O calor e os VE

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alarmesdomeco
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O calor e os VE

Mensagem por alarmesdomeco » 05 ago 2018, 13:04

Bom dia Verão escaldante.

Tenho visto dezenas e dezenas de carros parados na estrada devido ao excesso de calor.
Noutro forum também relatam semelhante fenomeno.

Como se teem portado os VE relativamente ao calor por estes dias ?

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migle
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Re: O calor e os VE

Mensagem por migle » 05 ago 2018, 13:29

O meu está na garagem. Isto não são dias para andar de carro. Acho que são mais resilientes do que as pessoas são.

Eu era para ter ido levar dois filhos a casa de uma avó e mudei os planos. Levo os amanhã que estará mais fresco.
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BrunoFonseca
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Re: O calor e os VE

Mensagem por BrunoFonseca » 05 ago 2018, 13:51

Eu como ando mais à noite não tenho tido grandes constrangimentos.
Com o AC ligado gasta mais um pouco. Por outro lado, enquanto está à carga no PCR a climatização automática fica ligada que ajuda no caso de querer ficar dentro do carro

RaaR
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Re: O calor e os VE

Mensagem por RaaR » 05 ago 2018, 14:08

Eu tenho conduzido normalmente, sempre com AC (uso-o quase sempre, mesmo com temperaturas muito menos agressivas).

Se houve algum problema, o carro não se queixou e eu não dei por ele.

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mjr
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Re: O calor e os VE

Mensagem por mjr » 05 ago 2018, 14:24

Falhas catastróficas com o calor não conheço em VEs. Poderá haver alguma perda de funcionalidade por limitações térmicas na carga e na descarga (limitação de potência).
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Re: O calor e os VE

Mensagem por migle » 05 ago 2018, 14:58

Pois, aquela coisa das ventoinhas de radiadores a trabalhar ao máximo em viagens grandes, a cruzar cordilheiras, a ouvirem-se mais do que o próprio motor, isso era no tempo dos carros com motor de combustão interna.

O mesmo com os travões. Na N1 espanhola, a descida de Vitória para San Sebastian, com duas faixas, os camiões circulam a 50km/h porque são quase os 100km em descida contínua. Os travões não aguentariam maior velocidade. Eu fiz o troço só com as patilhas de regeneração. O meu pé não foi ao travão uma unica vez, portanto esses também não aquecem.

Neste aspecto, robustez, resiliência, não há comparação.

PS Ainda não fiz o Marão, pelo IP4, mas suspeito que seja semelhante...
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labutess
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Re: O calor e os VE

Mensagem por labutess » 05 ago 2018, 15:17

O meu anda ,quando tem de andar,seja com o° graus ou 40°.
Não vou deixar o carro na garagem ao fresco e eu vou a pé ao calor.Se degrada mais paciência, peças novas para mim é que não há :D :lol:

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Re: O calor e os VE

Mensagem por migle » 05 ago 2018, 15:25

(eu alterei planos de viagem por causa das pessoas, não do carro, bem entendido...)

Em relação ao calor produzido por o carro fazer um grande esforço, é preciso ter em conta que a bateria e todas as ligações eléctricas estão dimensionadas para um esforço muito maior: que é o do carregamento. Não há nada que se compare, nem subir o Marão em velocidade com atrelado, aos 45kW continuamente durante meia hora do carregamento. Nada esgota a bateria tão rápido quanto ela carrega. Por isso é que estamos sempre a falar no carregamento e só nos preocupamos com o arrefecimento da bateria nesse contexto. Ao pé disso, subir montanhas para um VE é fichinha.

Em relação à questão do calor ser mau para a longevidade das baterias, aí o que interessa é o calor acumulado ao longo de toda a vida. Um dia de 45C, à partida não deve ter grande efeito. Embora o facto de uma pessoa viver no Arizona ou no sul de França em princípio tenha (digo sul de França como sítio ideal, porque o frio também é mau).
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Re: O calor e os VE

Mensagem por pedromgs » 05 ago 2018, 16:30

O carro é para me servir... Rola tudo normal e que bom que é puder ligar o ac a distancia....
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Re: O calor e os VE

Mensagem por alarmesdomeco » 05 ago 2018, 18:48

Sejam VE ou CI não devem apertar muito com eles em viagem..principalmente carros com alguma idade.

Se os mantiverem na garagem e dependendo da estrutra do tipo garagem eu deixaria o capo aberto e os vidros abertos...uma vez com um incendio nas redondezas o vidro da frente partiu completamente com excesso de calor (mercedes).

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