Análise de TCO CI vs VE

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por BrunoAlves » 28 set 2018, 16:16

alarmesdomeco Escreveu:
28 set 2018, 14:56
E assim se come gelados con a testa.
Era evitado. Estás enganado e ainda por cima atiras bocas desnecessárias. Assim não é fácil manter a discussão :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por mjr » 28 set 2018, 16:21

Eu acho que aqui a discussão toda partiu das premissas erradas por parte do utilizador alarmesdomeco de que a energia gasta a carregar a bateria é sempre a mesma, esteja ela nas lonas ou ainda com alguma carga ou estando com menor capacidade que a original. Não sei como é possível assumir isto, mas enfim.

O consumo de um VE por 100km é a única coisa que interessa para calcular o gasto em eletricidade, tal como num ICE o que interessa são os l/100km e não a capacidade do depósito.

Tanto os ICE como os VE têm um aumento de consumo com o passar do tempo, os primeiros por perdas maiores no motor (menor compressão, sujidade, etc) e os segundos menor capacidade de regeneração e perdas na bateria devido à degradação e aumento da Ri. Ambos devem andar por volta dos 10%, talvez nos ICE um pouco mais. Mas a parte interessante é que com o mesmo aumento percentual de consumo, a diferença entre os dois AUMENTA. Imaginemos um VE que gasta 10kW.h/100km e um ICE que gasta 5l/100km. Um aumento em 10% no consumo dá 11kW.h para o VE e 5,5l/100km para o ICE.

Agora as contas:

10kW.h x0,1€/kW.h = 1€/100km
5l/100km x 1,3€/l = 6,5€/100km

Diferença: 5,5€/100km

Com degradação:

11kW.h x0,1€/kW.h = 1,1€/100km
5,5l/100km x 1,3€/l = 7,15€/100km

Diferença: 6,05€/100km

Ou seja com o passar do tempo, a diferença entre o ICE e o VE ao nível de custo por 100km AUMENTA.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por alarmesdomeco » 28 set 2018, 16:26

Nonnus Escreveu:
28 set 2018, 16:02
alarmesdomeco Escreveu:
28 set 2018, 14:56

28kwh, 27, 26, 25

200km, 195, 190 185

E por ai adiante

Mas colocou 30.000km em 10 anos...ou seja o seu VE NUNCA ENVELHECE.

Grande maquina..

E assim se come gelados con a testa.
Não é comer gelados com a testa, é perceber o funcionamento da coisa, que eu acho que tu ainda não percebeste embora já tenha sido explicado.

Um carro mesmo que perca autonomia em 10 anos pode continuar a fazer a mesma 200km por dia, o que vai acontecer é ter de carregar mais vezes. O consumo continua igual. A capacidade da bateria (30KWh de armazenamento) não tem nada a ver com o consumo (12.5KW.h/100km).

Vamos imaginar num carro a gasoleo com deposito de 20 litros e um com um deposito de 200 litros e os dois com consumos de 5l aos 100km. Ambos fazem 500km por dia, mas o que tem o deposito mais pequeno tem de abastecer mais vezes para fazer os mesmos 500km. Num carro eléctrico é o mesmo.

Exemplo pratico: O meu carro neste momento armazena 30KWh e faz 200km. A minha mulher vai e vem para o trabalho sem carregar. Daqui a 10 anos vamos imaginar que o carro só tem capacidade de armazenamento de 15KWh, a minha mulher continua a ir para o trabalho mas já não consegue voltar para casa sem ter de carregar. Carregando no trabalho mais 15KWh já consegue voltar. Continua a fazer os mesmo 200Km por dia, mas faz mais um carregamento, mas continua a gastar os mesmos 30KWh.

Se depois desta explicação continuares a insistir, desisto porque melhor que isto não consigo explicar.
Eu percebi isso, e essa explicação so demostra que a calculadora esta correcta nos valores que apresenta.

Coloquem como exemplo na calculadora e comparem o custo energetico:

Autonomia 200km
Capacidade 30kwh
0,10€
15.000km
1 ano
custo energetico 225€

Autonomia 100km
Capacidade 15kwh
0,10€
15.000km
1 ano
custo energetico 225€

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por mafgod » 28 set 2018, 16:32

Desculpem voltar a insistir mas, fazendo umas contas pro alto, chega-se facilmente à conclusão de que, monetariamente falando:
Números redondos e admitindo consumos médios.... são necessários cerca de 10.000km por cada 1.000€ a mais na aquisição de um VE.
Ou seja, se um VE custa mais 10.000€ que um CI equivalente, serão necessários 100.000kms para compensar a diferença.
Portanto, e apenas a nível de consumo energético (nada de manutenções/IUCs/isenções...):
- comprar um CI usado, com uns 10 anos, por 5.000€ e fazer 10.000km/ano é monetariamente mais compensador face a um VE que custe mais de 15.000€, se o CI durar 10 anos/100.000km.
- comprar um CI usado, com uns 5 anos, por 10.000€ e fazer 20.000km/ano é monetariamente mais compensador face a um VE que custe mais de 30.000€, e fazer 10 anos/200.000km.

Agora, há muitos outros benefícios num VE, que até dou de barato a que quem tenha um CI os considere um mal e vice versa.

E se fizer:
- 25.000kms/ano durante 10 anos, e comprar um VE por 30.000€, é equivalente a ter comprado um ICE por 5.000€
- 40.000kms/ano durante 10 anos, e comprar um VE por 45.000€, é equivalente a ter comprado um ICE por 5.000€

Ou:
- 25.000kms/ano durante 10 anos, e comprar um VE por 45.000€, é equivalente a ter comprado um ICE por 20.000€
- 40.000kms/ano durante 10 anos, e comprar um VE por 60.000€, é equivalente a ter comprado um ICE por 20.000€

Ao fim de 10 anos, de certeza que terei mais gosto a gozo a conduzir um VE que um ICE :-)

CASM
Proprietário Leaf
Mensagens: 162
Registado: 19 mai 2016, 14:35
Data de fabrico: 30 jun 2016
Capacidade bateria: 81.92
Localização: Chaves

Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por CASM » 28 set 2018, 17:33

Não percebo porque é necessário tantas contas.
Eu comprei um VE, porque quis e porque pude, ainda tenho um ci, que só utilizo uma vez por mês para fazer 600km, porque preciso de muitos espaço e chegar rápido ao destino. Na ultima revisão do ci (120000km) Paguei 1000 euros e não eram avarias.
Faço 12000 km por ano no VE, sei perfeitamente que gastava menos se comprasse a gasolina, mas não há nada que pague a sensação de quando limpo a garagem não ver tudo negro, da porcaria (para não dizer outra coisa) que libertava o CI, que agora dorme sempre na rua.
Conclusão nunca mais volto a comprar um CI, e o que tenho será trocado em 2022 quando sair o VW buzz ou equivalente o leaf (30kw) ficará como 1º carro da filha que terá 18 anos.
Portanto (alarme do meco) não tem de convencer ninguém que é um erro comprar um VE, continue a poluir a atmosfera que nos todos contribuiremos com os nossos impostos para o SNS.
2009-Microgeração(fixa) 3,6kw ; A.Q.S -Solar-Termossifão
2010-Microgeração(upgrade) 4.2kw
2014-AQS-Bomba de Calor.
2016- Bicicleta eletrica; VE Nleaf-acenta 30Kw

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por pemifer » 28 set 2018, 17:55

alarmesdomeco Escreveu:
28 set 2018, 14:38
pemifer Escreveu:
28 set 2018, 14:08
Ainda bem que você é um expert e que os seus "achismos" são mais importantes do que os factos.
É que os numeros do nonnus batem certo com os meus e batem certo com os do resto dos utilizadores.
Se você acha que o calculador está correto e que no forum é só aldrabões, eu também acho que faz muito bem!
E também acho que o seu nível de seriedade é abaixo de zero.
Cada um acha o que quer, afinal vivemos em democracia!
@pemifer
Eu apenas indiquei o que que a calculadora faz com prints ..não estou a perceber porque essa agressividade

--Dont kill the messenger--

Por favor nao diga que eu chamei aldrabei aos utilizadores porque ISSO NÃO É VERDADE..
Não se pode questionar números e consumos ?

Eu disse no primeiro post....então os valores e os números da calculadora do site deve estar errada, retorne ao primeiro post e leia o que escrevi..

Vivemos em democracia pois vivemos , mas aqui ja me chamaram de aldrabão, ignorante, troll e que sou contra os VE...as pessoas ofendem quando existe falta de argumentos essa é que é essa..
Tem toda a razão, realmente a faltam-me argumentos.
Eu expliquei-lhe onde está o erro, você diz que não existe erro.
Que argumentos posso eu arranjar contra isso?
Eu não sei.
O que é certo é que com base no erro que você diz que não existe tirou conclusões.
Essas conclusões são falsas, pois os valores estão errados.
Explique-me você como é que eu, ou alguem, pode dar credibilidade a uma pessoa que recusa ver o erro e mantém conclusões falsas.

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por alarmesdomeco » 28 set 2018, 18:43

pemifer Escreveu:
28 set 2018, 17:55
alarmesdomeco Escreveu:
28 set 2018, 14:38
pemifer Escreveu:
28 set 2018, 14:08
Ainda bem que você é um expert e que os seus "achismos" são mais importantes do que os factos.
É que os numeros do nonnus batem certo com os meus e batem certo com os do resto dos utilizadores.
Se você acha que o calculador está correto e que no forum é só aldrabões, eu também acho que faz muito bem!
E também acho que o seu nível de seriedade é abaixo de zero.
Cada um acha o que quer, afinal vivemos em democracia!
@pemifer
Eu apenas indiquei o que que a calculadora faz com prints ..não estou a perceber porque essa agressividade

--Dont kill the messenger--

Por favor nao diga que eu chamei aldrabei aos utilizadores porque ISSO NÃO É VERDADE..
Não se pode questionar números e consumos ?

Eu disse no primeiro post....então os valores e os números da calculadora do site deve estar errada, retorne ao primeiro post e leia o que escrevi..

Vivemos em democracia pois vivemos , mas aqui ja me chamaram de aldrabão, ignorante, troll e que sou contra os VE...as pessoas ofendem quando existe falta de argumentos essa é que é essa..
Tem toda a razão, realmente a faltam-me argumentos.
Eu expliquei-lhe onde está o erro, você diz que não existe erro.
Que argumentos posso eu arranjar contra isso?
Eu não sei.
O que é certo é que com base no erro que você diz que não existe tirou conclusões.
Essas conclusões são falsas, pois os valores estão errados.
Explique-me você como é que eu, ou alguem, pode dar credibilidade a uma pessoa que recusa ver o erro e mantém conclusões falsas.
Se puder reler o meu post aonde respondi com os prints o funcionamento da calculadora acho que ficará esclarecido.

alarmesdomeco
Mensagens: 59
Registado: 19 jun 2018, 17:22
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por alarmesdomeco » 28 set 2018, 18:52

CASM Escreveu:
28 set 2018, 17:33
Não percebo porque é necessário tantas contas.
Eu comprei um VE, porque quis e porque pude, ainda tenho um ci, que só utilizo uma vez por mês para fazer 600km, porque preciso de muitos espaço e chegar rápido ao destino. Na ultima revisão do ci (120000km) Paguei 1000 euros e não eram avarias.
Faço 12000 km por ano no VE, sei perfeitamente que gastava menos se comprasse a gasolina, mas não há nada que pague a sensação de quando limpo a garagem não ver tudo negro, da porcaria (para não dizer outra coisa) que libertava o CI, que agora dorme sempre na rua.
Conclusão nunca mais volto a comprar um CI, e o que tenho será trocado em 2022 quando sair o VW buzz ou equivalente o leaf (30kw) ficará como 1º carro da filha que terá 18 anos.
Portanto (alarme do meco) não tem de convencer ninguém que é um erro comprar um VE, continue a poluir a atmosfera que nos todos contribuiremos com os nossos impostos para o SNS.
Um VE para fazer 12.000km/ano para mim é um luxo.
Concordo com o veiculo green etc etc..mas faça uma votação/poll de quantos utilizadores comprariam um VE se consumisse tanto como um CI.

Ps:nao estou a tentar convencer ninguem para nao comprar VE, se ficou com essa ideia é ler com mais atenção o topico.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por BrunoAlves » 28 set 2018, 19:47

Por isso é que acho que esta tua fixação com o preço é sem nexo.
Por essa ordem de ideias, desde que se pretenda um segmento C e o carro em análise seja um segmento C, qualquer que seja, o único que interessa é o mais barato. Não faz sentido, lamento...

Posso também dizer que, para os teus 15k km por ano, esse Peugeot de 32k€ é um luxo...

Não fica a ideia que estás a convencer ninguém a não comprar VE, mas fica a ideia nitida que não o queres fazer e vais a todos os argumentos (a maioria, como já se disse, pouco realistas) para te convenceres que tens razão.

Só olhas para o preço da perspectiva mais pessimista possível (e mesmo essas, exagerada). Muita gente vive a mais optimista, outras lá no meio, etc. E as experiências que se relatam aqui são, maioritariamente, bestiais. Não percebo porque é que essas, para ti, não têm qualquer valor...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Análise de TCO CI vs VE

Mensagem por Apr » 28 set 2018, 19:56

Acho que já percebi como o simulador funciona,

tem uma capacidade de bateria e uma autonomia, mas falta-lhe o consumo do carro. Como as contas de gasto tem que ser feitas com base no consumo do carro este valor tem forçosamente que ser calculado, da seguinte maneira:

Se uma bateria tem 10kWh de capacidade e tem autonomia para 100Km então o seu consumo dá 10kWh/100Km

Ou seja é impossivel comparar dois VE's de consumos diferentes e com a mesma capacidade da bateria, porque o simulador é... digamos... limitado.

A melhor forma de o usar do lado do eletrico será a de meter autonomia de 100Km e na capacidade os kWh que os nossos trajetos nos dão em média nas nossas zonas. Ou então se for bem aceite um valor medio de 14kWh / 100Km é meter 100Km e 14kWh, respetivamente.

Para alem disso o simluador tem outro erro que deve ser referido, que é o calculo das emissões. Novamente do lado do eletrico mete-se emissoes dos processo completo de fabrico e de produção de energia e no caso dos veiculos a combustão esse periodo é zero, só conta o que o carro efetivamente emite do cano de escape. E todos sabemos que o processo de extração, transporte, refinação e distribuição de produtos petroliferos é tudo menos zero emission :?

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”