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Olha, é pena que a visita da UVE ao parlamento europeu tenha vindo quando se pensava que esta questão tinha ficado resolvida.
Isto só pode ser resolvido com regulação.
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Enviado: 15 jan 2020, 19:55
por OCasal
Ou foi simplesmente novamente confusão da Nissan. Resta aguardar pela resposta do apoio ao cliente.
Quanto a "mercado alternativo" e a "comprar e trocar células" infelizmente só vai funcionar enquanto houver leafs 24/30 etc acidentados ou assim com baterias ainda boas.
Assim que os anos passem e todas as baterias esteja degradadas deixa de haver essa possibilidade.
Isso n é verdade e já há muitos exemplos pelo mundo de trocas de packs em Leafs por módulos de 'outras marcas'...
E tem fiabilidade essas células "de outras marcas"?
Segurança assegurada?
Vão durar pelo menos o mesmo das originais?
São produzidas com as devidas medidas ambientais (dentro dos possíveis claro)?
Eu pessoalmente não acredito em nenhuma resposta positiva as minhas perguntas em cima.
Não estamos a falar de produzir uma peça de plástico para a carroçaria ou um filtro, isto é um pouco (muito) mais complicado do que isso.
E depois o bms, etc etc.
Dá para fazer, claro, mas na minha opinião nunca será uma solução viável para este problema
Ou foi simplesmente novamente confusão da Nissan. Resta aguardar pela resposta do apoio ao cliente.
Caetano Power...
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Enviado: 16 jan 2020, 13:41
por rimsilva
Como já alguém disse, comunicação social com eles....
Infelizmente das marcas, não é de esperar muito, preços ainda muito elevados e mudança de politicas com o passsar dos tempos.
Se se recordam, partilhei aqui em fevereiro de 2017, um orçamento para upgrade de bateria de um i3, mas hoje a BMW já não tem esse programa, com a justificação da pouca procura....
Continua a achar que o futuro está no aparecimento de novo mercado paralelo às marcas, de empresas especializadas em baterias.
Isso é bricolage (eu faria pessoalmente ) mas está longe de ser uma solução viável.
Tem claros problemas de segurança, é um serviço "home made", poe o carro meio "maluco", com alguma probabilidade passados 50k km as células estarão todas derretidas, talvez nem controlo de temperatura tem (rapidgate).
Resumindo, tem tudo para correr mal. É mesmo só "solução" para curiosos e pessoas "da área" não para "pessoas normais"
Tem claros problemas de segurança, é um serviço "home made", poe o carro meio "maluco", com alguma probabilidade passados 50k km as células estarão todas derretidas, talvez nem controlo de temperatura tem (rapidgate).
O BMS é o mesmo do pack de 24kWh. Lá em termos de limitar a potência de carregamento por a temperatura aumentar até deve fazer o trabalho bem de mais...
A minha dúvida é se os conjuntos de células não saltam do sítio num acidente.
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Enviado: 17 jan 2020, 11:00
por FiwiPITO
Acredito que se for uma coisa bem feita, com uma boa estrutura dentro daquilo que fez o gajo do video em cima não existirão problemas; Mas obviamente nenhum de Nós poderá nunca confirmar isso;
Sobre as Células em particular não vejo problema, por ex. as Células usadas no Video são do melhor que existe;
O Funcionamento da Bateria Será normal no Meu entendimento, a única diferença, é que se for um leaf de 24kW com bms de origem Ele vai pensar que vai fazer X kms, e vai fazer Y, mas no Gessometro vai aparecer os kms +/- reais, pelo menos provavelmente não na Primeira viagem, mas nas próximas a BMS vai-se ajustar à Bateria...Em todos os vídeos que tenho visto é o que acontece, a BMS ajusta-se à bateria;
Isto é uma Bateria 2S2P por Modulo; e Passa no Fundo a ser uma Bateria 2S4P - Dobra-se a capacidade para 48kW, a voltagem da Bateria para que não existam duvidas é a mesma;
PS - Se tiver a dizer alguma asneira corrijam-me por favor;
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Enviado: 17 jan 2020, 11:16
por frankesousa
Concordo plenamente, e as células podem ser boas, mas têm sempre os seguintes problemas:
Não parece muito seguro fisicamente
Não foram feitos quaisquer testes mecânicos, estudos mecânicos nem tão pouco testes de impacto do carro
Não saberá muito bem o que acontece quando as células aquecerem a sério
Os carros são desenvolvidos durante anos por equipas inteiras de engenheiros não é porque gostam de perder tempo
Resumindo, claro que é possível, mas não com Diy.
E se por acaso alguma empresa estivesse na disposição de fazer todos esses estudos e produção especifica para cada carro o custo final não ia agradar a ninguém!