Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
PMESS79
Mensagens: 328
Registado: 20 mar 2018, 09:37
Data de fabrico: 06 set 2018
Localização: São João de Ver - Santa Maria da Feira

Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Mensagem por PMESS79 » 23 ago 2018, 09:21

Reportagem do jornal O Jogo acompanhou a volta a Portugal em bicicleta num Leaf, é um DB fraquinho mas é mais uma divulgação...

https://www.ojogo.pt/modalidades/motore ... 51556.html

As conclusões da equipa de reportagem:

"Ficou provado que já se pode percorrer todo o país sem utilizar combustíveis fósseis, mas a experiência permitiu tirar várias conclusões, importantes para quem tem ou pensa ter um veículo elétrico:

MANUTENÇÃO: postos de carga fora de funcionamento podem ser um problema grave; a manutenção é obrigatória e nem sempre existe
CALOR: uma operação de carga gera elevadas temperaturas nas baterias; é obrigatório colocar coberturas nos postos das áreas de serviço e incompreensível não existirem
COMUNIDADE: viajar com um eléctrico equivale a entrar na comunidade que se encontra e por vezes conversa durante os carregamentos
HOTÉIS: há alguns anos, os hotéis com Wi-Fi garantiam novos clientes; investir em terminais de carregamento para elétricos é antecipar um futuro semelhante...
PLANEAMENTO: longas viagens com elétricos obrigam a planeamento, com estudo dos quilómetros (e quantos em auto-estrada ou a subir) e sendo bom prever uma refeição, trabalho ou leitura para uma paragem que pode ser de uma hora
GESTÃO: a condução deve ser gerida em função da distância a cumprir: sendo curta, pode acelerar ou utilizar o cruise control; sendo longa, é bom aprender a gerir a bateria, tendo sempre um plano B para carregamento"
Nissan leaf N-Connecta 40kWh desde 06/09/2018

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Mensagem por hmendes » 23 ago 2018, 12:07

PMESS79 Escreveu:
23 ago 2018, 09:21
CALOR: uma operação de carga gera elevadas temperaturas nas baterias; é obrigatório colocar coberturas nos postos das áreas de serviço e incompreensível não existirem
Ora aí está um ponto importante. Sinceramente não acho que contribuam para uma bateria mais fresca, mas certamente contribuem para manter o carro mais fresco, assim como os seus ocupantes, e os postos menos expostos ao elementos!


Apesar de curta e com lacunas, não é uma má reportagem, assim como não denigre a ME...

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Mensagem por BrunoFonseca » 23 ago 2018, 12:46

Concordo. Embora ainda nao tenha passado nenhum inverno com o VE, também não deve ser muito agradável por cabo e tirar cabo à chuva. As bombas de gasolina por norma sao cobertas, logo tb deveriam ser os postos de carregamento.
Um bom exemplo é o PCR da Repsol da 2a circular.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Mensagem por rnlcarlov » 23 ago 2018, 14:18

hmendes Escreveu:
23 ago 2018, 12:07
PMESS79 Escreveu:
23 ago 2018, 09:21
CALOR: uma operação de carga gera elevadas temperaturas nas baterias; é obrigatório colocar coberturas nos postos das áreas de serviço e incompreensível não existirem
Ora aí está um ponto importante. Sinceramente não acho que contribuam para uma bateria mais fresca, mas certamente contribuem para manter o carro mais fresco, assim como os seus ocupantes, e os postos menos expostos ao elementos!
Mas contribuem para um PCR mais fresco. Já foi aqui relatado que um dos PCRs da A2 não carregava e indicava erro de sobreaquecimento.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Mensagem por BrunoAlves » 23 ago 2018, 14:22

Moi même 👆

Honestamente não consigo perceber... Equipamentos de dezenas de milhares de euros e expostos aos elementos. Já nem falo das chuvadas nas costas do condutor, mas o próprio posto... incrível.

Sobre a reportagem, gostei :)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Mensagem por pedromgs » 23 ago 2018, 19:15

Excelente trabalho
Nissan Leaf 03/2017

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Mensagem por hmendes » 24 ago 2018, 00:00

rnlcarlov Escreveu:
23 ago 2018, 14:18
hmendes Escreveu:
23 ago 2018, 12:07
PMESS79 Escreveu:
23 ago 2018, 09:21
CALOR: uma operação de carga gera elevadas temperaturas nas baterias; é obrigatório colocar coberturas nos postos das áreas de serviço e incompreensível não existirem
Ora aí está um ponto importante. Sinceramente não acho que contribuam para uma bateria mais fresca, mas certamente contribuem para manter o carro mais fresco, assim como os seus ocupantes, e os postos menos expostos ao elementos!
Mas contribuem para um PCR mais fresco. Já foi aqui relatado que um dos PCRs da A2 não carregava e indicava erro de sobreaquecimento.
Concordo, escapou-me esse ponto de vista!

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”