Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

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pemifer
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Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por pemifer » 23 out 2018, 10:44

Num carro com caixa automática não é aconselhável deixar o carro em P sem estar travado pois o conversor de binário fica em esforço.
Está-se a provocar desgaste desnecessário no conversor de binário.
Num elétrico não sei qual será a peça que fica em esforço mas parece-me boa ideia usar o travão de estacionamento que é para isso que serve em vez de ter uma peça qualquer em esforço cuja a substituição pode ser cara.

Penso que o travão de estacionamento do Leaf trava as rodas de trás.
Como tal será possível fazer piões com o Leaf é preciso é ter habilidade suficiente para travar e destravar com o pé.
E desligar o ESP!

cfvp
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Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por cfvp » 23 out 2018, 15:09

A minha dúvida é: porque não continuar a usar o travão de mão, mesmo nos eléctricos? Há alguma vantagem em ter travão de pé? E já agora travão eléctrico?
Pelo o que estive a ver parece-me que o eléctrico é mais provável de falhar e o de pé nem sei se tem alguma diferença, excepto o sítio.
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Jfsmoreira
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Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por Jfsmoreira » 23 out 2018, 15:24

o mais estúpido é que pelo me apercebi, no mk1 o travão de mão era eletrico... e a partir do mk2 passou a travão mecanico de pé.

É muito estranho, um carro tão ZEN com um som tão levezinho parar num sítio, travarmos e ouvirmos um CARRRR...CRANK... :shock:

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pemifer
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Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por pemifer » 23 out 2018, 15:29

cfvp Escreveu:
23 out 2018, 15:09
A minha dúvida é: porque não continuar a usar o travão de mão, mesmo nos eléctricos? Há alguma vantagem em ter travão de pé? E já agora travão eléctrico?
Pelo o que estive a ver parece-me que o eléctrico é mais provável de falhar e o de pé nem sei se tem alguma diferença, excepto o sítio.
O meu é mk2 (excepto na bateria) portanto tem travão mecânico.
Eu já estava habituado a travão de estacionamento de pedal pelo que não houve grande adaptação (só na maneira de destravar).
A vantagem do pedal, em relação ao manipulo, é que normalmente as pessoas têm mais força com o pé e a perna do que com a mão e o braço, para alem de que o movimento é para baixo (para baixo todos os santos ajudam) e o outro é para cima.
Portanto o racional é que com travão de pé o carro fica mais bem travado (em principio).

HellMaster
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Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por HellMaster » 23 out 2018, 18:42

Para mim, de pé.

Nunca ouvi falar de um eléctrico a falhar, mas deve ser mais provável que o mecânico...
A nível de custos de fabrico e de reparação, também deve ser bem mais barato.
E prefiro de pé em vez de mão, porque é mais fácil de accionar com pressão suficiente, e não ocupa espaço na consola central.
O "P", mesmo desconhecendo mecânicamente o que esforça no carro, mas prefiro não usar.
Se a Nissan se deu ao trabalho de gastar mais uns cobres para meter um travão de estacionamento, é porque sem ele "não é a mesma coisa".
Pouparem dinheiro e não meter eléctrico, é admissível, mas eliminar completamente, pelos vistos não foi, por isso prefiro não arriscar.

joma
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Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por joma » 24 out 2018, 00:27

Não uso nenhum travão além da caixa, a não ser em descidas ou subidas muito ingremes.

E já lá vão muitos anos.

Quando se põe em P no caso dos Elétricos ou Hibridos existe uma pinça mecânica que bloqueia a transmissão.
Leaf 2.0 N-Connecta

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