Votação - Efeitos do Inicio do Pagamento dos Carregamentos Rápidos

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias

com o inicio do pagamento dos carregamentos em PCRs

1) fiquei sem poder fazer a viagem que pretendia porque ainda não tinha cartão dísponível.
8
17%
2) optei por utilizar carro ICE para não ter problemas.
4
8%
3) já tinha cartão funcional e pude viajar sem problemas.
7
15%
4) não tive problemas porque não planeava usar PCRs nestes primeiros dias.
29
60%
5) tive de chamar reboque porque fiquei sem carga e o PCR não aceitou o meu cartão.
0
Sem votos
6) tive de ficar muito tempo parado a fazer uma carga lenta quando normalmente faria uma rápida.
0
Sem votos
 
Total de votos: 48

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Votação - Efeitos do Inicio do Pagamento dos Carregamentos Rápidos

Mensagem por mjr » 03 nov 2018, 15:14

Eu votei na 3 apesar de não ter viajado, mas testei os PCR com sucesso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Votação - Efeitos do Inicio do Pagamento dos Carregamentos Rápidos

Mensagem por sparrow » 03 nov 2018, 19:30

O que eu queria dizer é que ele tem cartão... Mas sem experimentar não pode dizer que é funcional.

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Votação - Efeitos do Inicio do Pagamento dos Carregamentos Rápidos

Mensagem por labutess » 03 nov 2018, 22:46

Já agora podíamos aproveitar este tópico e ver como anda a ocupação dos PCR depois do início do pagamento.
Hoje passei pelo PCR de Palmela e estava vazio as 2 x que lá passei.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Votação - Efeitos do Inicio do Pagamento dos Carregamentos Rápidos

Mensagem por BrunoAlves » 03 nov 2018, 23:05

Eu tenho feito esse exercício nos tempos mortos e, tal como esperava, a ocupação é praticamente residual.

Porto, dos 4 que consigo ver (Matosinhos, 2x Av. França e Gaia) está um em uso no máximo. Já apanhei muitas vezes nenhum.
Lisboa, A5, Cascais, 2x LIDL, Alcântara, Repsol e Campo Grande, um, dois ou nenhum em uso.
Coimbra, quase sempre sem uso.
Aveiro: ainda não o vi em uso nenhuma vez.

Outra curiosidade (que não o é), utilização da AC43 é nenhuma ou quase.

Não tinha havido uma manifestação a pedir mais postos e pagamentos? Tretas :evil:
Li hoje mesmo num dos grupos de "gestão dos PCR" o seguinte: "as filas agora são nos médios". Não me interpretem mal, espero honestamente que os uber e afins usem muito os PCR, que paguem e que isso incentive os operadores a colocarem mais postos. O transporte de passageiros é fundamental para retirar poluição das cidades. Mas prova, como se houvessem dúvidas, que só andavam pela borla e continuam: preferem perder horas e horas de trabalho em filas do que carregar em postos rápidos que agora estão livres...
Aceito que alguns ainda não tenham cartões, mas seguramente não são a maioria! Antes deixavam uma pessoa a rodar os carros e a carregar todos com o mesmo cartão (ainda o fazem, agora nos PCN), agora já não há nenhum cartão? :violin:
Edit: fiz uma nova ronda e a ocupação a esta hora é bastante superior, no Porto sobretudo.

Noutras notícias, não vejo no site da MobiE os PCR da Prio do Porto e os 2 da A16.
Edit2: o do Porto aparece, eu é que estava a ver mal.
Última edição por BrunoAlves em 03 nov 2018, 23:45, editado 2 vezes no total.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Votação - Efeitos do Inicio do Pagamento dos Carregamentos Rápidos

Mensagem por jfr2006 » 03 nov 2018, 23:21

Hoje fiz o meu primeiro carregamento a pagantes, no PCR de Coimbra. Continuo a achar que todo o sistema foi muito mal engendrado e tudo feito em cima do joelho e à pressa. Do site da mobie recebi um email no final do carregamento.. Custo? ignora-se...Tenho de fazer eu as contas...os 2 cartões que tenho da Galp nem sequer aparecem na minha conta da mobie...pelo menos funcionam...Área de clientes na galp para poder consultar os consumos? Népias.... :twisted: :roll:

Vale ao menos que os PCR estão livres..muito mais livres..

P.S.: enquanto estava a carregar, chegou outro Leaf da Grab&Go. A moça vinha tentar carregar, mas não sabia se o cartão do patrão ia funcionar ou não..como foi óbvio, não deu... :roll:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Votação - Efeitos do Inicio do Pagamento dos Carregamentos Rápidos

Mensagem por migle » 04 nov 2018, 12:57

Votei na 3. Fiz uma viagem que não necessitava de CR no dia 1, pude carregar, e acabei a viagem por auto-estrada. Ontem, viagem que tinha de ser feita, pude carregar com dois cartões diferentes.

Efeitos a longo prazo.... Os foristas mais susceptíveis que me perdoem a liberdade expressiva....

Eu estou agarrado. É o mesmo que perguntar a um junkie se ele vai deixar de consumir por ter de passar a pagar pelo seu junk. Não. É demasiado bom. Só quer dizer que vou ter de começar a roubar mais.
Se eu não tivesse cartão a funcionar, faria a viagem a 50km/h à hora sem carregamentos.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Votação - Efeitos do Inicio do Pagamento dos Carregamentos Rápidos

Mensagem por BrunoFonseca » 04 nov 2018, 14:09

migle Escreveu:
04 nov 2018, 12:57
Votei na 3. Fiz uma viagem que não necessitava de CR no dia 1, pude carregar, e acabei a viagem por auto-estrada. Ontem, viagem que tinha de ser feita, pude carregar com dois cartões diferentes.

Efeitos a longo prazo.... Os foristas mais susceptíveis que me perdoem a liberdade expressiva....

Eu estou agarrado. É o mesmo que perguntar a um junkie se ele vai deixar de consumir por ter de passar a pagar pelo seu junk. Não. É demasiado bom. Só quer dizer que vou ter de começar a roubar mais.
Se eu não tivesse cartão a funcionar, faria a viagem a 50km/h à hora sem carregamentos.
:clap:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Votação - Efeitos do Inicio do Pagamento dos Carregamentos Rápidos

Mensagem por rimsilva » 05 nov 2018, 11:54

sparrow Escreveu:
03 nov 2018, 19:30
O que eu queria dizer é que ele tem cartão... Mas sem experimentar não pode dizer que é funcional.
O cartão da Galp já veio activo, pouco depois da meia noite (de 31 para 1), já havia pessoas a usar o cartão da galp.

Se o Santanamos não conseguiu usar o cartão Galp, foi a primeira (e unica pessoa) que tenho conhecimento de ter tido problemas.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Votação - Efeitos do Inicio do Pagamento dos Carregamentos Rápidos

Mensagem por rimsilva » 05 nov 2018, 12:01

jfr2006 Escreveu:
03 nov 2018, 23:21
Hoje fiz o meu primeiro carregamento a pagantes, no PCR de Coimbra. Continuo a achar que todo o sistema foi muito mal engendrado e tudo feito em cima do joelho e à pressa. Do site da mobie recebi um email no final do carregamento.. Custo? ignora-se...Tenho de fazer eu as contas...os 2 cartões que tenho da Galp nem sequer aparecem na minha conta da mobie...pelo menos funcionam...Área de clientes na galp para poder consultar os consumos? Népias.... :twisted: :roll:

Vale ao menos que os PCR estão livres..muito mais livres..

P.S.: enquanto estava a carregar, chegou outro Leaf da Grab&Go. A moça vinha tentar carregar, mas não sabia se o cartão do patrão ia funcionar ou não..como foi óbvio, não deu... :roll:

Não acho que o processo tenho sido definido à pressa (a questão da escolha do CEME, realização do contrato e emissão dos cartões, sim.) todo este sistema muito mal engendrado, é em minha opinião furto de 2 situação:

1º Legislação da ME que não lembra ao diabo e que é o oposto de tudo o que se vê (arrisco-me a dizer) a nivel mundial. A OBRIGATORIEDADE de um utilizador de VE fazer um contrato com um CEME;

2º Falta de corragem politica para impôr um preço máximo de carregamento, de forma a defender a ME. Isto não quer dizer que os preços são elevados para os actuais utilizadores de VE's, mas sim, são uma forma de afastar (pelo menos numa fase incial) possiveis interessados em aderir à ME.
Foi mais "fácil" deixar os CEME cobrar o que bem entenderem, bem como praticamente a todos os OPC...

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Votação - Efeitos do Inicio do Pagamento dos Carregamentos Rápidos

Mensagem por sparrow » 05 nov 2018, 12:24

ontem também fui testar o cartão da Golp e funciona.

já sei que, quando precisar, não fico a pé. isso é que é importante.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”