Coisa do outro Mundo

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Coisa do outro Mundo

Mensagem por beme83 » 07 ago 2018, 11:45

pedromgs Escreveu:
07 ago 2018, 10:38
Eu tenho a certeza que a Mobie se contactada resolve o problema, e provavelmente terão de enviar faturas detalhadas , e um erro grosseiro é logo visível, e quem duvidar do sistema tem sempre a solução de carregar em casa e puder olhar para o contador .
Mas penso que seria bom na app que eles um dia irão disponibilizar para telemóvel que vai ser tão sofisticada que nunca mais está pronta , seja possível ver o mesmo que fica nos postos , para depois puder contestar .
Wxistem imensos serviços que temos todos os dias de pagar que não temos qualquer controlo sobre eles e não reclamamos , IMI taxa do lixo etc etc.
Caro Pedro

Todos os casos que referiu tem controlo e muito. O IMI nada é mais do que uma taxa aplicada ao valor que está inscrito nas finanças, a taxa de resíduos é proporcional ao gasto da água (contada no seu contador) ou valor fixo para quem não tem água. O que acontece na MOBIe com estes diferenciais não pode acontecer. Nesta situação o erro é gritante mas imaginemos mais um KW por carregamento, para quem precisa de fazer 30 por mês, num total de um ano são 360 Kw a um custo médio de 25 centimos por kw são 90 euros ano. +e dinheiro multiplicando por todos os utilizadores estimando 5000 dará 450000 euros. É muito dinheiro. As pessoas e empresas não têm de andar a controlar estes serviços, há a confiança e quem falha deve ressarcir pelo tempo perdido a resolver as questões.

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Coisa do outro Mundo

Mensagem por kony76 » 07 ago 2018, 14:57

E quem nos garante que nas bombas de gasolina, o litros que marca a máquina são realmente os litros que entram no carro?

Existe uma certificação, que creio ser anual, que a gasolineiras são obrigadas, e que garantem a veracidade dos números.

Algo do género haverá também no caso dos carregamentos.

Temos de confiar. Seria muito escandaloso se um dia se soubesse que a marca de combustível A ou B andava a roubar os clientes, ou então que a entidade gestora dos carregamentos eléctricos andava a roubar os clientes.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2964
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Coisa do outro Mundo

Mensagem por Nonnus » 07 ago 2018, 15:24

kony76 Escreveu:
07 ago 2018, 14:57
E quem nos garante que nas bombas de gasolina, o litros que marca a máquina são realmente os litros que entram no carro?

Existe uma certificação, que creio ser anual, que a gasolineiras são obrigadas, e que garantem a veracidade dos números.

Algo do género haverá também no caso dos carregamentos.

Temos de confiar. Seria muito escandaloso se um dia se soubesse que a marca de combustível A ou B andava a roubar os clientes, ou então que a entidade gestora dos carregamentos eléctricos andava a roubar os clientes.
Com o temos de confiar não consegues convencer qualquer um. Eu pessoalmente não sou muito de me preocupar com isso, não faz parte de mim.

Mas quando tu vais a um supermercado e pedes 2kg de camarão e estão 2050g e mandam tirar os camarões que estão a mais para fazer os 2kg, ou quando pedem 200g de queijo e a balança marca 210g e mandam tirar as fatias que estão a mais para fazer as 200g certas, ou quando tens pessoas que chegam a casa e vão pesar tudo o que compram (inclusive enlatados) para ver se não estão a ser enganadas. O temos de confiar não serve para toda a gente. Há muitas pessoas que veem e analisam tudo ao pormenor.

NOTA: os dois primeiros exemplos foram presenciados por mim, o terceiro exemplo foi-me contado pela pessoa que o faz.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Coisa do outro Mundo

Mensagem por kony76 » 07 ago 2018, 16:48

Cada um vive da forma que melhor entende. Uns mais preocupados, outros menos preocupados.

De nomento os carregamentos não são pagos, portanto não me parece assim tão importante não haver essa fiabilidade. Quando for a pagantes vamos confiar que tudo seja fiável. Só isso que quis dizer.

Não ponho em causa as tuas observações.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Coisa do outro Mundo

Mensagem por migle » 07 ago 2018, 22:14

Eu não estou a morrer de preocupação. Só a constatar. Estamos a falar de garantias do consumidor. E se estamos a fazer um sistema de raiz, era bom que estivessem acauteladas. Também não sei se estão noutros países.

IMI e taxa do lixo são controlados. É capaz de haver exemplos melhores.

É uma vantagem que a Mobi.e é um terceiro, e portanto funciona como árbitro. Mas pode baralhar as contas, como me aconteceu 2 vezes. Ou então é uma posição dogmática, santa Mobi.e não falha, por definição.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Coisa do outro Mundo

Mensagem por pedromgs » 08 ago 2018, 14:54

beme83 Escreveu:
07 ago 2018, 11:45
pedromgs Escreveu:
07 ago 2018, 10:38
Eu tenho a certeza que a Mobie se contactada resolve o problema, e provavelmente terão de enviar faturas detalhadas , e um erro grosseiro é logo visível, e quem duvidar do sistema tem sempre a solução de carregar em casa e puder olhar para o contador .
Mas penso que seria bom na app que eles um dia irão disponibilizar para telemóvel que vai ser tão sofisticada que nunca mais está pronta , seja possível ver o mesmo que fica nos postos , para depois puder contestar .
Wxistem imensos serviços que temos todos os dias de pagar que não temos qualquer controlo sobre eles e não reclamamos , IMI taxa do lixo etc etc.
Caro Pedro

Todos os casos que referiu tem controlo e muito. O IMI nada é mais do que uma taxa aplicada ao valor que está inscrito nas finanças, a taxa de resíduos é proporcional ao gasto da água (contada no seu contador) ou valor fixo para quem não tem água. O que acontece na MOBIe com estes diferenciais não pode acontecer. Nesta situação o erro é gritante mas imaginemos mais um KW por carregamento, para quem precisa de fazer 30 por mês, num total de um ano são 360 Kw a um custo médio de 25 centimos por kw são 90 euros ano. +e dinheiro multiplicando por todos os utilizadores estimando 5000 dará 450000 euros. É muito dinheiro. As pessoas e empresas não têm de andar a controlar estes serviços, há a confiança e quem falha deve ressarcir pelo tempo perdido a resolver as questões.
Boas , eu percebo , mas não temos qualquer controlo sobre as taxas aplicadas , IMI municipio decide e do lixo etc ou municipio ou entidade que define a recolha .

Logico que o erro neste caso é Super visível , mas todos sabemos que 0,01€ das contas bancarias ninguém nota ....
Nissan Leaf 03/2017

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”