas acerca disso! A questão é que o dono tem um restaurante, não está ao alcance do alentejano médio.
Nonnus Escreveu:
10 jul 2018, 17:35
Carrinhas Megane; SCENIC; QASQHAI; 3008; 5008; BMW S1, S3 S5 etc; MERCEDES A, B, C, etc; Toyota C-HR, Auris, etc; tudo o que é SUV de qualquer marca etc e tal.
Não podes basear as tuas opiniões naquilo que vês em parques de restaurantes ou em viagens de autoestrada. Há muitos carros caros, sim, não entendo porque é que não compraram Teslas. Mas creio que o preço médio dos carros novos ainda está bem abaixo dos 30 mil.

Os Toyotas de que falas, híbridos, não só são excelentes opções, como são muito mais baratos que um eléctrico. Aliás, também o Megane, Scenic, 3008, Qashqai... Enfim... Em promoção dá quase para levar dois Meganes ou Qashqai pelo preço de um eléctrico. Qual era o argumento?
Sou alentejano médio e tenho um, não percebi analogia!? :roll: Só que em vez de comprar um SUV da moda comprei um VE.

Ou tu compras os ICE´s muito baratos, ou sou eu que compro VE´s muito baratos!

Assim de repente, fui ao site da Renault, fui ao configurador do Megane preço base ~24000, só escolhi o motor que mais se vê, diesel 110cv ~30000 euros. Leaf a partir de ~29000. Como é que compras dois?

Qashqai preço base 26300 com motor a gasolina o que se vê mais são DCI´s 30800€.

Eu não estou a dizer que quem comprou estes carros devia ter comprado VE´s (se fosse uma compra racional, sim, deviam :mrgreen:), até porque há outro factor que tem muita importância quando se escolhe um carro, que é o design. O que eu estou a dizer é que a desculpa do preço para não comprar um carro eléctrico para mim não faz muito sentido, porque ao ver o nosso parque automóvel mais recente esta cheio de carros novos que tem o mesmo preço ou até são mais caros.

Vendas Novas tem cerca de 12000 habitantes quantos VE´s existem? Dois, um I3 (de um farmacêutico) e o meu Leaf, e há um I3 (de outro farmacêutico(a)) que se desloca para cá para vir trabalhar. Não me digas que em 12000 habitantes, só eu e o farmacêutico é que somos ricos ao ponto de poder comprar um carro eléctrico?

Vou-te dar um exemplo. Eu tenho um amigo que quando viu o meu carro ficou admiradíssimo e foi de todos o que mostrou mais entusiasmado e mais perguntas me fez, e disse-me que adorava ter um carro eléctrico. Qual é o carro que tem? Um SUV da moda para fazer 30km por dia. :roll:

Existe muito a ideia que os VE´s são caros devido a Tesla, porque toda a gente ouve falar dos Teslas e não sabe que também existem ZOE´s Souls, Leaf´s, os clones e todos os outros. No primeiro jantar entre amigos quando levei o meu Leaf, a maior parte dos meus amigos não sabia que o meu carro (modelo Leaf) era eléctrico, no entanto já todos tinham ouvido falar dos Teslas!

Existem 3 desculpas típicas para não se comprar um VE: Autonomia, todos os VE´s são feios e o preço. Destas 3 desculpas a que faz menos sentido para mim é o preço, pelos motivos que já expliquei. As outras dentro em breve deixam de ser desculpa porque cada vez mais são parecidos com "carros normais" e a autonomia cada vez é maior. Portanto, o preço vai ser sempre a desculpa que vai prevalecer.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por migle » 11 jul 2018, 11:22

Nonnus Escreveu:
11 jul 2018, 04:29
Ou tu compras os ICE´s muito baratos, ou sou eu que compro VE´s muito baratos!

Assim de repente, fui ao site da Renault, fui ao configurador do Megane preço base ~24000, só escolhi o motor que mais se vê, diesel 110cv ~30000 euros. Leaf a partir de ~29000. Como é que compras dois?

Qashqai preço base 26300 com motor a gasolina o que se vê mais são DCI´s 30800€.
Estou bastante baralhado! Estava mais a ver o Megane entre os 16 e os 24 mil. Bolas! Vejo vender Auris híbridos abaixo dos 25. São ambos do segmento C. Pensei que continuava a haver um prémio de 1000-2000 do diesel para o híbrido. Auris TS híbrida por 27-28.

Nissan Qashqai, fica nos 20 e pouco em promoções, há cartazes, e sei de quem o comprou o antigo por pouco mais de 20 quando mudou o modelo (o novo ficou mais caro?).

Pelos 27-30 vendem-se Ioniq híbridos, Prius (segmento D, híbrido)...

Não vou discutir, não vou fazer um levantamento generalizado de preços. Eu tinha ideia que os preços eram mais segmento A 8-12, segmento B 12-18 (12 para marcas que vendem menos, tipo Mitsubishi, 14 normal gasolina, 17-18 gasóleo, 18-20 híbrido); segmento C (Megane) 16-30 e segmento D 26-**...

Retiro-me da discussão.
Nonnus Escreveu:
11 jul 2018, 04:29
Vendas Novas tem cerca de 12000 habitantes quantos VE´s existem? Dois, um I3 (de um farmacêutico) e o meu Leaf, e há um I3 (de outro farmacêutico(a)) que se desloca para cá para vir trabalhar. Não me digas que em 12000 habitantes, só eu e o farmacêutico é que somos ricos ao ponto de poder comprar um carro eléctrico?
Não, de certeza que não.
Talvez a escolha seja menos racional entre as pessoas que têm mais dinheiro (luxo, gozo, andar a 200). Quem tem menos, tem mesmo que fazer mais contas.

E o problema não é se o EV compensa ou não, dado o que poupa em combustível e manutenção, o problema é o preço à cabeça.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por pemifer » 11 jul 2018, 15:03

:twisted: Venho deitar mais lenha para a fogueira! :twisted:
:twisted: A fogueira da vaidade! :twisted:
Seria interessante saber-se quantos Leaf Visia (o menos equipado) há por aqui.
Só conheço 2, o meu e outro.
Se criticam o pessoal dos ICE por escolher modelos mais caros, não percebo porque o Leaf Visia não é o mais comum.
Parece que tanto nos ICE com nos VE ninguém gosta de ter o carro mais barato...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por Nonnus » 11 jul 2018, 15:45

A explicação é simples. Quando tu vais a um concessionário vais com a ideia de comprar o mais barato, só que os vendedores ganham a comissão, portanto o interesse é vender o mais caro possível, então vão-te apresentar as versões mais caras cheias de "mariquices" que tu no dia a dia nem usas, mas acabas por comprar.

Eu quando comecei a ver do meu, a ideia era um visia (podes ver neste tópico viewtopic.php?f=8&t=6893) só que depois de perceber que o visia tinha um sistema de aquecimento diferente e o AC não é auto desisti da ideia, porque é das poucas "mariquices" que eu dou valor.

migle,

depois de ler a tua resposta ainda fui ver o preço de um Clio a gasolina e começa nos ~19000€ portanto a ideia que tu tens/tinhas do preço dos carros está completamente fora da realidade.

Não me explicaste a cena do alentejano médio. :think:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por VETL » 11 jul 2018, 15:53

Sem contar com questões de vaidade, a diferença de equipamentos vs PVP, entre o Visia e o Acenta justificavam 3x a opção pelo Acenta.
Última edição por VETL em 11 jul 2018, 16:21, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 11 jul 2018, 16:14

Fugi do Visia principalmente pelo facto de não ter bomba de calor e ter jantes de ferro. ;)
MAs parece que em Portugal até saiu das opções.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por Erbium » 11 jul 2018, 16:39

civic Escreveu:
11 jul 2018, 16:14
Fugi do Visia principalmente pelo facto de não ter bomba de calor e ter jantes de ferro. ;)
MAs parece que em Portugal até saiu das opções.
Para mim tem mais impacto o facto de não ter carwings...

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por migle » 11 jul 2018, 19:26

pemifer Escreveu:
11 jul 2018, 15:03
Se criticam o pessoal dos ICE por escolher modelos mais caros, não percebo porque o Leaf Visia não é o mais comum.
A explicação é muito simples. A explicação é exactamente a mesma que nos leva a falar em 30 mil, 30 mil, 30 mil...
O Leaf vive em saldos permanentes. Daí o preço ser tão bom. Não se repetiria tantas vezes que o Ioniq é caro se o Leaf não estivesse sempre em saldo.

As campanhas no Leaf incidem nas versões mais equipadas.
Por essa razão, o preço do Visia por vezes não se distinguia do Acenta, outras vezes não existia Visia, e mesmo muitas vezes foram apenas mais 500€ para o Tekna ou Black Edition.

Se incidissem no Visia, e o pusessem nos 26 mil, haveria uma corrida generalizada aos stands (e depois não teriam carros para entregar, daí que não o fazem).
Nonnus Escreveu:
11 jul 2018, 15:45
depois de ler a tua resposta ainda fui ver o preço de um Clio a gasolina e começa nos ~19000€ portanto a ideia que tu tens/tinhas do preço dos carros está completamente fora da realidade.

Não me explicaste a cena do alentejano médio. :think:
Há pouco dava o braço a torcer, mas o preço dos carros do segmento B, conheço bem. Se calhar, é a ideia que a Renault tem do preço dos carros que está totalmente fora da realidade. Se calhar, o upgrade do Clio levou-o para o segmento C. Ou se calhar, já se fartaram de vender Clios.

Eu passei por um Yaris híbrido, que comprei por 20; 18 era o diesel. Ia comprar um Corsa, que era 16 por ser bi-fuel (gasolina era 15). Vi bem o preço dos Citroën C3, que era 14 gasolina, 18 gasóleo (actualmente começa nos 12800). Aliás, os preços desceram ligeiramente, nalguns casos mantém-se porque o modelo levou um ligeiro restyling e passou a chamar-se SUV.


Não pensei que fosse preciso explicar esta expressão: "A questão é que o dono tem um restaurante, não está ao alcance do alentejano médio." Claramente, estamos a falar de rendimentos, e que o rendimento médio do alentejano será inferior ao do dono do restaurante (e do farmacéutico também). Algum problema? Parecia outra coisa? Eu tenho costela alentejana também...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por Nonnus » 12 jul 2018, 04:54

migle Escreveu:
11 jul 2018, 19:26
Não pensei que fosse preciso explicar esta expressão: "A questão é que o dono tem um restaurante, não está ao alcance do alentejano médio." Claramente, estamos a falar de rendimentos, e que o rendimento médio do alentejano será inferior ao do dono do restaurante (e do farmacéutico também). Algum problema? Parecia outra coisa? Eu tenho costela alentejana também...
Eu quando te pedi que explicasses a expressão não foi com sentido critico ou pejorativo, do tipo, olha este armado em experto em relação aos alentejanos, como muitas vezes acontece quando se fala dos alentejanos. Lembra-te que aqui não há tom :idea: , e não me senti em momento algum ofendido, apenas não percebi o que querias dizer e por isso pedi para me explicares 8-)

Olha que conheço muitos donos de restaurantes que vivem pior que eu, basta ver quantos fecharam nos últimos anos, acho que não deves tirar isso como exemplo. Sim, é verdade que um alentejano por comparação com algumas zonas do país tem os ordenados mais baixos (ainda ontem houve uma discussão sobre isso no pplware, é impressionante como há pessoas que não tem a mínima ideia do que é o nosso país, mas isso é outro assunto), mas também tem menos despesas e por norma tem as coisas mais baratas (rendas, água, alguns bens alimentares, etc) e voltando ao assunto, não é por ser alentejano médio que não tem poder de compra para comprar um carro eléctrico, mais uma vez volto a referir é uma questão de escolha (menos racional, tendências, falta de conhecimento) que o leva a escolher outro tipo de carro com preço igual ou até mesmo superior. Eu estava incluído nesta classe, não fosse eu uma pessoa que visitava fóruns e sites de energia (por outros motivos não propriamente pelos VE´s), provavelmente tinha caído no mesmo erro de gastar o dinheiro e ter ido atrás das tendências.

Mais uma vez reforço a minha ideia que a questão do preço se calhar em 50% (até penso que seja mais, mas vamos fazer as coisas por baixo) dos casos não se aplica como factor para não comprar um VE.

Tu viste bem a quantidade de Teslas que havia no ENVE? Eu no sábado fiquei impressionado com a quantidade de Teslas que havia no ENVE. Sinceramente não tinha noção que havia tantos em Portugal. Lá esta, aqui no Alentejo não conheço nenhum, raramente se vê um, embora agora se veja mais devido aos SUC no Land. 8-)

NOTA: Atenção que quando digo 50% dos casos é na compra de carros novos. Eu sei que para a maioria das pessoas comprar um carro de 15000€ já é um sacrifício, quanto mais comprar um carro de 30000€.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Ricardo
Mensagens: 221
Registado: 14 nov 2017, 00:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por Ricardo » 12 jul 2018, 15:45

Carrinhas Megane; SCENIC; QASQHAI; 3008; 5008; BMW S1, S3 S5 etc; MERCEDES A, B, C, etc; Toyota C-HR, Auris, etc; tudo o que é SUV de qualquer marca etc e tal
Vendas Novas tem cerca de 12000 habitantes quantos VE´s existem? Dois, um I3 (de um farmacêutico) e o meu Leaf, e há um I3 (de outro farmacêutico(a)) que se desloca para cá para vir trabalhar. Não me digas que em 12000 habitantes, só eu e o farmacêutico é que somos ricos ao ponto de poder comprar um carro eléctrico?
Então se não é uma questão de dinheiro, o que é que sobra? Um pouco de tudo. Desconhecimento sim, medo, vaidade também, conservadorismo sem duvida. O facto é que os VE têm ainda muito trabalho pela frente. Há, neste momento em Portugal, muito carro que poderia facilmente ser trocado por um eléctrico, sem desvantagem nenhuma, pelo menos enquanto os franceses os deixarem vir para cá, que segundo o Jasmim dizia há uns tempos, pode acabar. Os 100% de mercado há-de acontecer, estou convicto disso, mas vai demorar e não sei se o crescimento vai ser sempre assim a dobrar. O nº de Portugueses que vão comprar carro para o ano não vai crescer exponencialmente. Uma coisa é em (suponhamos, não faço ideia alguma) 400000 clientes, convencer 3000 a comprar VE, outra é em 400000 clientes, convencer 200000 a fazer a compra.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”