1º VE? Vamos ver...

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
rumoca
Mensagens: 13
Registado: 19 abr 2018, 22:40
Data de fabrico: 01 jan 2018

1º VE? Vamos ver...

Mensagem por rumoca » 24 abr 2019, 22:09

Boa tarde a todos,
Estando a amadurecer há já algum tempo a troca do meu veículo a combustão (VW Golf VII 1.6d de 06/2013) apareceu um negócio.
Sei que este é um fórum mais dedicado ao Nissan Leaf mas recorro à vossa preciosa ajuda para me esclarecer da melhor forma, se possível.
O negócio que me apareceu é para um Renault Zoe R240 de 2015 com cerca de 7000kms (importado e baterias não incluídas).
Faço sensivelmente cerca de 16000 km/ano.
Esta viatura é para o trajecto casa/trabalho e para as deslocações de fim de semana para a criançada nas suas atividades. Somos um agregado familiar de 5 (2 adultos e 3 crianças de 3, 9 e 12).
A minha ideia sempre foi a aquisição de um Leaf mas acho este negócio apetecível pelo preço que me é apresentado.
O pedido de esclarecimento tem a ver com a "qualidade" das baterias e grau de fiabilidade na comparação entre Zoe e Leaf.
Certo é que, atendendo ao fato das baterias serem por aluguer, estarei, espero eu, salvaguardado pela garantia sabendo de alguns episódios menos abonatórios no que diz respeito ao tratamento que a Renault dá a estes casos.
O vendedor falou-me de que o centro de resolução que existe no norte são os stands de Gondomar e Boavista e não tem tido conhecimento de casos de complicada ou demorada resolução.
Obrigado pelo vosso tempo.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por migle » 24 abr 2019, 22:31

O Zoe é um carro bestial, e o tamanho certo para muita gente.

Também tem dois problemas grandes: a falta de carregamento rápido, o R240 carrega a 22kW, demora mais de 1h30 a carregar a bateria, o que se torna um obstáculo em viagens longas.

O outro problema é o aluguer das baterias, que é um negócio difícil de engolir porque o preço por km fica igual à gasolina, mas ainda temos de pagar os carregamentos fora de casa e energia em casa. Depois, a RCI tem sido até recentemente muito má a cumprir o seu lado do contrato. Pode ser que esteja a melhorar.

Uma característica única, é o seu carregador interno, que lhe permite carregar a 22kW mas não é muito eficiente, perde-se bastante energia, particularmente a carregar mais lentamente, em casa.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por BrunoAlves » 25 abr 2019, 01:01

Para mim (e vale o que vale) não. Aluguer, limite de kms e coiso. Não.

Cada um fará as suas contas, mas um carro (o elemento mais volátil das nossas vidas a seguir ao casamento :mrgreen: ) valer uma renda mensal até à eternidade, não obrigado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por BrunoFonseca » 25 abr 2019, 01:47

Eu adquiri um Zoe com bateria de aluguer. Estou arrependido? NÃO!

Já li aqui e noutros tópicos relatos a favor e contra. A minha opinião quanto ao aluguer das baterias é a seguinte: Cada caso é um caso, e irá depender sempre dos Km que fará por ano e por quanto tempo pretende ter o carro.
16.000 Km por ano para o R240 deve ficar entre os 89€ e os 99€/mês
Se ficar com o carro por 5 anos dá 5.940€ (que deverá somar ao valor que vai dar agora pelo carro).
Para mim, aluguer da bateria deve ser considerado como valor de aquisição e não de consumo.
Não esquecer que com bateria de aluguer a Renault "terá" que substituir a bateria caso o SoH seja inferior a 75%, vs 66% (em garantia) na situação de compra.

Relativamente a outros temas sobre o Zoe:
-Carregamento a 22kW nos PCN, muito bom!
-Impossibilidade de carregar em DC, para mim é praticamente irrelevante, pois raramente utilizo PCR (AC), pois são mais caros e a sua existência resume-se praticamente a AE
-Consumo: diariamente Sintra-Lisboa-Sintra (IC19) faz cerca 11,5kWh/100Km (verão) e 12,5 no inverno. Em AE a média de 100 Km/h faz 15,5kWh/100Km.
-Dá um enorme gozo de conduzir
-As luzes de médio são fraquinhas, mas aquilo que considero o principal problema do Zoe é o ser esquisito com a "terra", recusando-se a carregar em determinados postos (embora o faça por segurança)
-A autonomia do R240 é algo reduzida (julgo ser 160Km, vs os 300km do R90)

Aproveito para referir quem em 11 meses poupei 1.800€ em gasolina e fiz cerca de 17.000Km.

Seja qual for a sua decisão, o importante é que já está com o "bichinho" do eléctrico, e isso é meio caminho andado para adquirir um e ficar viciado.

Aproveite, e se puder apareça no ENVE 2019 que será em Torres Vedras já no próximo mês de Maio, mesmo que ainda não tenha VE.

rumoca
Mensagens: 13
Registado: 19 abr 2018, 22:40
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por rumoca » 25 abr 2019, 10:37

Bons dias,
Antes de mais muito obrigado por todas as opiniões.
A minha ideia será ficar com o carro cerca de 5 anos. Como sempre estive a ver a possibilidade de adquirir um Leaf a questão do Zoe não a coloquei a mim... O Zoe aparece pelo negócio que me foi colocado.
Os carregamentos que farei serão sempre em minha casa e para viagens longas tenho outro carro, ou seja, o VE será para as deslocações do dia-a-dia (+- 60 a 70 km/dia).
É certo que ao adquirir um VE com aluguer de baterias será provavelmente um entrave quando pretender vendê-lo....não sei.

Isto de carregamentos (rápidos ou lentos :lol) não percebo nada, confesso.
Tenho ate algumas dúvidas se deverei depois, ou não, alterar o contador para bi-horario, isto pelo facto de ter durante o dia sempre gente em casa e as máquinas de roupa e louça a estarem a ser utilizadas. O vendedor diz que para os kms que faço por dia, carregarei o VE de 2 em 2 dias é o consumo é similar a um frigorífico e a alteração poderá não compensar.

Obrigado

Avatar do Utilizador
noway
Mensagens: 419
Registado: 23 jul 2018, 08:39
Data de fabrico: 26 set 2018
Localização: Maia

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por noway » 25 abr 2019, 11:52

Um frigorífico médio/mau gasta 1kWh por dia. Para os km diários que referes deverás consumir um pouco mais do que eu com o meu Leaf 2 (50km diários durante a semana mais uns passeios ao fim-de-semana = 1500km/mês) cuja média mensal é de 250kWh - são 26 EUR por mês a mais na conta da electricidade a carregar o carro durante a noite em regime bi-horário.

No teu caso eu não mudaria o tarifário até ter o carro a carregar à noite durante um mês inteiro. Depois de saberes quanto gastarias exactamente nos horários vazio e no não-vazio para 1 mês é que faria uma simulação na ERSE para ver se compensava mudar para o bi-horário.

Esse vendedor.... "carregar o carro de 2 em 2 dias consome o mesmo que um frigorífico" :lol:
Última edição por noway em 25 abr 2019, 14:42, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por BrunoAlves » 25 abr 2019, 14:38

BrunoFonseca Escreveu:
25 abr 2019, 01:47
Cada caso é um caso, e irá depender sempre dos Km que fará por ano e por quanto tempo pretende ter o carro.
Amen brotha :mrgreen:
Estamos na era da informação. Não há desculpa para fazer compras pouco informadas ou não saber, ao cêntimo, quanto custará determinada compra.
rumoca Escreveu:
25 abr 2019, 10:37
Os carregamentos que farei serão sempre em minha casa e para viagens longas tenho outro carro, ou seja, o VE será para as deslocações do dia-a-dia
Isto caro amigo, é falso. Todos nós começamos com o VE para as voltas do dia a dia. Depois quando tens de pegar no fóssil, aquilo parece do século XIX :mrgreen:
Considera sempre que vais fazer mais kms nele do que pensas agora. E para isso, a carga rápida é essencial.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por mafgod » 25 abr 2019, 18:38

Se a ideia é usares o ZOE nas viagens com a tua família esquece.
O ZOE é de apenas 4 lugares... e o teu agregado são 5. Certo?

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por BrunoFonseca » 25 abr 2019, 20:44

mafgod Escreveu:
25 abr 2019, 18:38
Se a ideia é usares o ZOE nas viagens com a tua família esquece.
O ZOE é de apenas 4 lugares... e o teu agregado são 5. Certo?
Falso. O Zoe tem 3 cintos de segurança atrás. Note-se que "rumoca" refere as idades das crianças (3, 9 e 12), e ainda que pretende ter o carro por um período de 5 anos. Ora, no limite o mais novo 8 anos daqui a 5 anos, isto é, ainda é uma criança.
Em termos de espaço, o Zoe é (ligeiramente) maior do que o Clio III. Disso tenho eu a certeza pois o meu carro anterior era o Clio III e o actual é um Zoe

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por mafgod » 25 abr 2019, 21:27

Ok... estava convencido que era de 4.
Minhas desculpas e agradeço a correção.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”