Análise de TCO CI vs VE

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pemifer
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Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por pemifer » 28 set 2018, 14:08

alarmesdomeco Escreveu:
28 set 2018, 13:35
pemifer Escreveu:
28 set 2018, 12:39

Eu não acompanhei todas as respostas, não sei se entretanto alguém reparou que onde no site fala em "capacidade" na realidade é o consumo.
Introduzindo um consumo realista, os valores são idênticos aos do nonnus.

O site faz bem as contas desde que se preencham os valores corretamente.
Acho que não.
Se colocar o ponteiro do rato em cima do quadrado para preencher indica-lhe o que se pretende que seja preenchido

veja

Imagem

e aqui

Imagem

A discordia de números aqui é que no site alterando a autonomia que a viatura faz dá imensas diferenças de poupança ou gastos ao fim do ano.

No topico do Nommus eu fui colocado a autonomia (240km) até atingir o valor de 500€/anuais para o leaf 30kwh

Por isso questionei no topico os 240km de autonomia do Leaf 30 com a carga a 100% até chegar a 0% e mencionei se para aquele percurso (sem carregar em postos públicos ) não iria chegar á tartaruga.

Tudo o que seja posto publico a pagar futuramente pode ser o dobro ou o triplo, ou quadruplo do que se carrega no vazio.
Ainda bem que você é um expert e que os seus "achismos" são mais importantes do que os factos.
É que os numeros do nonnus batem certo com os meus e batem certo com os do resto dos utilizadores.
Se você acha que o calculador está correto e que no forum é só aldrabões, eu também acho que faz muito bem!
E também acho que o seu nível de seriedade é abaixo de zero.
Cada um acha o que quer, afinal vivemos em democracia!

alarmesdomeco
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Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por alarmesdomeco » 28 set 2018, 14:26

jfr2006 Escreveu:
28 set 2018, 13:59
Quando alguém acredita que o facto de a bateria sofrer degradação (que afecta a autonomia total), afecta também a média e que se continua a gastar a mesma energia para carregar a bateria degradada, não há mais nada para discutir :lol:

É o mesmo que achar que apesar de o tanque de combustível levar menos litros, continua a meter-se os mesmos litros que antes :roll:
A calculadora acho que esta bem feita, para todo o tipo de percurso A, B, C, D

Por exemplo:
Para fazer o percurso A + B de 100km e o carro tem autonomia de 200km pode carregar a cada 2 dias.
Mas se a bateria for perdendo autonomia pode ir precisando de carregar a cada 1.8 dias, 1.7 dias etc etc ( falando hipoteticamente)

Imagine que durante um ano faz 365 carregamentos e custa 365€
Se fizer 400 carregamentos vai custar 400€ (talvez seja menos porque agora a bateria tera uma menor carga)

jfr2006
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Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por jfr2006 » 28 set 2018, 14:29

Logo ai a calculadora está errada, porque assume que a energia necessária para carregar uma bateria nova e uma bateria com degradação é a mesma... :roll:

alarmesdomeco
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Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por alarmesdomeco » 28 set 2018, 14:38

pemifer Escreveu:
28 set 2018, 14:08



Ainda bem que você é um expert e que os seus "achismos" são mais importantes do que os factos.
É que os numeros do nonnus batem certo com os meus e batem certo com os do resto dos utilizadores.
Se você acha que o calculador está correto e que no forum é só aldrabões, eu também acho que faz muito bem!
E também acho que o seu nível de seriedade é abaixo de zero.
Cada um acha o que quer, afinal vivemos em democracia!
@pemifer
Eu apenas indiquei o que que a calculadora faz com prints ..não estou a perceber porque essa agressividade

--Dont kill the messenger--

Por favor nao diga que eu chamei aldrabei aos utilizadores porque ISSO NÃO É VERDADE..
Não se pode questionar números e consumos ?

Eu disse no primeiro post....então os valores e os números da calculadora do site deve estar errada, retorne ao primeiro post e leia o que escrevi..

Vivemos em democracia pois vivemos , mas aqui ja me chamaram de aldrabão, ignorante, troll e que sou contra os VE...as pessoas ofendem quando existe falta de argumentos essa é que é essa..
Última edição por alarmesdomeco em 28 set 2018, 14:39, editado 1 vez no total.

alarmesdomeco
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Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por alarmesdomeco » 28 set 2018, 14:39

jfr2006 Escreveu:
28 set 2018, 14:29
Logo ai a calculadora está errada, porque assume que a energia necessária para carregar uma bateria nova e uma bateria com degradação é a mesma... :roll:
Pronto se calculadora esta errada, esta errada, podem fechar o topico.

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Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por jfr2006 » 28 set 2018, 14:48

Mas já que insiste em usar a calculadora, tem de colocar os valores reais:

Imagem

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:lol:

alarmesdomeco
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Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por alarmesdomeco » 28 set 2018, 14:56

jfr2006 Escreveu:
28 set 2018, 14:48
Mas já que insiste em usar a calculadora, tem de colocar os valores reais:

Imagem

Imagem

:lol:
28kwh, 27, 26, 25

200km, 195, 190 185

E por ai adiante

Mas colocou 30.000km em 10 anos...ou seja o seu VE NUNCA ENVELHECE.

Grande maquina..

E assim se come gelados con a testa.

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Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por jfr2006 » 28 set 2018, 15:19

Sim, e?

Talvez o seu CI nunca envelheça, não precise de uma manutenção muito cara... :roll: :roll:

Não percebo qual o seu objectivo...demonstrar o quê? Acha que média de consumo sobe com a idade?

Mais de 3 utilizadores já lhe mostraram dados/resultados reais...você continua a apoiar-se em valores fictícios, sem ter nenhum caso real... :roll:

Realmente, como já foi dito por aí: é estar a alimentar o troll

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Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por Nonnus » 28 set 2018, 16:02

alarmesdomeco Escreveu:
28 set 2018, 14:56

28kwh, 27, 26, 25

200km, 195, 190 185

E por ai adiante

Mas colocou 30.000km em 10 anos...ou seja o seu VE NUNCA ENVELHECE.

Grande maquina..

E assim se come gelados con a testa.
Não é comer gelados com a testa, é perceber o funcionamento da coisa, que eu acho que tu ainda não percebeste embora já tenha sido explicado.

Um carro mesmo que perca autonomia em 10 anos pode continuar a fazer a mesma 200km por dia, o que vai acontecer é ter de carregar mais vezes. O consumo continua igual. A capacidade da bateria (30KWh de armazenamento) não tem nada a ver com o consumo (12.5KW.h/100km).

Vamos imaginar num carro a gasoleo com deposito de 20 litros e um com um deposito de 200 litros e os dois com consumos de 5l aos 100km. Ambos fazem 500km por dia, mas o que tem o deposito mais pequeno tem de abastecer mais vezes para fazer os mesmos 500km. Num carro eléctrico é o mesmo.

Exemplo pratico: O meu carro neste momento armazena 30KWh e faz 200km. A minha mulher vai e vem para o trabalho sem carregar. Daqui a 10 anos vamos imaginar que o carro só tem capacidade de armazenamento de 15KWh, a minha mulher continua a ir para o trabalho mas já não consegue voltar para casa sem ter de carregar. Carregando no trabalho mais 15KWh já consegue voltar. Continua a fazer os mesmo 200Km por dia, mas faz mais um carregamento, mas continua a gastar os mesmos 30KWh.

Se depois desta explicação continuares a insistir, desisto porque melhor que isto não consigo explicar. Capacidade é uma coisa, consumo por cada 100km é outra.
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Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por BrunoAlves » 28 set 2018, 16:13

Mais uma vez, acho extremamente redutora esta comparação exclusivamente ao custo.

A única vantagem do ICE relativamente ao VE é a possibilidade de fazer grandes viagens a velocidades muito altas e com menos tempo de paragem (a mim, como não conto sair do país de carro, e o país é relativamente pequeno, não me faz espécie nenhuma). Famílias com mais que um carro têm facilidade de ter um BEV, de caras.

Há muitas outras vantagens no VE: carregar enquanto durmo é impagável. Garagem limpa e sem cheiros. Silêncio e paz ao volante. Etc.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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