Ficar sem bateria na estrada, soluções

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OCasal
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Ficar sem bateria na estrada, soluções

Mensagem por OCasal » 11 set 2019, 16:24

Boa tarde.

Ontem foi a minha "primeira vez"! Foram precisos mais de 210k km e ter um Pack novo para me acontecer o insólito de ficar apeado a meros 100 metros de casa...

Inicialmente como estava em "N" o carro, preparei - me para o guinchar. So que depois reiniciei e nunca mais o consegui tirar do "P"! Porque será? Porque é que não volta ao N tal como fica quando acaba a carga?

Outra situação que verifiquei foi a mudança de comportamento do painel de comandos que me levou a confiar em excesso que ainda teria carga suficiente para chegar a casa. Com o antigo Pack antes de aparecer a tartaruga iam-se apagando gradualmente bolas de potência. Desta vez entrou directo em tartaruga e logo em seguida parou... Não tive oportunidade de consultar com o Leaf Spy...

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Nonnus
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Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções

Mensagem por Nonnus » 11 set 2019, 16:44

A mim aconteceu-me pouco tempo depois de ter o carro, mas foi mais ou menos propositado (esta no meu diário de bordo), queria ver o que acontecia quando ficasse sem bateria. Fiquei a cerca de 1km de casa. Na altura ainda sem saber muito bem como a coisa funcionava, percebi que conseguia destravar o carro e este ficava com a rodas livres. O meu Leaf tem o travão "mão" manual ("Pédal") e consigo retirar o "P" para ficar neutral.

Foi uma das minhas preocupações quando chamei o reboque era se o carro ia de "rojo" para cima do reboque. O que não veio acontecer. Depois quando desceu do reboque voltei a por em neutro e estacionei a porta de casa empurrando o carro com ajuda do senhor do reboque e um vizinho.

O Leaf de 30 permite por o carro em neutro permitindo a deslocação do carro mesmo quando não tem bateria de locomoção, porque o solenoide que bloqueia a transmissão (travão eléctrico) funciona com bateria de 12v.
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Nelson
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Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções

Mensagem por Nelson » 11 set 2019, 17:45

Para quem quiser investigar mais. É novo.

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Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções

Mensagem por noway » 11 set 2019, 18:12

10 euros para desenrascar... nada mau...
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Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções

Mensagem por mjr » 11 set 2019, 22:13

Nas baterias novas é muito rápida a transição entre ter a potência toda disponível e ficar com a tartaruga, especialmente se a bateria estiver quente.
Quando fiz o teste da tomada ao meu novo pack do mk1 foi acompanhado do Leaf Spy e a fase final junto à garagem. É completamente diferente o comportamento com uma bateria degradada onde com 10% de SOC já se nota alguma limitação de potência.
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Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções

Mensagem por OCasal » 13 set 2019, 10:38

Pelo que percebi com este episódio, não se pode desligar o carro se ficar sem bateria. Assim conseguimos ter o "N" para poder empurrar até onde precisarmos, nomeadamente rebocar com outro carro!

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Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções

Mensagem por Nonnus » 13 set 2019, 11:28

Mas eu desliguei o meu pelo menos duas vezes.
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Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções

Mensagem por clay » 13 set 2019, 14:29

Boa questão! Já me tinha questionado sobre isto várias vezes, inclusive feito algumas pesquisas sobre o assunto e nada encontrei de relevante.

Quando o carro pura e simplesmente não liga, seja com problema na bateria de locomoção ou na de 12V, como é que pode ser feito o reboque, com travão de mão de elétrico ou não? É que mesmo com travão de mão no pé, como é que o conseguimos passar para N se nem a bateria de 12V dá sinal? Sei que é uma situação deveras estranha no leaf, mas pronto, há sempre, mesmo que ínfima, probabilidade de acontecer.
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Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções

Mensagem por MRider » 13 set 2019, 16:09

Se a bateria de 12 V falhar. Só auxiliando com outra.
Se ficar sem bateria de tracção e só colocar em N

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Re: Ficar sem bateria na estrada, soluções

Mensagem por migle » 13 set 2019, 20:27

clay Escreveu:
13 set 2019, 14:29
É que mesmo com travão de mão no pé, como é que o conseguimos passar para N se nem a bateria de 12V dá sinal?
O tipo do reboque arranja-se. Ou dá um encosto ou usa um booster.
No ano passado comprei um booster. Tive problemas quando o tempo arrefeceu. Vários Ioniqs vieram com baterias de 12V duvidosas. Este ano já estou prevenido.

Mas ficar sem as duas na mesma ocasião é esquisito.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

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