Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

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Nonnus
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Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por Nonnus » 15 nov 2018, 13:27

Penso que os carros que referes trazem mennekes type 2. Mas por norma o carro que comprares já trás o EVSE de origem, por isso não tens que te preocupar com isso.

Basicamente o que tu estas a fazer é uma extensão da tua arrecadação até ao lugar de estacionamento. Precisas de uma extensão com cabo de 3 condutores (terra, neutro, fase) de 2.5mm para suportar até 16A. São mais caras que as de 1.5mm mas evita problemas de aquecimento. Não há muitas lojas a vender este tipo de extensão, mas encontras em lojas de material eléctrico.

O que eu também recomendava era ver que tipo de fios puseram até a tomada na arrecadação, pois já houve aqui relatos de pessoal que tinham na arrecadação fios de 1.5mm (espessura usada para iluminação) o que não é aconselhado para usar no carregamento do carro durante muitas horas.
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migle
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Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por migle » 16 nov 2018, 00:51

Ziggy Escreveu:
14 nov 2018, 12:51
O cabo de que espessura deverá ser?
Quanto mais, melhor. O EVSE de origem permite um carregamento para uma instalação normal de uma tomada, 2.5mm² ou 4 se forem dezenas de metros. Para carregar mais depressa, é preciso fio mais grosso. Com 6 ou 10, pode-se permitir o carro carregar a 32A (se a potência contratada o permitir).
O meu carrega em 12h com EVSE de origem, em 8h a 16A e em 4h30m a 32A.
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Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por Ziggy » 16 nov 2018, 10:25

Nonnus Escreveu:
15 nov 2018, 13:27
Penso que os carros que referes trazem mennekes type 2. Mas por norma o carro que comprares já trás o EVSE de origem, por isso não tens que te preocupar com isso.

Basicamente o que tu estas a fazer é uma extensão da tua arrecadação até ao lugar de estacionamento. Precisas de uma extensão com cabo de 3 condutores (terra, neutro, fase) de 2.5mm para suportar até 16A. São mais caras que as de 1.5mm mas evita problemas de aquecimento. Não há muitas lojas a vender este tipo de extensão, mas encontras em lojas de material eléctrico.

O que eu também recomendava era ver que tipo de fios puseram até a tomada na arrecadação, pois já houve aqui relatos de pessoal que tinham na arrecadação fios de 1.5mm (espessura usada para iluminação) o que não é aconselhado para usar no carregamento do carro durante muitas horas.
Se esses trazem mennekes, terei então de arranjar uma ficha mennekes em vez de uma schuko, caso opte por um desses. Então mas o EVSE de origem traz sempre uma ficha schuko? Tinha ficado com a ideia que seria só o da Nissan, mas nesse caso melhor.

Relativamente ao cabo da arrecadação, não faço a menor ideia. Como posso ter a certeza disso?

migle Escreveu:
16 nov 2018, 00:51

Quanto mais, melhor. O EVSE de origem permite um carregamento para uma instalação normal de uma tomada, 2.5mm² ou 4 se forem dezenas de metros. Para carregar mais depressa, é preciso fio mais grosso. Com 6 ou 10, pode-se permitir o carro carregar a 32A (se a potência contratada o permitir).
O meu carrega em 12h com EVSE de origem, em 8h a 16A e em 4h30m a 32A.
Percebo, mas caso seja de 1.5mm, creio que deverá ser complicada a alteração.

Já agora, e uma vez que isto é para ser feito no condomínio, foi-me pedido que fosse por uma empresa creditada, que passasse algum tipo de documentação. Alguém faz ideia de que tipo de valores estaremos aqui a falar para este tipo de trabalho?

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Nonnus
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Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por Nonnus » 16 nov 2018, 17:47

Ziggy Escreveu:
16 nov 2018, 10:25
Se esses trazem mennekes, terei então de arranjar uma ficha mennekes em vez de uma schuko, caso opte por um desses. Então mas o EVSE de origem traz sempre uma ficha schuko? Tinha ficado com a ideia que seria só o da Nissan, mas nesse caso melhor.

Relativamente ao cabo da arrecadação, não faço a menor ideia. Como posso ter a certeza disso?
Para veres que cabos chegam a tomada tens de desmontar a tomada e ver a espessura dos cabos. Se não te sentes familiarizado com isso o melhor é pedir alguém que perceba do assunto, podes apanhar um choque :angry-screaming:

Estas a confundir o EVSE com o cabo para carregamentos nos PCN´s. Os EVSE´s é tipo um carregador de um computador portátil só que maior, de um lado tem a ficha schuko e do outro tem o tipo de ficha que o fabricante do carro adoptou mennekes type1, type2 etc. logo não precisas de mais nada.

Para carregar em PCN´s usa-se outro cabo, que ao que parece nem todos trazem de origem, que de um lado tem o tipo de ficha que o fabricante adoptou* e no outro por norma tem mennekes type2.

*por exemplo no caso do Leaf de 30kW.h no lado que liga ao carro é type1 no outro lado é type2, já no leaf de 40kW.h é type2 dos dois lados.

Mennekes type1 - type2

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Mennkes type2 - type2

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Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por PMESS79 » 16 nov 2018, 18:53

Nonnus Escreveu:
16 nov 2018, 17:47
Muito boa explicação Nonnus!
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Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por Ziggy » 19 nov 2018, 09:48

@Nonnus, obrigado pela explicação ;)

Sim, é melhor não ser eu a fazer isso. Já desmontei e montei algumas tomadas mas pelo sim pelo não...

Relativamente a custos envolvidos em levar um electricista a fazer este tipo de trabalho, alguma ideia? Falaram-me em cerca de 600€, o que achei um bocado, se virmos que trata-se apenas de colocar uma tomada e uns 20m de cabo, isto claro, caso não seja necessário fazer a alteração do cabo que falavas, desde o quadro do apartamento até à arrecadação. Se pensar que o material deverá custar <50€, ainda são 550€ de mão-de-obra e um documento a dizer que está tudo de acordo com a lei.

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Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por PMESS79 » 19 nov 2018, 12:21

No meu caso, 15m de cabo, ficha, disjuntor no quadro principal, disjuntor no quadro da garagem, disjuntor para a tomada gastei +-170€.
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Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por migle » 19 nov 2018, 13:58

Ziggy Escreveu:
19 nov 2018, 09:48
Falaram-me em cerca de 600€, o que achei um bocado, se virmos que trata-se apenas de colocar uma tomada e uns 20m de cabo
600€ para isso é um roubo. Se não é para mudar cabos na parede, é melhor fazeres tu próprio. Se for outra pessoa a fazer (um espertinho) ainda vais ter de justificar porque é que tem de ser este cabo e não aquele. "Ah, mas não vale a pena pôr 30A aqui, você na sua casa tem x..." e outras questões idiotas que põem, quando não percebem que a instalação do carro pode comer toda a potência que entra em casa e pode estar preparada para mais ainda.

Recentemente, um colega mandou fazer uma instalação nova pela coluna de serviços, como eu recomendei. Dei-lhe uma lista com as grossuras de fios adequadas. O electricista acabou por convencê-lo que não valia a pena pôr mais que 4mm2.

Se vais avante, talvez seja melhor abrires o teu próprio tópico. E começa por medir os fios que chegam à arrecadação vindos da tua fracção, porque esse é o maior constrangimento, que pode obrigar a fazer tudo de outra maneira.
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Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por noway » 20 nov 2018, 11:32

Ziggy Escreveu:
16 nov 2018, 10:25
Relativamente ao cabo da arrecadação, não faço a menor ideia. Como posso ter a certeza disso?
Tal como tu, eu também andei com as mesmas dúvidas. Dá uma vista de olhos no meu DB, especialmente no tópico "Que corrente aguenta a minha instalação eléctrica? Como é que identifico a respectiva capacidade?"

viewtopic.php?f=56&t=7483
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