Eu estava um bocado a ignorar este tópico, porque quando isto aparece nesses sites de notícias, ficamos com a sensação de que só agora é que alguém resolveu comparar as emissões de CO2 ao longo da vida de eléctricos e combustão. Finalmente se lembraram!
Não... existem montanhas de estudos. Eu tenho uma pastinha aqui em casa com alguns deles. Existe um específico para Portugal (2011...).
Existem estudos e meta-estudos americanos com muitos anos, que mesmo com um mau mix energético, dão uma ligeira vantagem aos EVs.
Estudos sobre as emissões baseados no consumo dos carros em qualquer dos ciclos de teste feitos numa passadeira deviam pura e simplesmente ser proibidos, porque só servem para enganar as pessoas ou fazê-las perder tempo com as conclusões. Quaisquer conclusões acerca do que é melhor para a Alemanha têm de basear-se nas emissões reais (Real Driving Emissions).
A única coisa que este estudo atesta é que o mix energético da Alemanha é uma desgraça... Mesmo assim o mix esconde muita coisa. Se tivermos uma fábrica como a do BMW i3, o seu consumo energético não é o da média. Se os EVs carregarem durante a noite, as suas emissões são melhores que as do kWh médio.
Este tópico é, sim, da maior importância, mas nós devíamos fazer um grupo de tópicos, onde despejávamos as nossas pastinhas de estudos, com um tópico por cada estudo, e aí podíamos ver uns em contraponto com os outros.
Em relação ao consumo energético de uma refinaria, cada uma terá as suas fontes de energia. Bem gostava de saber como é que funcionam os fornos e a produção de hidrogénio nas nossas... Mas neste caso, em que comparamos CO2, se a fonte energética da refinaria é mesmo o petróleo ou talvez o gás natural, tanto pior para as emissões. Em Portugal, antes fosse electricidade.BrunoAlves Escreveu: ↑01 mai 2019, 17:22Mesmo nós às vezes lançamos uns "lugares comuns" que podem ou não ser exactamente verdade
Mas é também um número mais ou menos conhecido na indústria, que a refinação do petróleo é metade da energia despendida na produção de gasolina/gasóleo. A outra metade divide-se em transporte e na bombagem do próprio petróleo. Portanto, se eles incluiram 30g/km para a produção do gasóleo...
Depois, novamente os mixes... O gasóleo que usa o tal Mercedes, não é o médio. Para o produzir é necessário mais energia térmica do que o médio e uma nova fase de mistura com hidrogénio para fazer a desulfurização...