Análise de TCO CI vs VE

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alarmesdomeco
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Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por alarmesdomeco » 26 set 2018, 23:57

Nonnus Escreveu:
26 set 2018, 12:36

gasóleo = 5.5L x 1.35€ = 7.425€ a cada 100km
Electricidade = 12.5kw x 0.10€ = 1.25€ a cada 100km

valor gasto em gasóleo para fazer 40000km = 2970€

valor gasto em electricidade para fazer 40000km = 500€

Temos aqui uma poupança de 2470€.

Parabens
Significa que consegue uma autonomia de 320km com o Leaf para gastar os 500€ , parece-me demasiado optimista esses Km todos. :think: :think: :think: (Não acredito que ande sempre a ver a tartaruga)

Imagem

Num CI não atesta sempre no mesmo lugar...
Faça o mesmo exercício se a carga custasse num posto publico 0,40€ para os mesmos 320 KMs de autonomia

Electricidade = 12.5kw x 0.40€ = 5€ a cada 100km.

Imagem

Talvez este site faça mal as contas
https://guiacondominio.com/pt/Eco-Condo ... elpBattery

alarmesdomeco
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por alarmesdomeco » 27 set 2018, 00:31

Reparei agora que tem o Leaf 30Kwh

Então para gastar esses 500€ em 40000km tem de fazer uma autonomia de 240km, o que continua a ser um exagero de Km nesse carro.

Na calculadora do link acima se esse carro 30kwh tiver sempre uma bateria de autonomia com 160km e o carregar sempre a 0,40€ o que gasta em electricidade para fazer 40.000km são 3000€ ( o mesmo valor do que gastaria no diesel )

Bem sabemos que a bateria vai perdendo capacidade/autonomia e vai precisar de carga mais vezes e isso aumenta aos poucos o consumo diario/mensal/anual.

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BrunoAlves
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 27 set 2018, 01:34

0,4? Mas está tudo doido? :shock:
Em bi-horario económico é 1/4 disso..

Então será possível que o homem não saiba quanto gastou para carregar o carro? :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Ricardo
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Ricardo » 27 set 2018, 09:43

Não, na Califórnia já ouvi dizer que é esse o preço por isso está certo. O que eu não entendi é o que a tartaruga tem a ver com os consumos e a autonomia de 240 km.

mafgod
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por mafgod » 27 set 2018, 09:46

alarmesdomeco Escreveu:
26 set 2018, 23:57
Faça o mesmo exercício se a carga custasse num posto publico 0,40€ para os mesmos 320 KMs de autonomia

Electricidade = 12.5kw x 0.40€ = 5€ a cada 100km.
O preço a ser praticado nos postos públicos ainda é desconhecido.
Contudo, num PCR privado onde trabalho, o preço é de 0,20€/kWh +IVA (ainda não cobram mas é o valor indicado oficialmente).

E então.... quando dás o salto de fé? ;-)

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Nonnus
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 27 set 2018, 10:17

alarmesdomeco,

Eu nem me dei ao trabalho de ir ver o site, porque logo a partida as tuas contas (ou do site) não fazem qualquer sentido.

Outra coisa que não consigo perceber é o que é que autonomia do carro tem a ver com os km andados versus consumo e sei lá mais o quê que foste buscar. :roll:

Quando comecei a ler o teu post tive de fazer uma pausa, voltar atrás para tentar perceber que raio de contas estas tu a fazer.

0.40€ o kw?

Em bi-horario cada kw sai a 0.10€!

O meu carro todos os dias faz cerca 200km, abala de casa com 100% e chega com cerca de 8%.

Eu nem sei como te explicar como as tuas contas não fazem qualquer sentido, porque tu foste buscar variáveis que nem sequer existem.

Mas pegando no que disseste o carro não faz 200km e pára - hoje já não anda mais.
Então para gastar esses 500€ em 40000km tem de fazer uma autonomia de 240km, o que continua a ser um exagero de Km nesse carro
Não consigo perceber este raciocínio. O carro num dia pode fazer 1000km, houvesse PCR´s espalhados por esse Portugal a fora.

Pegando no teu raciocínio ainda gastei menos de 500€ porque houve muitos carregamentos (pelo menos 28) que foram feitos em PCR´s e como sabes ainda é de graça.

A bateria vai perdendo capacidade, isto quer dizer o quê concretamente? Não percebi! O meu carro já não faz os 200km é isso?

Então não faz 200km a minha mulher fica a pé todos os dias :mrgreen: e vem de reboque.

Aqui dou-te o beneficio da dúvida como não tens um VE é normal que não saibas ler o Leaf Spy (imagem postada), mesmo eu não sei o que são certos valores que ele apresenta. Mas por exemplo, existe um valor que é o SOH (state of Health) que indica o estado da bateria (degradação) e como podes ver o meu carro ainda apresenta um valor de 96.41% isto quer dizer que ainda esta como nova. Já vi carros novos com valores iguais a este.

Depois se perde autonomia como dizes vai dar para menos KM mas isto não invalida de o carro continuar a fazer 200km, 300km por dia, o que vai acontecer é que tem de carregar mais vezes. O que é que a autonomia implica o nº de KM feitos por dia versus o valor gasto?

É sempre igual, fazes é mais carregamentos, mas a energia necessária para fazer esses KM tem a ver é com a média que fazes, que no meu caso é de 12.5KW.h.

Eu não sei se me estou a conseguir explicar, porque tu baralhaste tanto as contas que até me trocaste as ideias. :?

Já agora estas a por em dúvida propriamente o quê?

- A autonomia do carro?

- Que o carro fez os 40000km num ano?

- Que apenas gastei 500€ em electricidade?

A resposta a estas perguntas estão todas neste DB basta perderes um bocadinho de tempo a ler desde a página nº 1. Caso ainda assim tenhas dúvidas terei todo o gosto de ir ter contigo para veres in loco que o carro é de Junho de 2017 veio para as minhas mãos em 25 de setembro de 2017 com 3100km e ao dia de hoje a esta hora conta com mais de 43000km, porque ontem fez mais cerca de 200km e hoje já fez pelo menos mais 92km.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por alarmesdomeco » 27 set 2018, 10:27

Ricardo Escreveu:
27 set 2018, 09:43
Não, na Califórnia já ouvi dizer que é esse o preço por isso está certo. O que eu não entendi é o que a tartaruga tem a ver com os consumos e a autonomia de 240 km.
Se a autonomia total do Leaf 30 for 200km, presumo que utilize aprox 160/170km antes de carregar novamente, ou para ter um VE é preciso sempre andar com o "coração nas mãos" ? apenas estou a ser razoável na observação dos números.

Usando a calculadora nesse site para 40.000km anuais e 160km úteis do leaf 30

a 0.10€ gastaria 750€
a 0,20€ gastaria 1500€
a 0,30€ gastaria 2250€
a 0.40€ gastaria 3000€

Um exemplo de outras contas que fiz noutro forum
Peugeot 1.5 BlueHDi 130 cv Automática de 8 velocidades
A partir de 27 570 € c/IVA

Consumo Misto 3,6L /100km ou Consumo Urbano 3,3L/100

Contas para consumo Misto carregamentos em qualquer ponto do Pais

20.000Km/Ano
Custo Mensal - 84€ ( com o diesel a 1,40€/L )
Custo energetico 1008€ / ano
Custo energetico 5040€ / 5 anos ou 100.00km

Um Leaf 40 custa 35.000€ e Apenas carregamentos em casa no Vazio

20.000km/ano
custo energetico 24€/mensal
custo energetico 285€/anual
custo energetico 1429€ /5 anos ou 10.000km

Diferenças energética ao fim de 5 anos- 3611€ em favor do electrico
Diferença de preço na compra 7500€ em favor do Diesel

Total: 7500€- 3611= 3889€ em favor do diesel

Observação:
A esse valor de 3889€ serviria para a diferença de Despesas de manutenção que são superiores num Diesel e ainda sobra muitos €€€ para o selo do carro.
No VE quem comprar uma wallbox gastara mais ou menos 1500€

Em contrapartida ter um VE e ao aumentar a potencia em casa vai acabar por gastar mais electricidade mensalmente (fora do vazio ) no consumo gerado pelos electrodomésticos.

Observação 1 : um Diesel nunca vai gastar 3,6L/100km mas um VE também nunca vai gastar apenas 0,10€ pelo preço de 1 Kw/h
Por vezes vejo números demasiados optimistas de condutores de VE, e por vezes são desfasados da realidade.

alarmesdomeco
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por alarmesdomeco » 27 set 2018, 10:32

Nonnus Escreveu:
27 set 2018, 10:17
alarmesdomeco,

Eu nem me dei ao trabalho de ir ver o site, porque logo a partida as tuas contas (ou do site) não fazem qualquer sentido.
Se achas que as contas do simulador (site) estão erradas, e achas estas 100% correcto eu não sou ninguém para ter contrariar.

https://guiacondominio.com/pt/Eco-Condo ... elpBattery

um bom dia

mafgod
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por mafgod » 27 set 2018, 10:52

Usando a calculadora nesse site para 40.000km anuais e 160km úteis do leaf 30

a 0.10€ gastaria 750€
a 0,20€ gastaria 1500€
a 0,30€ gastaria 2250€
a 0.40€ gastaria 3000€
Não é preciso de nenhum site para fazer as contas... basta uma calculadora... pode ser a do windows :-)

40.000km a uma média de 12,5kWh por cada 100km, dá: 40.000/100x12,5 = 5.000 kWh
Se, tiveres tarifário bi-horário, em vazio, são 0,10€/kWh com IVA, assim 5.000 x 0,1 = 500€
Se carregares fora de vazio, cheio, são ~0,20€kWh + IVA, assim 5.000 x 0,2 x 1,23 = 1.230€
Se tiveres tarifário simples, sã0 0,16€/kWh + IVA, assim 5.000 x 0,16 x 1,23 = 984€

Simples, simples :-)
Bem sabemos que a bateria vai perdendo capacidade/autonomia e vai precisar de carga mais vezes e isso aumenta aos poucos o consumo diario/mensal/anual.
Perder capacidade é... carregar menos, leva menos energia. Assim terá dec carregar mais vezes. A média consumo irá manter-se.....
Agora, o que podes estar a dizer é.... ter de carregar mais vezes, levará a carregar fora de casa, logo, estará dependente dos preços praticados e o preço será superior ao de casa.
Aqui concordo.... mas.... mesmo assim, ainda compensa face ao diesel :-)
E como disse, tenho um PCR onde trabalho em que o custo será igual ao de casa em horário fora do vazio :-)

Venha o pagamento que soluções haverá para todos ;-)

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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 27 set 2018, 10:58

alarmesdomeco Escreveu: Se achas que as contas do simulador (site) estão erradas, e achas estas 100% correcto eu não sou ninguém para ter contrariar.
Isto é tão fácil de resolver. Amanhã estas em Vendas Novas as 8h para fazeres o trajecto diário com a minha mulher. Acaba-se logo as dúvidas e o cepticismo e as contas optimistas e pessimistas. Já agora não tenhas problemas que vais fazer a viagem a velocidades normais e com AC ligado tal e qual fazes no teu carro.

O Leaf de 30KW não tem uma autonomia de 170km tem uma autonomia entre os 200 e os 250km dependendo do tipo de condução, velocidade e do desnível do terreno. Posso-te dizer que já tive estimativas de 263km se os fiz, não, não fiz.
ou para ter um VE é preciso sempre andar com o "coração nas mãos"
Sim, nos primeiros meses até perceberes até onde podes ir com o carro andas, e até existe um nome para isso, chama-se range anxiety. Depois isso tem tendência a passar porque começas a conhecer os limites do carro e até onde podes ir.

Já agora deixo-te o convite para ires comigo ao encontro iberico de VE´s em Badajoz. Da minha casa até Badajoz fazendo o percurso Elvas, Campo Maior, Badajoz são 174km. Queres fazê-lo comigo para veres que carro o faz sem problemas nenhuns?

Melhor que isto não te posso fazer.
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- 6 anos depois 160000km

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