Compra-Qual o melhor eléctrico?

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Nonnus
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por Nonnus » 03 set 2019, 10:19

Como já foi dito a escolha de um carro é muito pessoal, o que uma pessoa valoriza outra pode não dar importância nenhuma. Em todo o caso eu revejo-me na tua maneira de pensar.

Até sexta-feira se tivesse comprador de um carro era sem dúvida o e-Niro a minha escolha. Penso que neste momento é o VE mais completo e com a melhor relação preço. Também não me vejo a comprar um Kauai por ~40000€, embora tenha muitos pontos a favor e de ser um excelente VE, penso que esta demasiado caro para o segmento onde se insere. Também não me vejo a dar 40000€ por um carro com 5 ou 6 anos. Quando compro um carro a ideia é sempre ficar com ele muitos anos e não andar a trocar de 2 em 2 anos, portanto comprar um carro usado com essa idade por esse preço com intenção de ficar com ele por muitos anos não me faz sentido, não porque o carro não tenha esse valor, mas porque passado algum tempo já tem uma carrada de anos. Prefiro ter um carro inferior, mas que aguente muitos e bons anos na minhas mãos.

Isto até sexta-feira era assim, mas depois da experiência que tive com um Tesla a coisa mudou um pouco. Neste momento se tivesse comprador de um VE o model 3 tinha que entrar nas minhas contas e provavelmente seria a minha escolha. São carros diferentes, com preços diferentes, mas talvez esperando alguns meses comece aparecer alguns em segunda mão com um preço mais acessível, como o carro é recente a questão dos anos não se põe.

Os Tesla sem dúvida nenhuma tem pontos muito fortes a seu favor. Como já foi referido talvez o seu ponto mais forte é os SuC. Poder carregar sem stress´s é sem dúvida uma grande valia e se sairmos da realidade de Portugal e considerarmos que podemos viajar pela Europa toda sem cartões, aplicações, ou outras complicações :) então ai o carro ainda ganha mais valor.

O GPS da Tesla é algo soberbo, não é como o dos outros VE´s que são desenvolvidos para os outros carros e depois leva uns retoques para servir para um VE, nota-se que foi feito a pensar no carro e para o carro. A informação que o carro transmite quando inseres um destino esta anos luz do que as outras marcas até hoje apresentam. Existe todo o infotainment que esta muito bem pensado, toda a informação que o carro transmite do que se passa ao seu redor (não sei se todas as versões tem isto) é qualquer coisa que eu ainda não vi em mais nenhum carro.

Hoje estou dividido entre um e-Niro e um Model 3. Preço, design e versatilidade (é um SUV) a favor do e-Niro, tudo o resto a favor model 3.
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OCasal
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por OCasal » 03 set 2019, 10:29

Para mim tirar o Leaf e+ da equação por causa do rapidgate não faz sentido. Poucas vezes no ano irei fazer viagens com mais de 600km e obter rapidgate nessas distância com o e+ não é fácil...

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frankesousa
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por frankesousa » 03 set 2019, 10:43

OCasal Escreveu:
03 set 2019, 10:29
Para mim tirar o Leaf e+ da equação por causa do rapidgate não faz sentido. Poucas vezes no ano irei fazer viagens com mais de 600km e obter rapidgate nessas distância com o e+ não é fácil...
Atenção que o leaf e+ tem um preço que o coloca num patamar quase premium, quando o carro é tudo menos isso!

As viagens longas é realmente uma coisa rara para muita gente (eu incluído) mas pagar 45k€ por um carro que não as consegue fazer com conforto e rapidez, é demais para mim.

600km à velocidade que qualquer 1 faria nun CI que são 120km/h (Porto- Algarve por exemplo) o e+ precisa de 2 cargas rápidas. (Consumos de 20kWh/100km, tendo o carro apenas 57kWh disponíveis em novo, e já indo até ao vermelho dá apenas 280km de autonomia, 250 sem arriscar).
Pode ter a certeza que mesmo em tempo frio (o que não é normal numa ida ao Algarve :D ) já leva com rapidgate na 2 CR, e a 1ª tenho duvidas se carrega a 45kW.

O leaf e+ simplesmente tem um sistema VE desactualizado (2011) para o preço pedido!
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por victormcpinto » 03 set 2019, 10:44

OCasal Escreveu:
03 set 2019, 10:29
Para mim tirar o Leaf e+ da equação por causa do rapidgate não faz sentido. Poucas vezes no ano irei fazer viagens com mais de 600km e obter rapidgate nessas distância com o e+ não é fácil...
Acordo total.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por victormcpinto » 03 set 2019, 10:48

Nonnus Escreveu:
03 set 2019, 10:19
Como já foi referido talvez o seu ponto mais forte é os SuC.
Na minha opinião, é um contra. Nas minhas viagens longas, não me parece que tenha de andar atrás dos SuC, mas sim encontrá-los no percurso que defini e que é do meu interesse.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por Nonnus » 03 set 2019, 10:56

OCasal Escreveu:
03 set 2019, 10:29
Para mim tirar o Leaf e+ da equação por causa do rapidgate não faz sentido. Poucas vezes no ano irei fazer viagens com mais de 600km e obter rapidgate nessas distância com o e+ não é fácil...
Concordo contigo nesse ponto, alias até no Leaf de 40 para a realidade do nosso país sempre fui da opinião que o rapidgate era uma não questão. Se assististe aos videos do Bjorn muitos perguntaram, com ofertas como Kauai e e-Niro quem é que vai comprar o Leaf 62. O Bjorn acabou por responder que há muitos clientes fieis a Nissan e esses vão sempre comprar. Isto é uma resposta politicamente correcta, para não dizer pois só quem estiver pouco informado. Na minha opinião o problema do Leaf de 62 não é o rapidgate, é o ser pouco eficiente e ser mais do mesmo, apenas com uma bateria maior. Por exemplo um carro acabadinho de sair e nem um upgrade no carregador AC levou (6.6kw). A Nissan vai pagar caro por esta estratégia de contenção de custos no Leaf. Já no ENVE ouvi várias pessoas a falar do carro pelos pontos negativos e na altura ainda não havia a informação de hoje, informação que veio confirmar tudo o que se dizia na altura.
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por Nonnus » 03 set 2019, 11:03

victormcpinto Escreveu:
03 set 2019, 10:48
Nonnus Escreveu:
03 set 2019, 10:19
Como já foi referido talvez o seu ponto mais forte é os SuC.
Na minha opinião, é um contra. Nas minhas viagens longas, não me parece que tenha de andar atrás dos SuC, mas sim encontrá-los no percurso que defini e que é do meu interesse.
Estas a ver a coisa pela rama. Nas viagens longas não precisas de ir a procura dos SuC, pois a autonomia dará para maioria das viagens sem ir a procura dos SuC, nas viagens muito longas ele acha-os por ti, sejam SuC sejam destination chargers. E os Teslas carregam onde os outros VE´s carregam, tem o melhor de dois mundos. Não consigo ver onde esta a desvantagem que falas.
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por BrunoAlves » 03 set 2019, 11:07

O Bjorn fez recentemente 2 viagens num Leaf de 62kWh em condições diferentes.
Fez uma de alguns kms/dia (poucas centenas), carregamentos maioritariamente AC e o comportamento foi bom, muito melhor que os anteriores.

Agora mesmo fez o teste dos 1000km e o comportamento do carro foi horrendo. 15h para os fazer, muitas vezes à boleia de camiões para reduzir o consumo, com a bateria acima dos 50 graus a partir da segunda CR.
Podemos dizer que raramente alguém fará 1000km num dia e é verdade. Mas aos 500 e picos km já levava quase 9h de viagem, com potências de carregamento de 25kW aos 30%.

Tem ainda o problema do Chademo e o não acesso às redes de alta potência.

A menos que o novo Leaf se encaixe (bem!) abaixo de 40k€, as alternativas são tão melhores que dói :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por Nonnus » 03 set 2019, 11:12

frankesousa Escreveu:
03 set 2019, 10:43
OCasal Escreveu:
03 set 2019, 10:29
Para mim tirar o Leaf e+ da equação por causa do rapidgate não faz sentido. Poucas vezes no ano irei fazer viagens com mais de 600km e obter rapidgate nessas distância com o e+ não é fácil...
Atenção que o leaf e+ tem um preço que o coloca num patamar quase premium, quando o carro é tudo menos isso!

As viagens longas é realmente uma coisa rara para muita gente (eu incluído) mas pagar 45k€ por um carro que não as consegue fazer com conforto e rapidez, é demais para mim.

600km à velocidade que qualquer 1 faria nun CI que são 120km/h (Porto- Algarve por exemplo) o e+ precisa de 2 cargas rápidas. (Consumos de 20kWh/100km, tendo o carro apenas 57kWh disponíveis em novo, e já indo até ao vermelho dá apenas 280km de autonomia, 250 sem arriscar).
Pode ter a certeza que mesmo em tempo frio (o que não é normal numa ida ao Algarve :D ) já leva com rapidgate na 2 CR, e a 1ª tenho duvidas se carrega a 45kW.

O leaf e+ simplesmente tem um sistema VE desactualizado (2011) para o preço pedido!
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Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por BrunoAlves » 03 set 2019, 11:26

Nonnus Escreveu:
03 set 2019, 11:03
victormcpinto Escreveu:
03 set 2019, 10:48
Na minha opinião, é um contra. Nas minhas viagens longas, não me parece que tenha de andar atrás dos SuC, mas sim encontrá-los no percurso que defini e que é do meu interesse.
Estas a ver a coisa pela rama. Nas viagens longas não precisas de ir a procura dos SuC, pois a autonomia dará para maioria das viagens sem ir a procura dos SuC, nas viagens muito longas ele acha-os por ti, sejam SuC sejam destination chargers. E os Teslas carregam onde os outros VE´s carregam, tem o melhor de dois mundos. Não consigo ver onde esta a desvantagem que falas.
Sem dúvida nenhuma. O que forem viagens de "andar até chegar ao destino" o carro calcula-te o caminho, onde é que tens de parar, durante quanto tempo e até que velocidade máxima deves praticar para lá chegar em seguranca.
Quando fores para zonas onde não existam SuC ou num registo de passeio, carregas onde carregarias qualquer outro VE ou ainda melhor, nos destination charger.

Na minha opinião estamos nos VE numa situação semelhante ao que muitas vezes se diz dos VE em relação aos fumarolas: o VE permite poupar, é mais agradável, tecnologia, etc, mas muitas pessoas não conseguem dar a diferença de custo à cabeça.
Nos VE estamos na mesma: quem conseguir suportar a diferença de preço, nem vejo onde é que está a questão...

(ainda não há um ano tinha uma opinião totalmente contrária, mas enfim as pessoas mudam...)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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