Carregar o Leaf - Um desabafo com muita frustação...

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregar o Leaf - Um desabafo com muita frustação...

Mensagem por migle » 02 set 2018, 08:41

Fil Escreveu:
02 set 2018, 00:59
Com a sinalização correcta (parque para veículos eléctricos em carga) é logo.
[...]
Menos conversa nas redes sociais e mais atitude é que ajudava, mas a maioria prefere queixar-se e deixar andar.
É logo? Da primeira vez, deixei o carro a carregar antes de ir para o trabalho, estava um Passat no outro lugar. Falei com um PSP, de forma muito antipática, disse que não era nada com ele, era competência da PM. Passo por um PM, digo-lhe, aponto. Ele disse-me que eu tinha que lhe dar a minha identificação, sem reclamante não se faz nada, e que tinha de passar meia hora. Eu teria que ficar ali à espera do reboque. O meu carro estava a carregar, fui à minha vida, e o Passat ficou, sem multa.

Segunda vez, almoçámos junto a esse posto, falou-se nisso. Um colega mais dado a brigas foi falar com os 3 PMs, mesmo resultado, excepto que não teria de esperar meia hora, apenas o reboque.

Para mim, isso chegou, não tenho intenção de ser o reclamante a não ser que não tenha gasolina para chegar a casa.

Uma vez, cheguei pelas 8h30, segunda feira, e precisava de carregar, um posto livre. Estava um Outlander coberto de condensação a "carregar". Antes de almoço, tiro o carro, Outlander fica. A luz estava verde, resolvi meter um aviso da UVE. Mas estavam 3 PMs, e fui falar com eles sem intenção de reclamar, apenas de os alertar. A resposta foi que para eles, se tem o cabo, está a carregar. Mostrei que ia pôr o aviso da UVE, quiseram ler. Um deles insinuou que eu estava a violar alguma coisa, "mexer num carro que não é seu, você é um adulto responsável, você é que sabe"... 18h voltei a passar e estava lá o Outlander. Não sei se é o estacionamento, mas a tentação existe. Não sei se teve algum problema no carregamento, mas acho que ocupou o posto tempo a mais.

De qualquer modo, por mim chega de interacção com a polícia, pelo menos em Lisboa. Sim, resta-me dizer mal nas redes sociais e deixar andar.

Na margem sul é diferente... Na margem sul não há postos a funcionar, por isso a questão não se põe.

PS: todos estes acontecimentos no mesmo posto de duas tomadas muito concorrido. Se chegar ali um VE que precise e queira esperar pelo reboque, muito dificilmente tem onde parar o carro enquanto espera, é uma travessa com dois ou três lugares.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Carregar o Leaf - Um desabafo com muita frustação...

Mensagem por Fil » 02 set 2018, 09:31

E achas que por 3 ou 4 PM não quererem fazer o seu trabalho, toda a polícia de Lisboa é assim? Existem maus profissionais em todo o lado. E se eu te disser que em Lisboa já os chamei centenas de vezes e 95% das vezes demoram muito pouco tempo a chegar? E nunca fiquei à espera do reboque, era só o que faltava. Claro que alguns PM's o que pretendem é isso mesmo, que tu nunca mais ligues, assim têm muito menos trabalho. Respostas dessas também já tive, acabaram comigo a escrever no livro de reclamações e com o comandante do posto a ligar-me para o telemóvel. Um polícia a recusar-se fazer cumprir a lei? Claro que determinados polícias querem que tenhas muito medo de ser o reclamante, e que até tentem meter-te em guerra com os outros condutores, nada que uma boa reclamação no livro não ajude a resolver.
Se quiseres combinamos e chamamos os dois a PM para ver se aparecem ou não. Não desistas, assim ganham os prevaricadores e os maus profissionais. Se eu tivesse essa atitude não carregava o carro em lado nenhum. Passado algum tempo começas a ver resultados, começas a ouvir as pessoas dizerem que a polícia ali reboca. Os panfletos vão todos para o chão e o mesmos carros lá estarão no dia seguinte.
Acredita que a PM vai fazendo o seu trabalho, depois das reclamações. Basta ligar para lá (217225200) dares um nome, matrícula do infractor e morada.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Carregar o Leaf - Um desabafo com muita frustação...

Mensagem por Fil » 02 set 2018, 10:12

Gostava só de acrescentar que a polícia municipal de Lisboa, tem mais de 20 reboques em funcionamento, e que para quem anda ou é de Lisboa é fácil de os ver passar a todas as horas, e a rebocar carros e ve's dos postos. Temos várias pessoas aqui no fórum que o podem comprovar.

Não quero que deixes de ligar Migle, nem quero coibir-te de escreveres aqui e onde quiseres tudo o que pensas e te acontece (era só o que faltava) só não quero é que passes a mensagem errada e que faças com que outros também não liguem pela tua má experiência. Já são muito poucos a ligar, e a tua experiência não revela a realidade de quem liga regularmente e tem VE há vários anos. Quando as coisas eram tão mais difíceis...

Não custa nada, não se perde nada e seguem a vossa vida, a sensação de missão cumprida é fantástica.

Mails para a PM, para a CM, para a PSP, não custa nada e têm mais impacto que tudo o resto que aqui se possa escrever. A lei está do nosso lado (até ando com ela no carro), a polícia só tem de a fazer cumprir. Não diz em lado nenhum que a reclamação só conta se ficares à espera.

Força nisso, por ti e por todos nós!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregar o Leaf - Um desabafo com muita frustação...

Mensagem por migle » 02 set 2018, 11:37

Hehehe...
Eu achava que a amostragem de PMs que tinha já eram uma indicação boa de que essas eram as regras do procedimento deles. Mas afinal, tem ou não de haver reclamante?

Para mim, faz sentido ser reclamante se eu quiser carregar e não posso.
Não me faz sentido que tenha de existir reclamante noutro caso. O exemplo é aquele: eu pus o meu carro a carregar, não preciso de mais nada, no outro lugar está um Passat. Não tenho motivo nenhum para ser o reclamante de alguma coisa.

O motivo porque o Passat deve ser rebocado é precisamente que pode chegar ali um VE necessitado e não ter sequer onde parar o carro para poder contactar a PM e não pode deixar o carro no meio da rua enquanto vem e não vem o reboque. Esse motivo não tem nada a ver comigo, o interesse não é meu, é público, portanto não deveria ter de haver um reclamante.

Fil, informa-nos lá melhor.

Quanto à situação de estar um VE com o cabo ligado ao carro e desligado do posto, chegar a polícia e a polícia rebocar, parece-me mal. Se vocês sugeriram fazer isto porque ele não estava a carregar, a situação podia ter sido outra. Podia ter chegado um utilizador de VE apressadinho, que pediu à Mobi.e para fazer reset, e desligou o cabo do posto e pôs o dele. Podia ter havido uma avaria. O primeiro não tem culpa, não me parece bem que possa ser rebocado. Tudo isto pode acontecer dentro do espaço de tempo aceitável para a utilização de um posto (2-3h).

PS: E outra coisa, que talvez também saibas, é porque raio é que tem de ser logo a toque de reboque? Então e uma multinha, porque não passam uma multinha ao menos?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregar o Leaf - Um desabafo com muita frustação...

Mensagem por BrunoFonseca » 02 set 2018, 12:03

Cincordo com o Migle. Ainda ontem deixei aqui um report do que assisti no posto do alegro de alfragide. O posto fez reset e ficou la um carro ligado a nao carregar.
Quando estamos a falar de ICE é uma coisa, quando falamos de VE é outra.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregar o Leaf - Um desabafo com muita frustação...

Mensagem por BrunoAlves » 02 set 2018, 14:39

Para mim é pior um VE, seja pelos motivos que forem.
A larga, larga, larga, (larga..... :mrgreen: ) maioria dos casos que se vêm, são abusos deliberados. Lá aparece um ou outro caso que podia ser injusto, mas são pontuais. Esses devem ter meios de reclamação e anulação das coimas expeditos, em vez de folgar a actuação das autoridades, dando cobertura a abusadores crónicos para "protecção" de meia dúzia de situações pontuais.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Carregar o Leaf - Um desabafo com muita frustação...

Mensagem por santanamos » 02 set 2018, 14:51

Partilho a opinião do migle mesmo sabendo que há quem consiga pedir multas e reboques.
Já perdi demasiado tempo ao telefone com a PM, já me desligaram o telefona na cara quando me identifiquei pela 2a vez em menos de 5min, já experimentei passar o telefone a um amigo que ainda tem paciencia para estas coisas.. só tenho é levado baile.

Perto do jardim da estrela assisti a uma situação identica à do autor do topico, mas eram zoes. Uma pequena frota!! Cheguei e estavam 2 zoes acampados. Estacionei um pouco atras e vejo chegar outro zoe que desligou um deles, meteu o que trazia à carga e levou o carregado!
Passado 1h voltei ao carro e consegui estacionar junto ao posto em cima do passeio e eis que o outro zoe já tinha a luz verde. Resolvi ligar à PM e mais um bailarico levei con a historia do cabo do zoe, não podiam rebocar mas íam mandat alguem; desliguei o cabo do zoe e fui à minha vida.
Carreguei 1h e quando volto ao carro nem multa nem reboque; o dono do posto continuava acampado, certamente até gastar a bateria do zoe que tinha levado antes.

Isto para não falar da discussão que tive ao telefone com a PM a dizer que eu também estacionava nos lugares para não-electricos!

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Carregar o Leaf - Um desabafo com muita frustação...

Mensagem por Fil » 02 set 2018, 17:03

Pensava que tinha sido claro na explicação e a base utilizada foi o híbrido com os vidros embaciados e o posto verde durante a noite e o dia todo. Claro que nesse caso esse vai de reboque, sem qualquer contemplação ou desculpa. Não vou pedir reboque para um ve que acabei de ver quando cheguei ao posto, e tinha a tomada a verde, só o faço quando chego 2 horas depois e ele continua lá (a não ser que o faça todos os dias).

A polícia sempre me disse que só reboca havendo reclamante, não interessa se estás safo ou não. Ligas e pedes para resolverem a questão. Claro que deves ser reclamante no exemplo que deste do fumarento, migle.

Tentei usar essa teoria há alguns anos, ligando apenas quando necessitasse, rapidamente percebi que isso não resolvia nada, porque ter lugar nesses casos era raro. Comecei a ligar diariamente e foi um instante, tal como expliquei. Se todos o fizerem começa a ser comum e a palavra passa.

Devemos ser flexíveis e sensatos, mas a desculpa de que fizeram reset ao posto ou que o mesmo avariou por 10 horas, não serve para ninguém sensato, até porque a grande maioria dos carros indicam isso mesmo por app e a mobi.e por mail. O mail até o diz "retire a viatura".

100% de acordo com o Bruno Alves, só estão a ajudar os prevaricadores.

E quantos ve's e híbridos se vêem sem o cabo ligado? Cabo ligado durante o dia todo, dias a fio no mesmo sítio e nem assim ligam? Bom, peço desculpa, mas quase que apetece dizer que merecem não ter onde carregar.
Acreditam que é tudo anjinho e foi sem querer? Com os exemplos que todos já expuseram vezes sem conta aqui no fórum?

Claro que a polícia devia fazê-lo sem ser necessário pedir nada, mas nas freguesias que mais frequento, só o começaram a fazer (multar) depois de reclamação por mail e com resposta de quem de direito. O rebocar já é com a PM.

Migle, ao ligares para o passat estavas a trabalhar bem e a fazeres por ti e pela ME. Só quero que continues, tu e os outros. Desistir é para fracos.

Já agora, a mobi.e não faz reset com carros em carga, como é lógico, mas todos sabemos que o posto pode parar por vários problemas.

Nos cc só podiam rebocar se o administrador do espaço o pedisse, portanto esse exemplo nem conta.

3 horas sem chegar ao posto com ele verde não é aceitável, de modo nenhum, e repito, é por isso que a maioria o faz todos os dias e se borrifa para os outros, porque sabem que a maioria não faz nada, têm medo da polícia e afins. Assim não se vai a lado nenhum, não percebo como conseguem continuar a assistir a isto sem fazerem tudo ao vosso alcance.

Ainda esta sexta na 24 de julho, próximo do mercado da ribeira, estavam 4 carros bloqueados, alguns deles ve e o reboque a levar 1 deles, são estes exemplos que inspiram a continuar, até porque resolvi os meus problemas assim, depois de ter tentado de tudo.

Podemos falar todos ao vivo para trocarmos impressões, acho que ajudava quem não se está a safar.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Carregar o Leaf - Um desabafo com muita frustação...

Mensagem por migle » 02 set 2018, 17:18

Fil Escreveu:
02 set 2018, 17:03
Desistir é para fracos.
Hehehe!..
Fil Escreveu:
02 set 2018, 17:03
...estavam 4 carros bloqueados, alguns deles ve e o reboque a levar 1 deles, são estes exemplos que inspiram a continuar,
:lol:

Obrigado pelas palavras encorajadoras, Fil!
Vou tê-las em conta da próxima vez que vir uma coisa dessas. Vou dar uma segunda chance à PM. Mas tem paciência comigo porque não tenho vocação para ser polícia...

Utilizadores do LSB-00123 na Travessa Cidadão João Gonçalves, tenham cuidado! O migle anda por aí.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Carregar o Leaf - Um desabafo com muita frustação...

Mensagem por BrunoFonseca » 02 set 2018, 17:25

migle Escreveu:
02 set 2018, 17:18

Utilizadores do LSB-00123 na Travessa Cidadão João Gonçalves, tenham cuidado! O migle anda por aí.
O problema é que os prevaricadores não andam por estas bandas...

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”