Compra-Qual o melhor eléctrico?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1298
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por frankesousa » 05 set 2019, 16:27

Claro que uma marca que queira mesmo satisfazer os clientes e que tenha um serviço de mobilidade eléctrica a sério resolve esse problema.

Como só há 1 marca assim no mercado hoje, que é a Tesla, e a outra ainda não está bem no mercado (que é o grupo VW), essa Tesla já providencia um adaptador CCS para os teslas S/X fazendo um retrofit interno de 500€ ou assim.

Eu pagava já hoje os 500€ para trocar a minha tomada e adaptar a electrónica do leaf 30 para CCS se a nissan tivesse esse produto/serviço disponível.

A conversa do Pedro é o mesmo que dizer que existe muitos chinesses, e americanos, e todos eles usam fichas de parede diferentes, por isso vai tudo mudar para o standard deles!

O assunto não nos diz respeito nem requer a nossa intervenção, a norma europeia é CCS e ponto!
Nem consigo é perceber porque se pode vender VE na Europa sem cumprir essa norma (tipo Leaf 60 que deve ser o ultimo exemplar com chademo)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por jfr2006 » 05 set 2019, 20:40

Fil Escreveu:
04 set 2019, 21:36
A partir de agora vão começar a aparecer TM3 LR com 6 meses, já se encontram alguns na casa dos 50k €
Onde :?: :D

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por Fil » 06 set 2019, 02:19

jfr2006 Escreveu:
05 set 2019, 20:40
Fil Escreveu:
04 set 2019, 21:36
A partir de agora vão começar a aparecer TM3 LR com 6 meses, já se encontram alguns na casa dos 50k €
Onde :?: :D
https://www.leboncoin.fr/voitures/1664586927.htm/

Mais exemplos em mobile.de ;)

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por OCasal » 06 set 2019, 18:26

Para mim um Pack de 60kwh não será de todo o ideal para longos cursos, pelo menos superiores a 600km... Por isso nem o Leaf 60 nem o Niro são as melhores soluções para esse tipo de deslocações!

A refrigeração não será determinante, porque não impede de terem de estar de 300 em 300km a carregar...

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por rnlcarlov » 06 set 2019, 20:16

OCasal Escreveu:
06 set 2019, 18:26
A refrigeração não será determinante, porque não impede de terem de estar de 300 em 300km a carregar...
Eu também não faço 300km a conduzir sem parar.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por OCasal » 06 set 2019, 20:53

Não digo que seja super herói de conduzir sem paragens, só que estar sempre preocupado com carregamentos de 3 em 3 horas em viagens de longo curso, não é a melhor solução, ainda por cima com a atual rede em Portugal, carregar de 300 em 300 km, não deixa de ser um stress, já para não falar do interior do país!

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por migle » 06 set 2019, 21:32

OCasal Escreveu:
06 set 2019, 18:26
Para mim um Pack de 60kwh não será de todo o ideal para longos cursos, pelo menos superiores a 600km... Por isso nem o Leaf 60 nem o Niro são as melhores soluções para esse tipo de deslocações!
Bem, para o Niro seria um carregamento, partindo do princípio que a viagem era a andar depressa.
Não é exactamente o mesmo carro, mas o Kauai faz de Coimbra a Faro sem parar (446km).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por RS232CSerialUser » 07 set 2019, 11:02

BrunoAlves Escreveu:
05 set 2019, 16:02
...
O Leaf é o mais vendido porque é o mais antigo no mercado. Isso tem tudo para se inverter em breve.
O Model S usa SuC. O adaptador chademo existe porque o chademo é (era?) a norma nos states, se lá fosse CCS teriam desenvolvido CCS. Como lá é o type1 para AC. Na Europa é type2 e CCS, o Model3 tem CCS e actualmente está tudo a desfazer-se dos adaptadores chademo enquanto valem (?) alguma coisa :)
...
Acrescentava que nos S antigos é possível fazer o retrofit para CCS por 500 euro, que é electrónica extra no carro + o adaptador, e nos S recentes e X basta o adaptador, salvo erro são 170 euro se for só o adaptador.
Para mim o CHAdeMO ainda valerá a pena nalgum caso pontual, Mealhada ainda não abriu e por exemplo ir a Ovar na próxima semana vai implicar usar algures o CHAdeMO, mas de facto se tivesse o retrofit CCS implementado aí o CHAdeMO seria um peso morto.

Tenho visto à venda, e pelo que me perguntam por telefone cada vez mais pessoas vão colocar à venda, o adaptador Chademo. A dúvida é se há quem os compre. O meu vou manter. Já o retrofit CCS, vou pensar nele quando a ionity estiver mais perto, já esteve mais longe, e a 8 euro fixos por sessão é tentador em chegando mais perto ou mesmo instalando-se em Portugal. Quando?

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por OCasal » 08 set 2019, 18:56

Hoje após uma carga rápida fiz 80km em AE, com velocidades na casa dos 100km/h, por causa dos limites de velocidade, temperatura ambiente na casa dos 26ºC, Pack andava nos 29ºC...

Em 8 anos de Leaf, nunca senti falta do arrefecimento ativo das baterias... Mesmo em dias em que fiz o triplo da autonomia do Pack.

Por isso vale o que vale ter arrefecimento ativo, pode ou não ser fundamental! No caso do Leaf 60 ainda deve ser menos crucial para a sua plena utilização...

Quanto aos testes dos 1000km, se fosse eu a fazer dessas deslocações de forma regular, não queria ir de VE...

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Compra-Qual o melhor eléctrico?

Mensagem por mafgod » 08 set 2019, 19:33

Sou exatamente da mesma opinião.

Se eu gostaria de ter gestão térmica da bateria?
Se não me custasse muito mais dinheiro o carro, se não perdesse muita percentagem em relação á minha autonomia, se não me tornasse a manutenção mais cara, se realmente fosse eficaz a nível de durabilidade para as minhas baterias, SIM.

Para a minha realidade, e a maior parte dos portugueses, a falta de gestão térmica nas baterias para VEs com >= 40kWh, algo como 300kms de autonomia, é um non issue.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”