1º VE? Vamos ver...

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por migle » 25 abr 2019, 23:58

BrunoFonseca Escreveu:
25 abr 2019, 20:44
mafgod Escreveu:
25 abr 2019, 18:38
Se a ideia é usares o ZOE nas viagens com a tua família esquece.
O ZOE é de apenas 4 lugares... e o teu agregado são 5. Certo?
Falso. O Zoe tem 3 cintos de segurança atrás. Note-se que "rumoca" refere as idades das crianças (3, 9 e 12), e ainda que pretende ter o carro por um período de 5 anos. Ora, no limite o mais novo 8 anos daqui a 5 anos, isto é, ainda é uma criança.
Não há dúvida. Eu também tenho 3 filhos e sou sensível a esta questão. Nunca "medi" o banco traseiro do Zoe, porque quando vi o preço com compra de baterias, ficava mais ao menos ao preço do Ioniq, e não hesitei na escolha. Porém, reparo que o espaço no banco de trás é sempre apontado como uma das vantagens do Zoe. Há uns youtubers, um pouco irritantes, James e Kate, em que a mulher chega a dizer que tem mais espaço para as cadeirinhas atrás no Zoe do que no i-Pace. :shock:

Meter 3 cadeirinhas num carro com 2,5 lugares é uma questão de truques. Quem quiser ver as minhas cadeirinhas no carro, poderá vê-las no ENVE.
rumoca Escreveu:
25 abr 2019, 10:37
O vendedor diz que para os kms que faço por dia, carregarei o VE de 2 em 2 dias é o consumo é similar a um frigorífico e a alteração poderá não compensar.
:lol: :lol: :lol:
Esse vendedor não passou uma semana sequer com um VE.
Não gasta o mesmo que um frigorífico, nem em média, nem em pico. É mais tipo uma chaleira eléctrica ligada, só que em vez de 2 minutos, são 3-4 horas todas as noites. Claro que vai compensar mudar para bi-horário, e se a máquina da roupa for programável, ainda vai pagar menos de electricidade que hoje em dia.
60-70km é bastante fruta. Justifica perfeitamente a compra de um VE numa base puramente económica. E justifica gastar um pouco mais no VE, talvez pensar num Zoe com bateria de 40kWh em vez desse mais antigo de 24kWh, ou olhar para outras opções.

Já agora, 60-70km vão ser uns 12kWh consumidos da tomada todos os dias (uns 2,40€ com tarifário normal, 1,32€ no EDP Mobilidade Eléctrica Verde, 52€/mês vs 30€/mês).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

bpedrosa
Mensagens: 266
Registado: 25 out 2018, 10:04
Data de fabrico: 22 jan 2019
Capacidade bateria: 120 Ah

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por bpedrosa » 26 abr 2019, 08:13

Não esquecer o espaço ocupado pela cadeira de criança, pelo menos uma para o mais pequeno. A minha por ex ocupa quase 2 lugares. Mesmo no leaf dificilmente consigo meter 3 no banco, pelo menos para viagens maiores...

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por Erbium » 26 abr 2019, 09:17

bpedrosa Escreveu:
26 abr 2019, 08:13
Não esquecer o espaço ocupado pela cadeira de criança, pelo menos uma para o mais pequeno. A minha por ex ocupa quase 2 lugares. Mesmo no leaf dificilmente consigo meter 3 no banco, pelo menos para viagens maiores...
Sim o pessoal deve ter cadeiras muito "especificas"... das 4 que tenho todas ocupam algum espaço e ao meter 2 no Leaf já não cabe lá mais ninguém. Já tentei na última viagem o mais velho (6 anos) ir num daqueles assentos que é só a base e mesmo assim foi desconfortável/apertado para o adulto...

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2968
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por Nonnus » 26 abr 2019, 10:44

Faltou referir, como ficamos a saber recentemente, que se optar pelo ZOE com aluguer de baterias tem mais um custo associado, o do seguro para as baterias. :roll:

Eu também sou da opinião que o aluguer das baterias para um particular não faz qualquer sentido pelos vários motivos já aqui mencionados. Também é importante referir que o valor a pagar pelo aluguer das baterias é conforme os KM realizados, isto quer dizer que provavelmente o carro vai ser comprado para fazer 16000km/ano, mas como aconteceu a todos nós, se calhar passar a fazer 20000 ou 25000 km e para esse nº de km provavelmente o preço do aluguer já não é o que pensamos inicialmente.

Depois como pensa ter o carro 5 anos, se fizer bem as contas, o valor que vai pagar pelo aluguer da bateria e todos os encargos inerentes ao aluguer é o mesmo que comprar um carro já com bateria incluída. Como já alguém referiu, se calhar é preferível optar por um carro com 8 anos de garantia das baterias porque mesmo que já tenha 3 anos de utilização, os 5 anos que tenciona ter o carro estão cobertos pela garantia.

É uma questão de fazer bem as contas, cada caso é um caso.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por BrunoFonseca » 26 abr 2019, 12:37

Pessoal, o aluguer de bateria não é nenhum bicho papão. Digo isto pois tenho um Zoe com aluguer de bateria.
Quanto ao seguro, nao encarece muito. Com a Ok telesseguro, seguro contra todos os riscos (e ainda sem o desconto UVE) pago por semestre ~160€. Note-se que com a depreciação do valor da bateria, o respectivo seguro também baixa.

Há uma vantagem no aluguer das baterias que ninguem refere, que passa por se conseguir um preço "de entrada" mais baixo. Infelizmente os VE ainda não são para todas as bolsas.

hmendes
Mensagens: 664
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 80,97 Ah
Localização: Porto

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por hmendes » 26 abr 2019, 13:04

Em relação à questão das baterias, cada caso é mesmo um caso.

Considerando a compra de um veículo novo, por exemplo o de 41kWh, fica mais barato ao fim de 5 anos o aluguer de baterias do que a compra, basta fazer as contas. Já se pretende manter o carro para além dos 6 anos, mais vale comprar a bateria.

É uma questão apenas de números.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2968
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por Nonnus » 26 abr 2019, 15:01

Eu na altura da compra do meu Leaf também fui ver o ZOE e na altura era isto que estava em vigor:
O aluguer de baterias custa 69€ por mês, com um limite máximo de 7.500 km por ano, podendo optar por 119€ mensais, com quilometragem ilimitada
Não sei se ainda é assim.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por BrunoFonseca » 26 abr 2019, 16:48

Nonnus Escreveu:
26 abr 2019, 15:01
Eu na altura da compra do meu Leaf também fui ver o ZOE e na altura era isto que estava em vigor:
O aluguer de baterias custa 69€ por mês, com um limite máximo de 7.500 km por ano, podendo optar por 119€ mensais, com quilometragem ilimitada
Não sei se ainda é assim.

Para as baterias de 41kWh começa nos 79€, e por cada 2500km são +10€ de mensalidade, até aos 119€ ilimitado.

O erro está em se considerar o aluguer como consumo em vez de o considerar como valor de aquisicao.

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por kony76 » 26 abr 2019, 17:07

BrunoFonseca Escreveu:
26 abr 2019, 16:48

O erro está em se considerar o aluguer como consumo em vez de o considerar como valor de aquisicao.
Não podes considerar como valor de aquisição. Porque as baterias não são tuas.
Quando fores vender i carro, “compraste” as baterias mas vais vendê-lo sem o valor das baterias. Porque quem o comprar vai continuar a “comprar” as baterias.

Resumindo, quem compra com as baterias, quando vende, vende o carro e as baterias.
Quem compra o carro com o aluguer, acaba por pagar na mesma as baterias (ou parte delas. Depende do tempo com que fica com o carro), mas ao vender só vende o carro. O valor das baterias que andou a pagar, foi-se. Por isso entendo que não se pode considerar o aluguer das baterias como uma compra faseada.

Está é a minha forma de ver as coisas. Quando analisei a compra do meu VE, foi a esta conclusão que cheguei.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: 1º VE? Vamos ver...

Mensagem por BrunoFonseca » 26 abr 2019, 17:15

Quando venderes o carro com baterias proprias vais vender com a depreciação da bateria. Quanto achas que vale uma bateria de 41kWh com um SoH de 75%?
No caso do aluguer posso trocar a beteria com um SoH 75% por uma nova e vender o VE praticamente como novo...

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”