Análise de TCO CI vs VE

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por VETL » 29 set 2018, 11:58

Essa da manutenção em 8 anos fez-me rir.
Até vou fazendo um esforço para tentar conseguir levar a sério algo teu aqui e ali. Mas assim é impossível...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por BrunoFonseca » 29 set 2018, 14:00

É pá esqueçam tudo... Estou de férias na Madeira e tive que alugar um ICE.... que saudades do meu ZOE.
VE é muito mais do que economia. É um estilo de vida (e de condução)

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por alarmesdomeco » 29 set 2018, 14:20

CASM Escreveu:
29 set 2018, 11:53

Depois de 120000km tens que começar a acrescentar nos próximos tempos outras despesas, correia de distribuição, bomba da agua , bomba do oleo, embraiagem, etc etc e mais as 1001 peças que carro deve ter.
mas claro tu trocas de carro antes disso acontecer, logo tens de somar ao preço inicial a compra do 2º carro, no caso do eletrico eu so tenho de trocar de bateria.
A Troca da correia neste modelo é aos 180.000km, portanto a continuar a fazer os 15.000KM/anuais tenho carro para mais 4 anos antes de ter uma revisão mais cara.
O motor do 207 1.6 HDI 90CV é conhecido por ser muito fiável (ate´agora confirmo).
De aspecto interior e com 8 anos ja se nota o desgaste dos apoios dos braços nas portas, os plásticos riscados etc etc,

Seja VE ou seja CI o interior vai-se sempre desgastando e a historia de que é so pagar os 7000€ e trocar a bateria pode não ser tão linear e simples.

Será que em 2021 ainda existira a bateria para o leaf 24kwh
Será que em 2025 ainda existira bateria para o leaf 30kwh
Será que em 2027 ainda existira bateria para o leaf 40kwh

Já existem bateria no mercado externo disponíveis para comprar, ou teem de ser importadas da china..

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por alarmesdomeco » 29 set 2018, 14:22

VETL Escreveu:
29 set 2018, 11:58
Essa da manutenção em 8 anos fez-me rir.
Até vou fazendo um esforço para tentar conseguir levar a sério algo teu aqui e ali. Mas assim é impossível...
Conta mais..também me quero rir :D
Desenvolve, não guardes para ti, diz o que te vai na alma..

Do site da peugeot parece-te caro 267€ kit distribuição ?

Imagem

E este esta caro 77€ Mudanca de oleo ?

Imagem

É mesmo so rir..
Última edição por alarmesdomeco em 29 set 2018, 17:33, editado 1 vez no total.

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por RaaR » 29 set 2018, 15:18

alarmesdomeco Escreveu:
29 set 2018, 11:36
Voltando aqui a este ponto de discussão.

É certo e sabido que o VE tem de fazer a revisao na MARCA anualmente para manter a garantia e enquanto nao existirem oficinas VE especializadas o custo da manutenção é “quase” fixo.

Num CI a revisao na MARCA varia entre os 150€ e os 300€ Dependendo do modelo.

Exemplo:
Peugeot 207 DIESEL (2010)
primeira revisao 20.000km =160€ (Marca Azeitao car)
Segunda revisao 40.000km = 220€ (Marca azeitao car)

Depois da garantia dos 2 anos o local da revisao é a escolha do cliente.
60.000
80.000
100.000

Fiz recentemente a revisao dos 120.000km (oficina local) e custou-me 110€ Com o mesmo oleo, filtros etc que utilizam Marca (garantia 12 meses)

No total “teria” gasto 820€ em 8 anos de revisoes que da a media de 102€ anuais.

Portanto tirando os 2 primeiros anos, o preco das revisoes do CI não é o bicho papao que inflacionam o custo de manutencao..
Usei os teus número para a manutenção do Peugeot 308. Se quiseres, podes colocar a manutenção do Peugeot a 0 € e mesmo assim o Leaf ficaria mais barato ao fim de 5 anos e 100.000 km. É só olhar para os números.

Se olharmos aos custos de manutenção fora das garantias, aí os VE ainda compensam mais. Muito mais. Basta olhar para os preços das extensões de garantia num ICE e num VE para ver a diferença. Não fiz essas contas para mim porque nunca fico com um carro muitos anos, mas já vi os valores e costumam ser à roda de quatro vezes maiores nos ICE (em segmentos iguais).

De resto, se achas que a manutenção de um veículo de combustão interna, ao longo de oito anos, fica em 102 € por ano, fico a perceber que estamos tão distantes na nossa percepção da realidade, que nunca poderemos chegar a um meio termo.

É evidente que tu ponderaste comprar um VE e acabaste por não o fazer. Não sei da tua vida mas acredito que talvez tenhas feito a escolha certa para ti. Agora, porém, estás a tentar validar a tua decisão e está a causar-te algum desconforto que as pessoas deste fórum, que escolheram de forma diferente (e que já tiveram ICE no passado), não concordem contigo. Não tentes convencer-nos com contas mal feitas. É melhor para ti ajustares a tua expectativa no sentido de aceitar que se estás contente com a tua opção, não precisas da nossa validação e, se não estás contente, nada que nós possamos dizer vai mudar isso.

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por alarmesdomeco » 29 set 2018, 16:35

RaaR Escreveu:
29 set 2018, 15:18

Usei os teus número para a manutenção do Peugeot 308. Se quiseres, podes colocar a manutenção do Peugeot a 0 € e mesmo assim o Leaf ficaria mais barato ao fim de 5 anos e 100.000 km. É só olhar para os números.

Se olharmos aos custos de manutenção fora das garantias, aí os VE ainda compensam mais. Muito mais. Basta olhar para os preços das extensões de garantia num ICE e num VE para ver a diferença. Não fiz essas contas para mim porque nunca fico com um carro muitos anos, mas já vi os valores e costumam ser à roda de quatro vezes maiores nos ICE (em segmentos iguais).

De resto, se achas que a manutenção de um veículo de combustão interna, ao longo de oito anos, fica em 102 € por ano, fico a perceber que estamos tão distantes na nossa percepção da realidade, que nunca poderemos chegar a um meio termo.

É evidente que tu ponderaste comprar um VE e acabaste por não o fazer. Não sei da tua vida mas acredito que talvez tenhas feito a escolha certa para ti. Agora, porém, estás a tentar validar a tua decisão e está a causar-te algum desconforto que as pessoas deste fórum, que escolheram de forma diferente (e que já tiveram ICE no passado), não concordem contigo. Não tentes convencer-nos com contas mal feitas. É melhor para ti ajustares a tua expectativa no sentido de aceitar que se estás contente com a tua opção, não precisas da nossa validação e, se não estás contente, nada que nós possamos dizer vai mudar isso.

Claro que o preço de revisões é diferente para todas as marcas de veículos e modelos, tal como o é nas Tesla, Kia, Nissan,
O exemplo que dei é para um veiculo do Segmento B.
A mudança de oleo de um Bugati são 25.000€ coisa pouca.

Não estou a tentar validar nada, nem me causa desconforto, e haver opiniões contrarias é sempre positivo, se todos so comêssemos carne ou peixe é que era mau.
Não estou aqui para convencer ninguém, afinal isto não é um topico de discussão sobre CI VS VE


RaaR Escreveu:
29 set 2018, 15:18

Nissan 100.000 km em 5 anos
Preço: 36.000 €
Energia: 1.500 €
Selo: 0 €
Revisões (5 anos): 313 €
Total: 37.813 €

Peugeot 100.000 km em 5 anos
Preço: 32.850 €
Diesel: 6.000 €
Selo: 750 €
Pack revisões 100.000 km (5 anos): 1.500 €
total: 41.100 €
Observa as contas que fizeste, Colocas o Peugeot 308 Versão allure a 32.850€..

Não existem mais versões, mais escolhas, para mais carteiras ?
No Leaf começa os preços nos 33.400€ até aos 36.750€

Allure, 5 Portas
1.5 BlueHDi 100 cv Manual de 6 velocidades STT
100 g/km
PREÇO FINAL
26 220 € c/IVA

Allure, 5 Portas
1.5 BlueHDi 130 cv Manual de 6 velocidades STT
96 g/km
PREÇO FINAL
28 840 € c/IVA

Allure, 5 Portas
1.5 BlueHDi 130 cv Automática de 8 velocidades
98 g/km
PREÇO FINAL
30 650 € c/IVA

Dizes bem quando fiz a escolha certa para mim...cada um sabe da sua carteira
A uns 3 meses se tivesses dado o meu peugeot 207 (2010) ainda me davam 9.000€ de incentivo por ele e colocava mais 10.000€ pela versão 2008 de serviço (diesel) olha é o preço de uma bateria nova e trocar de carro a cada 8 anos.

208
SIGNATURE, 5 PORTAS
1.5 BLUEHDI 100 CV MANUAL DE 6 VELOCIDADES
97 g/km
PREÇO FINAL
19 315 € c/IVA

Mas preferi ficar quieto porque comprei este carro Novo, sei o motor que está ali, tem sido gasóleo, revisões e andar...agora até já tem não 1 mas 2 avisadores de FAP DIY.








.
Última edição por alarmesdomeco em 29 set 2018, 16:47, editado 1 vez no total.

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por marcopns » 29 set 2018, 16:36

alarmesdomeco Escreveu:
29 set 2018, 14:20
CASM Escreveu:
29 set 2018, 11:53

Depois de 120000km tens que começar a acrescentar nos próximos tempos outras despesas, correia de distribuição, bomba da agua , bomba do oleo, embraiagem, etc etc e mais as 1001 peças que carro deve ter.
mas claro tu trocas de carro antes disso acontecer, logo tens de somar ao preço inicial a compra do 2º carro, no caso do eletrico eu so tenho de trocar de bateria.
A Troca da correia neste modelo é aos 180.000km, portanto a continuar a fazer os 15.000KM/anuais tenho carro para mais 4 anos antes de ter uma revisão mais cara.
O motor do 207 1.6 HDI 90CV é conhecido por ser muito fiável (ate´agora confirmo).
De aspecto interior e com 8 anos ja se nota o desgaste dos apoios dos braços nas portas, os plásticos riscados etc etc,

Seja VE ou seja CI o interior vai-se sempre desgastando e a historia de que é so pagar os 7000€ e trocar a bateria pode não ser tão linear e simples.

Será que em 2021 ainda existira a bateria para o leaf 24kwh
Será que em 2025 ainda existira bateria para o leaf 30kwh
Será que em 2027 ainda existira bateria para o leaf 40kwh

Já existem bateria no mercado externo disponíveis para comprar, ou teem de ser importadas da china..
Como disse lá atrás, eu tive um 207 1,6HDI. A partir dos 100 000km começaram os problemas graves. Foi o foi o filtro de partículas, o medidor de massa de ar e finalmente fiquei apeado devido a bomba injectora... foi aí que desisti e comprei o Leaf. Vendi o 207 no OLX com 7 anos e senti na pele a brutal desvalorização destes carros.

A questão da manutenção fora da marca depois do período de garantia é muito simples, eu prefiro um carro com uma garantia de 8 anos, nem que para isso tenha de pagar a manutenção mais cara durante 8 anos.

O preço que paguei pelo Leaf, semi-novo com 3 meses, dava para um Golf tambem semi-novo mas na versao de equipamento mais básica. Por isso considero que estou a poupar desde o momento da compra.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

RaaR
Mensagens: 178
Registado: 22 abr 2018, 05:42

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por RaaR » 29 set 2018, 18:20

alarmesdomeco Escreveu:
29 set 2018, 16:35
(…)

Claro que o preço de revisões é diferente para todas as marcas de veículos e modelos, tal como o é nas Tesla, Kia, Nissan,
O exemplo que dei é para um veiculo do Segmento B.
A mudança de oleo de um Bugati são 25.000€ coisa pouca.

(…)

Observa as contas que fizeste, Colocas o Peugeot 308 Versão allure a 32.850€..

Não existem mais versões, mais escolhas, para mais carteiras ?
No Leaf começa os preços nos 33.400€ até aos 36.750€

Allure, 5 Portas
1.5 BlueHDi 100 cv Manual de 6 velocidades STT
100 g/km
PREÇO FINAL
26 220 € c/IVA

Allure, 5 Portas
1.5 BlueHDi 130 cv Manual de 6 velocidades STT
96 g/km
PREÇO FINAL
28 840 € c/IVA

Allure, 5 Portas
1.5 BlueHDi 130 cv Automática de 8 velocidades
98 g/km
PREÇO FINAL
30 650 € c/IVA

(…)
Nota que não coloquei o preço do Leaf mais barato porque não é o que a maioria compra, mas sim do N-Connecta.

Quanto ao Peugeot que escolhi para comparação, procurei o que estaria mais próximo do Leaf. Obviamente que o de 130 cv continua a ser muito menos ágil que o Leaf, mas está mais perto que o de 100 cv. Da mesma forma, o Leaf não tem mudanças, fazendo com que a comparação mais honesta seja com o de mudanças automáticas e não o de caixa manual. Ou tu já percebias isto à partida e estás a ser desonesto na tua argumentação ou não o percebias e, nesse caso, temos aqui um problema mais difícil de resolver.

Não adianta vir falar de outros carros para tentar ter razão. Se queremos comparar os custos entre ICE e VE, e foi aí que o tópico começou, só é honesto fazê-lo procurando carros o mais semelhantes possível nas suas restantes características.

Claro que há ICE mais baratos, tal como há VE mais baratos, ICE mais caros e VE mais caros.

Um Tesla Model X sai mais caro que um Renault Clio.
Um Tesla Model X sai mais barato que um Bugatti Chiron.
Um Citroën C-Zero sai mais barato que um BMW 330i.

Todas as afirmações acima são verdadeiras, mas nenhuma ajuda ao nosso debate.

Tu queres ter razão. Não há problema, é humano querer ter razão. Infelizmente, a tua vontade de ter razão é maior do que a tua vontade de aceitar os factos que te foram apresentados. Comparando carros do mesmo segmento, com características semelhantes, com negociação de preço semelhante, um VE tem um custo total de posse inferior a um ICE a partir de um determinado número de quilómetros, que muitas vezes nem precisa de ser elevado. Isto é um facto, não uma opinião. Estou em paz com a ideia de tu não acreditares nisto mas espero que outras pessoas inexperientes, que um dia venham a este fórum aprender algo sobre a mobilidade elétrica, consigam olhar para os números e ver o óbvio.
alarmesdomeco Escreveu:
27 set 2018, 00:31
(…)
Bem sabemos que a bateria vai perdendo capacidade/autonomia e vai precisar de carga mais vezes e isso aumenta aos poucos o consumo diario/mensal/anual.
Reparei agora que no início deste tópico disseste isto. Estás tão mal informado sobre a forma como um VE funciona que não faz sentido discutires tanto com quem tem muito mais conhecimento e experiência que tu.

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por labutess » 29 set 2018, 18:29

alarmesdomeco :shock:
Só queria prevenir te na correia de distribuição, olha que não é só os kms que contam,é tb os anos e com 8 anos pondera mudar já a correia , o kit por esse preço tem tb a bomba de água? E esse óleo protege bem o turbo?,alguns turbos desse modelo gripam por entupimento do canal do óleo . As contas só são bem feitas quando a viatura não tem essas peças para avariar.

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por alarmesdomeco » 29 set 2018, 19:46

RaaR Escreveu:
29 set 2018, 18:20

Reparei agora que no início deste tópico disseste isto. Estás tão mal informado sobre a forma como um VE funciona que não faz sentido discutires tanto com quem tem muito mais conhecimento e experiência que tu.
Estou tão mal informado sobre os VE que em 08-junho-2018 abri um topico sobre um Problemas de reset das barras do leaf que poderia ser usado nas viaturas usadas.

viewtopic.php?f=8&t=7324

E para descobrir isso tive de ir ao forum da Tesla que me redirecionou ao Forum americano do mynissanleaf.com e verifiquei que era uma situaçao de 2014
Mais algumas leituras e pesquisas e pelo menos 2 utilizadores já tinham comprado Leaf usados com a bateria em Reset.

Já agora...sabes, não é nos forums dos utilizadores da Marca que se descobrem os maiores problemas dos carros, mas sim nos forums concorrentes.

Por vezes vou ao mynissanleaf.com ler sobre a tesla
Por vezes vou ao forum telsa ler sobre o leaf
Por vezes vou ao novaenergia ler sobre o o leaf e vice versa.

Existem algumas excepções é claro ...basta ver por exemplo um Moderador do Forum mynissanleaf "dhanson865" a "ensinar" aos outros utilizadores do Nissan Leaf o que é a degradação da TESLA..

http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... 10#p432177

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”