Baterias - Degradação/Comparação directa entre Nissan e Renault

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FiwiPITO
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Baterias - Degradação/Comparação directa entre Nissan e Renault

Mensagem por FiwiPITO » 28 mar 2019, 10:01

Bom Dia Malta,

Gostava de saber se alguém tem dados concretos sobre uma Comparação directa entre o Nissan Leaf de 24kw e o Renault Zoe equivalente, pelo facto de serem do mesmo grupo mas as baterias são diferentes.

Existe algum sitio que se possa consultar?

Ex: Sabemos que o Nissan Leaf de 2015, nos dias de hoje(28/03/2019) a Degradação anda entre os 55aHr ou SOH entre 84% e 89%...por isso cerca de 15% de Degradação em 3 Anos, 5% Ano...(Dados que vou vendo no Facebook do nosso Grupo).

Gostava de Saber se o Renault Zoe de 2015 do mesmo Ano tá acima ou abaixo do Leaf na Bateria...

Nota: Não estamos a falar do Carro, sabemos que o Leaf é melhor, e dá menos problemas, pelo menos nas versões anteriores, só baterias. :mrgreen:

Cumprimentos,

Fiwi.
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Re: Baterias - Degradação/Comparação directa entre Nissan e Renault

Mensagem por FiwiPITO » 28 mar 2019, 10:28

Sabes qual é a disponibilidade em kw da Bateria em nova? do Zoe?

EDIT: Tem aqui no Forum isso:
alexmol Escreveu:
29 dez 2015, 00:29
O mistério dos ZOE que indicam um SOH acima 100% está quase resolvido.

A bateria do ZOE tem uma capacidade em bruto de 26kWh mas segundo a documentação e brochuras só são utilizáveis 22kWh.

Neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=N6sRWGjFx5w


1ª constatação
A partir do minuto 8:30 podem confirmar que o técnico indica que o cliente dispõe de 23,3kWh.
Ora os 23,3kWh correspondem a 105,9% dos 22kWh utilizáveis.


2ªconstatação
Outra coisa interessante deste vídeo é a explicação de como o cliente sente a degradação da bateria.
À medida que a bateria vai degradando o software tenta compensar a degradação usando cada vez mais a capacidade de reserva (os 4kWh entre os 22 e os 26) por forma a que o utilizador "sinta" que não há degradação durante os primeiros tempos de vida da bateria.

3ªconstatação
Num gráfico mostrado na apresentação ao minuto 10:40 o SOH dos ZOE começa em 110%
Por um lado isto confirma que a aplicação CanZE está a ler correctamente o SOH ao apresentar valores superiores a 100% nalguns ZOE.
Por outro lado os contratos de aluguer de bateria que mencionam "75% da capacidade inicial" ficam duvidosos pois 75% de 110% de SOH são 82,5% de SOH.
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Re: Baterias - Degradação/Comparação directa entre Nissan e Renault

Mensagem por frankesousa » 28 mar 2019, 11:02

MRider Escreveu:
28 mar 2019, 10:11
Para além do que não é justo porque os Renault começam com mais de 100% de soh.
Existindo casos de 110% ou mais.

Penso que a melhor forma será o teste da tomada, ou pelos km precorridos. Mas nem sei se o peso dos 2 carros é semelhante.
No meu entendimento é mais do que justo e deve ser feita essa comparação.

O que parece acontecer é que a Renault (e outras marcas) dizem que a bateria é de x kWh e fabricam o carro com x + y% de capacidade, o que dá ao utilizador realmente os kWh que comprou utilizáveis.
A Nissan parece que consecutivamente anuncia um valor de capacidade que nunca vai ser realmente utilizado porque não está disponível para uso.

Daí o "SOH acima de 100%"
Estou correto?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Baterias - Degradação/Comparação directa entre Nissan e Renault

Mensagem por FiwiPITO » 28 mar 2019, 11:16

É justo comparar porque supostamente as Baterias seriam semelhantes...

Por ex: a nova bateria do MJR
mjr Escreveu:
06 nov 2018, 17:42
Tendo em conta que os 27kW.h foram medidos da tomada e que um pack novo gasta normalmente 25kW.h, significa que estas células têm mais capacidade que as originais de 2011 e 2013, pelo que têm de ser células novas.
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Re: Baterias - Degradação/Comparação directa entre Nissan e Renault

Mensagem por mjr » 28 mar 2019, 11:43

É muito simples. Se querem ser justos só há uma maneira: medir a capacidade do pack em novo com um teste da tomada e passado x anos voltar a medir e comparar.

No entanto ressalvo que os 27kW.h que medi na nova bateria podem não ser a realidade nas baterias de 2015. Recordo-me de ver testes da tomada de baterias novas dessa altura com medições de 25kW.h. Portanto para essas baterias de 2015 o justo seria comparar um teste da tomada atual com os 25kW.h.
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Re: Baterias - Degradação/Comparação directa entre Nissan e Renault

Mensagem por BrunoFonseca » 28 mar 2019, 12:00

Em vez de compararem o SoH actual face a 2015, porque não comparar apenas a % de degradação (por anos e por km)
Isto é, se o zoe começa com 110%, considera-se esse o ponto de partida para medir a degradação.
Nao se esqueçam de comprar com carros com o mesmo n° de km efectuados.

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Re: Baterias - Degradação/Comparação directa entre Nissan e Renault

Mensagem por FiwiPITO » 28 mar 2019, 12:23

Eu falei nessa comparação porque por ex. O Meu Nissan tem 39.000km +/- e o meu SOH e Ahr é identico a carros com muito mais kms, sabemos que a Degradação vem do uso e da idade...

Gostava de comparar porque como disse em cima, fiquei surpreendido como é possivel um Renault Zoe de 2014 ainda fazer 149kms e ainda fazia mais 40, por isso daria para uns 180 kms pelo menos, o que me deixou perplexo...Eu vejo-me "desgraçado" para fazer 140...

Edit: Isto porque no Leaf sabemos +/- como anda a degradação, mas...no Renault Zoe, vão fazer o Reset ao BMS e pronto parece magia, custa-me a acreditar que o ZOE anda com 3% de Degradação por Ano...
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Re: Baterias - Degradação/Comparação directa entre Nissan e Renault

Mensagem por BrunoFonseca » 28 mar 2019, 15:34

No meu caso (zoe 40 de 2018)
Mai/18 0 km 100% SoH
Set/18 5000 km 99% SoH
Mar/19 15000 km 98% SoH

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Re: Baterias - Degradação/Comparação directa entre Nissan e Renault

Mensagem por FiwiPITO » 28 mar 2019, 16:57

Isso daria 2/3% ao Ano, o que seria melhor que o Leaf...Eu estimo ter perdido 5%/6% num Ano...no Meu Leaf de 24kw

Edit: Correcção.
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Re: Baterias - Degradação/Comparação directa entre Nissan e Renault

Mensagem por jfr2006 » 28 mar 2019, 22:38

Leaf 30kWh, de Outubro de 2016 (nas minhas mãos desde de Janeiro de 2017), com quase 70000km, SOH reportado pelo LeafSpy varia entre os 92 a 93%, embora pelo teste de tomada feito há pouco tempo, aponte mais para os 95~96% reais.

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