Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por Jfsmoreira » 16 out 2018, 16:58

Viva,

Reparei que no manual do LEAF de 24/30 o travão de estacionamento (vulgo travão de mão), é eléctrico, mas pelas fotos que vejo na net, o travão é de pé!

Afinal, é eléctrico ou de pé?

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por sparrow » 16 out 2018, 17:00

depende da versão...

no MK1 é elétrico e no MK2 é de pé.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por Nonnus » 16 out 2018, 17:09

O de 30 tem dois. Tem o de pé, mecânico e tem um eléctrico que é o P, botão que fica no selector de marcha.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por Jfsmoreira » 16 out 2018, 17:13

Então houve um downgrade da versão mk1 para a mk2....

Acho tão esquisito, um carro com tanta "paneleirice" ter um travão de pé.

O modo P não é para ser usado como travão de estacionamento.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por Nonnus » 16 out 2018, 17:37

Não vou entrar nessa discussão porque fica ao critério de cada um se pode ou não ser usado como travão de estacionamento. Se perceberes o funcionamento e achares que não deve ser usado, nada contra. Por várias vezes já deixei o carro travado apenas com o P e nunca abalou.

É a mesma coisa que deixar um ICE com caixa manual apenas engatado em vez de travado. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por Jfsmoreira » 16 out 2018, 18:17

Sinceramente, não sei como funciona o P num veículo eletrico, já que não existe uma cx de velocidades...
Mas num ICE com cx auto não é nada recomendado deixar só com o P sem travar...

Mas até gostaria de saber em termos técnicos, o que faz o P neste VE...

Avatar do Utilizador
pedromgs
Proprietário Leaf
Mensagens: 166
Registado: 11 nov 2016, 00:39
Data de fabrico: 01 mar 2017
Capacidade bateria: 30 ah
Localização: Guimaraes

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por pedromgs » 16 out 2018, 21:03

Caros amigos, não tem mal nenhum usar a função parque da caixa de velocidades. Sempre tive carros de caixa automática ice e elétrico e raramente uso o travão de pé do leaf como o automático do a6 ou de mão num golf, a função p bloqueia o movimento das rodas sem pressionar os discos, diminuindo a pressão necessária no caso dos travões de pé elétricos ou de mão.
Mas os carros são testados para usar a vida toda o travão de pé mão elétrico... Aliás tenho bem saudades dos travões de mão para fazer piões já que os elétricos não dá....
Nissan Leaf 03/2017

Jfsmoreira
Mensagens: 107
Registado: 03 out 2018, 13:57
Data de fabrico: 01 abr 2015
Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por Jfsmoreira » 16 out 2018, 21:36

Numa cx automatica o P nessa caixa é um simples pino metalico que bloqueia a cx... Mas um valente empurrao pode partir esse pino e lá esta...vai o carrinho pela rua abaixo...

Ja num VE, não sei como é que funciona. Vou tentar descobrir.

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por labutess » 16 out 2018, 22:01

Jfsmoreira Escreveu:
16 out 2018, 21:36
Numa cx automatica o P nessa caixa é um simples pino metalico que bloqueia a cx... Mas um valente empurrao pode partir esse pino e lá esta...vai o carrinho pela rua abaixo...

Ja num VE, não sei como é que funciona. Vou tentar descobrir.
No Ve é igual,bloqueia o diferencial, só que é eléctrico, como a tranca da direcção.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)

Mensagem por migle » 16 out 2018, 22:03

Jfsmoreira Escreveu:
16 out 2018, 17:13
Então houve um downgrade da versão mk1 para a mk2....
Não necessariamente. O de pé talvez seja eléctrico, não? No meu Prius+ o travão de estacionamento é eléctrico, acciona-se com o pé.
No Ioniq, é com um dedo, faz um barulho de nave espacial, e fica muito bem travado. 8-)
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”