Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por Jfsmoreira » 12 out 2018, 14:01

Caríssimos,

Estou seriamente a pensar em comprar um LEAF de 24KWh

Agora não percebo é nada disso de cabos e cabinhos:

1º O carro já vem com um adaptador de corrente para tomada normal, correto?

2º Esse adaptador tem ficha normal ou industrial?

3º O carro tem 2 conetores (esquerda e direita). Como se chamam? Qual deles uso em casa?

4º SE quiser carregar num posto público, uso que cabo?

5º OS PCR já têm cabos, correto? Como sei qual é que devo utilizar? E ligo ao conetor esquerdo ou direito?

6º Alguem sabe se no IKEA de matosinhos tem algum PCR? Como posso carregar lá o carro?

7º Em que consiste o cabo Mekennes?

8º Numa viagem de Coimbra a Viana e sem esse cabo Mekennes, onde posso e poderei parar para carregar?

9º Que sugerem fazer na minha garagem para carregar mais rapidamente o carro?

10º Reparei na net que há vários Modos de carregamento e vários tipos... para o LEAF o que devo usar?

Peço desculpa pela ignorância, mas estou no inicio desta aventura dos VE.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por LuisG » 12 out 2018, 14:07

Boa tarde,

Vê este link, se puderes aparecer, essas duvidas naturais e mais algumas poderão ser esclarecidas.
viewtopic.php?p=112299#p112299

Cumprimentos
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por jfr2006 » 12 out 2018, 14:28

Muito rapidamente:

1 - Sim, por norma costuma trazer. Chama-se EVSE.
2 - Tomada normal e por norma o EVSE é de 10A.
3 - O mais pequeno é o carregamento AC. É onde se liga a outra ponto do adaptador que vem com o cargo ou no caso dos postos públicos, a outra ponta do cabo menekes. O maior é para os carregamentos rápidos, ou seja nos PCR.
4 - Usas um cabo que tem uma ficha menekes numa ponta e na outra a ficha que encaixa no conector mais pequeno do carro. Isto, falando dos postos públicos normais e admitindo que o carro trás esse cabo. Em alguns postos mais antigos, que ainda tem a ficha industrial e a funcionar, tens de usar o adaptador que vem com o carro ( ponto 1), combinado com um adaptador de ficha industrial (CEE) para ficha shucko.
5 - Sim, tem. Tens de usar a ficha Chademo (por norma é a azul) e só encaixa no conector do carro maior.
6 - Não tem PCR. Apenas PCNs, alguns de 22kW, mas só vais aproveitar 3 ou 6kW, conforme o carregador interno do carro.
7 - É o cabo usar nos postos públicos normais. Tem uma ficha menekes numa ponta e a ficha que encaixa no carro, que é a J1772.
8 - Nos PCR ao longo do caminho e num PCN (se houver perto do destino algum), enquanto passeia ou trata dos seus assuntos por Viana.
9 - Precisas de eventualmente mudar a cablagem por cabos com maior secção e precisas de um EVSE que indique ao carro que pode puxar mais corrente. O EVSE que vem com o carro, indica ao carro que este pode puxar só 10A. Eventualmente, poderás também ter de mudar o disjuntor associado à tomada na garagem e mesmo a tomada na garagem, se fores usar um EVSE portátil. Se for um fixo (tipo wallbox), bastará mudar o disjuntor. Depende muito da corrente que quiseres pedir/usar para carregar o carro.
10 - O Leaf tem o modo 2 (240V), 16A e eventualmente pode ir até aos 30A (28 na prática), dependo um bocado do modelo. Irás usar aquele que o EVSE indicar ao carro e o que a tua instalação eléctrica permita.

Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por Jfsmoreira » 12 out 2018, 14:50

Agradeço o convite do LuisG e agradeço toda esta explicação do jfr2006.

Estou muito mais esclarecido.

O carro que à partida vou buscar não tem cabo menekes.
Estava a pensar que poderia parar na AS de Antua e depois parar no IKEA.
Mas se no IKEA não tem PCR, como é que poderei carregar? Posso usar nesses locais o EVSE que vem com o carro? Tem lá "tomadas normais"?

Quanto ao local da garagem:

Vou alterar a alimentação (eu penso que já tem condutor de 6mm2, mas vou verificar). Se não tiver esse condutor eu altero toda a instalação, bem como a colocação de um DisjDif de 30mA, etc.
A questão é: Depois de alterar e colocar uma tomada CEE, o que é que eu faço ou o que posso comprar para ter um carregamento mais eficaz e mais contribuidor para a duração das baterias?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por Nonnus » 12 out 2018, 14:53

Tal como o LuisG escreveu se pudesses aparecer nesse convívio era o ideal, pois vamos lá estar a partilhar conhecimentos uns com os outros. E não tenhas problemas por não conheceres ninguém, porque eu até ver só conheço o LuisG e falamos poucos minutos no ENVE. O pessoal dos VE´s é tudo porreiro :P

Ainda assim vou tentar responder algumas perguntas.

1- Sim, vem com um EVSE com mennekes type1 (formato que usa o Leaf 24KW.h e o de 30KW.h) numa ponta e com Schuko (ficha 220v dita normal) na outra. Alguns carros trazem um cabo mennekes type2 - type1 que serve para ligar aos PCN´s, mas alguns donos quando vendem o carro ficam com esse cabo, portanto é uma questão de veres se o carro tem ou não tem.

EVSE Nissan Leaf

Imagem

Cabo Mennekes type1 - type2

Imagem

2- já respondido

3- No do lado do volante é o mennekes type1 que é o que usas em casa. É onde ligas o EVSE da Nissan. Também usas para carregar nos PCN´s com o cabo Mennekes type1 - Type2. Na ficha do lado do pendura é a ficha Chademo e usas nos PCR´s. O cabo esta no próprio PCR.

4- já respondido anteriormente

5- já respondido.

6- Deve ter PCN´s. Mas é uma questão de confirmar com alguém que conheça a zona.

7- já respondido.

8- Sem o cabo mennekes apenas podes carregar num PCR, ou usando o EVSE da Nissan, mas isso vai levar uma eternidade, não é um método de carregamento aconselhável em deslocações grandes.

9- Depende da potencia contratada. Por exemplo se já tiveres 9.6kva contratados a única coisa que tens de fazer é uma baixada com cabo de 6mm ou 10mm (depende da distancia do quadro a tomada) para suportar os 32A com um disjuntor de 32A e com a respectiva tomada de 32A e comprares um EVSE que te permita carregar até 32A. Aqui também depende do carro penso que os de 24KW.h mk1 (primeira serie) não suportam o carregamento de 6.6KW, os mk2 acho que já suportam, logo já dá para carregar a 30A. Alguém que confirme se esta informação esta correcta, porque já li que era opcional.

10- Nâo sei se percebi bem a questão, mas as outras respostas respondem a esta.

Penso que tenha respondido as tuas perguntas sem asneiras, em todo caso se alguma coisa estiver mal alguém há-de corrigir ;)

EDIT: já tinham respondido as tuas questões em todo caso fica na mesma.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por jfr2006 » 12 out 2018, 15:08

Jfsmoreira Escreveu:
12 out 2018, 14:50
Agradeço o convite do LuisG e agradeço toda esta explicação do jfr2006.

Estou muito mais esclarecido.

O carro que à partida vou buscar não tem cabo menekes.
Estava a pensar que poderia parar na AS de Antua e depois parar no IKEA.
Mas se no IKEA não tem PCR, como é que poderei carregar? Posso usar nesses locais o EVSE que vem com o carro? Tem lá "tomadas normais"?
Já estive pelo IKEA Matosinhos, mas não reparei se havia tomadas. Sem cabo menekes, vai ser difícil carregar por lá. Ou arranja um cabo menekes emprestado por alguém, ou então tem de adiar a viagem até o ter. Atenção que precisa do cartão mobie.

Ir ao Ikea de Matosinhos, carregando apenas em Antuã e com um de 24kWh vai ter de ser com alguma calma. Além disso, os postos do IKEA tem uma ocupação elevada, portanto não há garantia que possa encontrar o posto livre.
Quanto ao local da garagem:

Vou alterar a alimentação (eu penso que já tem condutor de 6mm2, mas vou verificar). Se não tiver esse condutor eu altero toda a instalação, bem como a colocação de um DisjDif de 30mA, etc.
A questão é: Depois de alterar e colocar uma tomada CEE, o que é que eu faço ou o que posso comprar para ter um carregamento mais eficaz e mais contribuidor para a duração das baterias?
Nos carregamentos AC, não existe problemas para com a bateria. A velocidade de carregamento é demasiado baixa para causar problemas. Só deve evitar deixar a bateria com 100% ou acima dos 80% muito tempo

Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por Jfsmoreira » 12 out 2018, 15:20

Agradeço a participação do Nonnus e mais uma vez do jfr2006.

jfr2006

De Antua a Matosinhos são cerca de 60Kms... está-me a dizer que um de 24 não aguenta esta estiradita?

Que outras sugestões para recarregar?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por RJSC » 12 out 2018, 15:45

Jfsmoreira Escreveu:
12 out 2018, 15:20
Agradeço a participação do Nonnus e mais uma vez do jfr2006.

jfr2006

De Antua a Matosinhos são cerca de 60Kms... está-me a dizer que um de 24 não aguenta esta estiradita?

Que outras sugestões para recarregar?
Aguenta e sobra.
Tenho um MK1 de 24kWh que já perdeu 2 barras de capacidade e vai de Aveiro ao IKEA Matosinhos pela A1 a 100km/h e ainda chega com 2 ou 3 barras.

Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por Jfsmoreira » 12 out 2018, 15:48

Viva RJSC.

O que recomenda fazer nesta viagem?

Carregar em PCR Antua e no Porto?
Vi que existe um da Prio junto ao NorteShopping.

Já comprei tanto carro (novos, usados e até já importei) e esta é a 1ª vez que estou preocupado e ansioso com a hora de o ir buscar. :lol:

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Tomadas, cabos e coisas dessas que não entendo

Mensagem por RJSC » 12 out 2018, 15:54

Jfsmoreira Escreveu:
12 out 2018, 15:48
Viva RJSC.
O que recomenda fazer nesta viagem?
Carregar em PCR Antua e no Porto?
Sim.
Jfsmoreira Escreveu: Vi que existe um da Prio junto ao NorteShopping.
Em teoria recomendava, na prática acho que é melhor procurar um posto normal num centro comercial porque esse posto costuma ter filas de carros da Uber.
Passei lá há 2 semanas e estive numa fila atrás de 5 carros da Uber: 3 horas de espera para carregar 13 minutos. :roll:

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”