Melhor tratamento para a bateria

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Melhor tratamento para a bateria

Mensagem por civic » 12 jan 2018, 16:03

Como devem saber estou à espera do novo LEAF, a minha duvida prende-se principalmente em ter uma ideia de qual a forma de melhor tratar a bateria, ou seja, faço cerca de 40 kms/dia, quando devo carregar? Acham que devo carregar todos os dias mantendo sempre a bateria acima dos 90% +/-, ou devo deixar andar até um valor mínimo? Eu tenho ideia que devo colocar um valor para a recarga, tipo, ao chegar aos 100 kms de autonomia voltar a carregar, que dizem?
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Melhor tratamento para a bateria

Mensagem por mjr » 12 jan 2018, 16:18

Regra geral as baterias não gostam de ciclos profundos nem de estar em estados de carga elevados. Nesse caso, andar entre os 80% e os 20% parece-me o mais equilibrado. Mas isto depende do ciclo diário. Tendo em conta a grande capacidade da bateria do novo Leaf, no meu caso os 50km diários são 20% da autonomia do veículo, pelo que poderia fazer 60%-40% diariamente. É muito melhor fazer 60%-40% todos os dias do que fazer 80%-20% de 3 em 3 dias, pois os ciclos menores são sempre preferíveis.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Melhor tratamento para a bateria

Mensagem por civic » 12 jan 2018, 16:21

Resumindo, colocar a fasquia da reserva nos 150 kms +/- de autonomia?
Mas dá para limitar o maximo de carga neste novo LEAF?
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Melhor tratamento para a bateria

Mensagem por mjr » 12 jan 2018, 17:30

Isso não sei. Era bom que desse como com a Tesla para limitar o máximo. Provavelmente dará para limitar a 80%, como no atual.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Melhor tratamento para a bateria

Mensagem por VETL » 12 jan 2018, 17:37

mjr Escreveu:Isso não sei. Era bom que desse como com a Tesla para limitar o máximo. Provavelmente dará para limitar a 80%, como no atual.
No atual não dá.
:cry:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Melhor tratamento para a bateria

Mensagem por civic » 12 jan 2018, 17:40

Pois, tenho ideia que só no primeiro LEAF de 24kWh é que dava, penso que a Nissan deve ter colocado um factor cagaço nos limites, ou seja, a 100% de certeza que as baterias não estão mesmo nesse nivel. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Melhor tratamento para a bateria

Mensagem por fernandinand » 12 jan 2018, 18:09

Penso que o MJR te queria dizer, e com base nos teus quilómetros diários (40km), consegues facilmente carregar diariamente em casa 3h a 4h e manter a bateria nesse limite óptimo (40%-60%).
Se o novo Leaf sofrer do mesmo síndroma dos MK2, convém é carregar a 100% aos fins de semana para as voltinhas mais longas... assim o carro não subestima a capacidade...

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Melhor tratamento para a bateria

Mensagem por Orlando » 12 jan 2018, 23:16

Civis, o João tem 15 dicas para isso, aconselho vivamente.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

jarama
Mensagens: 51
Registado: 04 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 set 2016
Capacidade bateria: 30kw

Re: Melhor tratamento para a bateria

Mensagem por jarama » 13 jan 2018, 00:45

mjr Escreveu:Regra geral as baterias não gostam de ciclos profundos nem de estar em estados de carga elevados. Nesse caso, andar entre os 80% e os 20% parece-me o mais equilibrado. Mas isto depende do ciclo diário. Tendo em conta a grande capacidade da bateria do novo Leaf, no meu caso os 50km diários são 20% da autonomia do veículo, pelo que poderia fazer 60%-40% diariamente. É muito melhor fazer 60%-40% todos os dias do que fazer 80%-20% de 3 em 3 dias, pois os ciclos menores são sempre preferíveis.
O ano passado a minha esposa deu aulas em Castanheira de Pera e fazia o trajeto Coimbra Castanheira diariamente.
Fez este trajeto sem carga intermédia de Outubro até Final de Março. Como devem imaginar o padrão de carga era 100% -> 20% quando não era menos. O SOH manteve-se nos 100%.
Felizmente arranjámos forma de carregar lá e deixámos de carregar tantas vezes seguidas até 100% e as descargas raramente iam abaixo dos 40%. A partir desta altura foi ver o SOH começar a descer. Pode ter sido coincidência, o calor começou a apertar.
É certo que o SOH é só uma estimativa do estado das baterias mas parece-me que carregar a bateria até 100% não deverá fazer mal. Obviamente que não é carregar e deixá-lo estacionado.
Vou dar o conselho que recebi dos mais velhos deste forum:
Desfruta do carro. Se ele tiver problemas vais ter 8 anos ou 160k km para te queixares. Trata-o com estima e cuidado que deves ter com qualquer outra máquina. E não te esqueças do principal, o calor é o pior inimigo da bateria. Sempre que possível, evita-o (estacionamentos ao sol, cargas rápidas sucessivas)! A degradação da bateria é uma realidade e não há forma de a evitar! Vai-te mentalizando para isso.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Melhor tratamento para a bateria

Mensagem por mjr » 13 jan 2018, 07:05

O meu conselho é não ligar muito ao SOH, pois já vimos que ele desce quando a bateria é pouco esticada e depois recupera quando a bateria é mais usada nos extremos. É normal e esperado este comportamento mas também enganador. O que o OP quer saber é o que pode fazer para baixar ao mínimo a degradação e não tenham dúvida que quanto menores forem os ciclos menor será a degradação real. O que pode e deve ser feito é periodicamente fazer um ou dois ciclos mais profundos para o LBC poder estimar melhor o SOH e o GOM ser mais fiável.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”