Página 1 de 1

Novo carregador do IKEA de Alfragide

Enviado: 13 set 2018, 18:39
por cromissima
Olá a todos.

Tive uma experiência estranha no novo carregador do IKEA de Alfragide, sobre a qual gostaria de saber as vossas opiniões.
Para quem não conhece, este carregador tem um ecrã sempre ligado com a informação de quanto cada veículo já carregou, a que velocidade é há quanto tempo ali está.
Imagem
Este carregador continua no mapa da Mobi.e a dizer que tem duas tomadas de 7,4kw, mas a sua interface leva a crer que tem duas tomadas de 22kw.

Então...
cheguei e estavam as duas tomadas vazias. Pus o meu Leaf2 a carregar na tomada 2. Ficou a carregar a 6kw.
Voltei, estava um Tesla a carregar, na tomada 1.
Vi que a velocidade dele era 10kw e eu a 3kw. Estranhei e fiquei ali a pensar porque o meu carro estaria a carregar a 3kw.
Logo a seguir o dono do Tesla desligou a sua tomada. Passado uns segundos eu subi para 6kw.
O que acham disto?! Alguém tem experiências semelhantes com o Leaf? Mudar de tipo de carregamento a meio? Ou acham que foi um comportamento da máquina?

Contactei a Prio que me respondeu o seguinte :
Como sabe a potência que é disponibilizada a um determinado veículo depende do posto de carregamento mas também do que é solicitado pelo próprio veículo.
O posto que descreve no seu email disponibiliza uma potência, no total, de 22kW. Caso haja 2 veículos a solicitar a potência máxima o equipamento distribui equitativamente essa potência pelas duas tomadas, isto é, 2 x 11kW.
Neste caso específico parece-nos que será uma questão que tem a ver com o veículo e não com o posto de carregamento.
Fiquei a saber que afinal o posto já não é de 2x7,4kw e sim de 22kw partilhados, mas também a suspeitar que o meu carro novo não está a carregar bem.
O que acham?

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Enviado: 13 set 2018, 19:16
por Nonnus
Nonnus no DB Escreveu: Óbidos onde carreguei no PCN de 22KW da Prio. Quando pus o Leaf a carga estava um ZOE a carregar a 9KW, e o Leaf apenas a 3.6KW, não sei se por limitação do posto, se do carro. Penso que tenha sido do posto porque quando voltei o ZOE já tinha abalado e o Leaf já estava a carregar a 6.6kW.
Aconteceu-me o mesmo quando estive de férias no carregador da Prio em Óbidos. Na altura fiquei na duvida se a limitação era do carro ou do carregador, agora com o teu relato já sei que a potencia anunciada é partilhada nas duas tomadas.

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Enviado: 13 set 2018, 19:24
por noway
Parece-me tudo normal.

O posto tem 22kW... são 3 fases de 7.4kW. O leaf é monofásico, logo tenta puxar o máximo numa das fases.

Chega o Tesla e, essa fase dividida por 2 dá 3.7kW. O Tesla puxa metade nas 3 fases, pois não é possivel puxar o máximo em duas das fases enquanto que uma delas é metade. Daí a potência de carregamento do Tesla ser 3.7kWx3.... â volta de 10kW.

Isto é um bitaite sem certezas ...

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Enviado: 13 set 2018, 19:30
por Apr
Pois também parece ser isso. Estava a congeminar uma hipotese recheada de intriga, mistério e violência mas poupo-vos os detalhes :D

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Enviado: 13 set 2018, 22:55
por jfr2006
É exactamente o que o noway explicou. Assim, só precisam de contratar 22kW e não 44kW :(

E se fizessem a coisa bem, trocavam as fases numa das tomadas, de forma a que 2 veículos que carregassem a 6kW o conseguissem fazer, em vez de ficarem limitados a 3kW

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Enviado: 14 set 2018, 12:41
por cromissima
Resumindo...
Se o noway estiver certo, os Leaf estão lixados com estes novos carregadores da Prio :(

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Enviado: 14 set 2018, 13:13
por noway
Não necessariamente... se forem 2 leafs a carregar e o posto não usar a mesma fase em L1 (o pino do manecas que os monofásicos acho que usam)... carregam sempre no máximo. É fácil de fazer pois basta trocar 2 fios num dos cabos... quero acreditar que quem fabricou esses EVSEs pensou nos carros monofásicos. Como há muitos leafs por aí não vejo assim grandes problemas.

EDIT:
À medida que o tempo passa, há cada vez mais trifásicos.... :? :|

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Enviado: 07 nov 2018, 09:17
por cromissima
Só para atualizar.
Já carreguei o meu Leaf 2.0 ao mesmo tempo que outro Leaf 2.0 e carregaram os dois a 6,7Kw.
Menos mal.
Obrigada pelos feedback

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Enviado: 07 nov 2018, 12:20
por noway
Boa notícia para os monofásicos... ;)

Re: Novo carregador do IKEA de Alfragide

Enviado: 07 nov 2018, 16:57
por t3lmo
Todas as suposições estão corretas e é assim o funcionamento dos Efimob com repartição (e não balanceamento) de potência.
Só para relembrar que o antigo posto de 7.4 kW (MC) está instalado e a funcionar no parque coberto do outro lado (piso 2, parque B).

Imagem