Apresentação - Miianas

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por mafgod » 12 jan 2018, 16:57

Orlando e o Jasmin.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por RJSC » 12 jan 2018, 17:31

Miianas Escreveu:Quais foram os teus critérios para comprar? Nº de kms, a garantia..? E agora passado estes tempos, a bateria continua igual? É o meu maior medo. É comprar um com pouca garantia, muitos kms e depois fico a arder..
Comprei importado de França com 17000km e um ano, mas foi um de primeira geração com a pior bateria de todas (24kWh e química antiga).
Os de 30kWh têm uma bateria mais resistente à degradação. O que conta num VE não são os quilómetros mas sim a idade da bateria.
O meu vai fazer 5 anos em Abril (a bateria tem 6 anos porque esteve 1 ano até ser vendido) e 82000Km e tem 79% da capaciade de novo.
A garantia num usado mantém-se e é dada pela marca, mas conta a idade desde a primeira matrícula.
Nos de 30kWh a garantia é de 8 anos ou 160000Km com 75% da capacidade de novo, portanto, num usado podes contar com a garantia até o carro fazer 8 anos desde que começou a circular e até atingir 160000km.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por Nonnus » 12 jan 2018, 17:42

Olá,

Eu tenho um Leaf desde Setembro e ao inicio também tive muitas dúvidas mais em relação ao mundo dos electricos e não propriamente com as outras questões que pões, porque este já é o meu 5º carro.

Temos que ir por partes. Tens 25 anos a primeira coisa que tens de fazer é decidir que carro é que queres (ao que parece já te decidis-te por um Leaf) e se o teu orçamento mensal dá para comprar um novo ou usado.

Tens de pensar se queres um carro para muitos, ou poucos anos. Normalmente quando somos novos, ao fim de um ano de termos um carro queremos trocar, porque já estamos fartos e/ou porque os nossos amigos também já trocaram etc e tal (mas com o passar dos anos isto deixa de acontecer, deve ser o que chamam de maturidade), dai algumas pessoas te aconselharem a comprar em segunda mão.

O novo, é sempre novo, mas tem custos acrescidos e se for para ter pouco tempo é só perder dinheiro. Um usado por sua vez é mais barato, e se for para trocar ao fim de pouco tempo, as perdas nunca são tão grandes. Isto é igual tanto para um electrico como para outro tipo de carro qualquer.

Agora em relação a ser electrico, as minhas principais dúvidas era acerca da autonomia, porque o meu Leaf de 30kwh faz cerca de 120km diários e para o mês que vem vai passar a fazer 180km diários e esta era a minha principal dúvida, como tu só vais fazer cerca de 50km, é pacifico, ainda assim aconselharia sempre um de 30kwh ou se o orçamento mensal permitir, pensar num de 40kwh, porque não sabemos o dia de amanhã. E depois há sempre o fim de semana em que queremos dar uma volta maior. :auto-driving: :auto-camptrailer:

Dentro a opção usado existe sempre a possibilidade de comprares um importado que fica sempre mais em conta, um carro de serviço que são praticamente novos, mas com um preço mais baixo, ou um usado comprado a um particular ou um stand multi-marcas. Se optares por comprares a um stand multi-marcas tem sempre atenção a capacidade da bateria (24kwh, 30kwh, 40kwh etc) e ao estado da mesma (nº de barras que ainda tem), porque quem vende muitas vezes nem sabe o que esta vender e outras vezes quer é vender e quanto menos informar melhor.

Existe aqui várias pessoas no fórum que se dedicam a venda de carros electricos e pelos comentários das pessoas que lhes compraram, são de confiança, pede ajuda a essas pessoas para encontrares um carro se a tua opção for por um usado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Miianas
Mensagens: 15
Registado: 11 jan 2018, 16:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Tondela

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por Miianas » 12 jan 2018, 17:52

Nonnus Escreveu:Olá,

Eu tenho um Leaf desde Setembro e ao inicio também tive muitas dúvidas mais em relação ao mundo dos electricos e não propriamente com as outras questões que pões, porque este já é o meu 5º carro.

Temos que ir por partes. Tens 25 anos a primeira coisa que tens de fazer é decidir que carro é que queres (ao que parece já te decidis-te por um Leaf) e se o teu orçamento mensal dá para comprar um novo ou usado.

Tens de pensar se queres um carro para muitos, ou poucos anos. Normalmente quando somos novos, ao fim de um ano de termos um carro queremos trocar, porque já estamos fartos e/ou porque os nossos amigos também já trocaram etc e tal (mas com o passar dos anos isto deixa de acontecer, deve ser o que chamam de maturidade), dai algumas pessoas te aconselharem a comprar em segunda mão.

O novo, é sempre novo, mas tem custos acrescidos e se for para ter pouco tempo é só perder dinheiro. Um usado por sua vez é mais barato, e se for para trocar ao fim de pouco tempo, as perdas nunca são tão grandes. Isto é igual tanto para um electrico como para outro tipo de carro qualquer.

Agora em relação a ser electrico, as minhas principais dúvidas era acerca da autonomia, porque o meu Leaf de 30kwh faz cerca de 120km diários e para o mês que vem vai passar a fazer 180km diários e esta era a minha principal dúvida, como tu só vais fazer cerca de 50km, é pacifico, ainda assim aconselharia sempre um de 30kwh ou se o orçamento mensal permitir, pensar num de 40kwh, porque não sabemos o dia de amanhã. E depois há sempre o fim de semana em que queremos dar uma volta maior. :auto-driving: :auto-camptrailer:

Dentro a opção usado existe sempre a possibilidade de comprares um importado que fica sempre mais em conta, um carro de serviço que são praticamente novos, mas com um preço mais baixo, ou um usado comprado a um particular ou um stand multi-marcas. Se optares por comprares a um stand multi-marcas tem sempre atenção a capacidade da bateria (24kwh, 30kwh, 40kwh etc) e ao estado da mesma (nº de barras que ainda tem), porque quem vende muitas vezes nem sabe o que esta vender e outras vezes quer é vender e quanto menos informar melhor.

Existe aqui várias pessoas no fórum que se dedicam a venda de carros electricos e pelos comentários das pessoas que lhes compraram, são de confiança, pede ajuda a essas pessoas para encontrares um carro se a tua opção for por um usado.

O numero de barras máximo é 12, ou estou enganada? Já vi várias vezes este numero, daí ter fixado. Se há algo que já defini na minha cabeça, é que este carro é para durar o máximo de tempo possível. Costumo dizer que é só para trocar quando tiver miudos, e precisar de um carro maior. E nem assim sei se troco :lol:

Desculpem-me os moderadores, porque este tópico passou de Apresentação a perguntas e respostas, mas realmente agradeço toda a ajuda que me têm dado.

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por fernandinand » 12 jan 2018, 18:03

Miianas Escreveu:Costumo dizer que é só para trocar quando tiver miudos, e precisar de um carro maior.
Em relação a esta condicionante, não te preocupes...uma das razões que comprei um Leaf foi precisamente por ter tido um miúdo...o carro é grande o suficiente.

Aqui podes encontrar os melhores negócios de usados (a não ser que importes tu directamente...):

https://www.standeletrico.pt/

http://www.eletricar.pt/

Volta e meia, alguns users aqui do fórum vendem os seus VEs...normalmente são carros em bom estado, cuja história é conhecida e partilhada com todos (não vais ao engano...)

Por último, caso consigas esperar alguns meses até o novo Leaf estar a ser vendido com 'normalidade', ainda vais conseguir um VE usado a melhores preços...

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por cfvp » 12 jan 2018, 23:27

Fil Escreveu:Cfvp, quanto custam os modelos ci da gama do leaf?
Não sei bem, mas eu estava a falar num preço ignorando a gama. Claro que quem tem dinheiro para ir para esse patamar, um Leaf não é caro, mas para quem não tem possibilidades de dar €30k por um carro, esse patamar obviamente que se torna caro.
Miianas Escreveu: Com 25 anos (quase) não tenho grande dinheiro de parte, porque não sou grande coisa na questão da poupança. Seria mais fácil para mim, uma obrigação mensal de realmente pagar o carro. Não sou apologista de esperar para ter o dinheiro, porque se calhar, quando o tiver, já tinha o carro pago há imenso tempo.
E na verdade a minha situação é semelhante, não faço kms suficientes para compensar, mas nao é esse o principal motivo, mas sim o facto de que gostava de não contribuir para um aumento da poluição (embora que pouco significativo).
O local em casa para carregar é algo que ainda não vi (e que preciso de ajuda, porque não faço grande ideia do que é preciso), mas em Tondela existem postos a funcionar, um deles na escola.
Ok, mas de qualquer forma, há sempre um investimento que é mais difícil recuperar fazendo poucos kms por dia. No entanto esse investimento adicional é cada vez menor, devido à constante redução do preço das baterias ao longos dos últimos anos. Contudo eu percebo que essa não seja a principal preocupação, sendo a vertente ecológica mais importante, que para mim também o é.
Quanto ao local para carregar estava-me a referir a uma garagem sua ou algo do género. Pode carregar de uma tomada normal, mas irá demorar várias horas. No site da Nissan falam em 12h, para um carregamento completo para o Leaf 30kWh, presumo eu. Há uns cabos chamados EVSE ou uma unidade de carregamento (fixa na parede) onde consegue obter mais potência (desde que a sua rede esteja preparada para tal claro) e consegue um carregamento mais rápido, contudo ainda estamos a falar de horas para um carregamento completo. Novamente, no site da Nissan falam em 4h para Leaf 24kWh e 5h30m para o Leaf 30kWh. No entanto, em princípio não irá demorar tanto tempo pois na maioria das vezes não irá carregar de 0 a 100%. Ainda assim, para carregar mais rápido terá que ser num PCR (Posto de Carga Rápida) onde, no Leaf, poderá carregar dos 0 aos 80% em cerca de 30min.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Miianas
Mensagens: 15
Registado: 11 jan 2018, 16:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Tondela

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por Miianas » 13 jan 2018, 10:17

cfvp Escreveu:
Fil Escreveu:Cfvp, quanto custam os modelos ci da gama do leaf?
Não sei bem, mas eu estava a falar num preço ignorando a gama. Claro que quem tem dinheiro para ir para esse patamar, um Leaf não é caro, mas para quem não tem possibilidades de dar €30k por um carro, esse patamar obviamente que se torna caro.
Miianas Escreveu: Com 25 anos (quase) não tenho grande dinheiro de parte, porque não sou grande coisa na questão da poupança. Seria mais fácil para mim, uma obrigação mensal de realmente pagar o carro. Não sou apologista de esperar para ter o dinheiro, porque se calhar, quando o tiver, já tinha o carro pago há imenso tempo.
E na verdade a minha situação é semelhante, não faço kms suficientes para compensar, mas nao é esse o principal motivo, mas sim o facto de que gostava de não contribuir para um aumento da poluição (embora que pouco significativo).
O local em casa para carregar é algo que ainda não vi (e que preciso de ajuda, porque não faço grande ideia do que é preciso), mas em Tondela existem postos a funcionar, um deles na escola.
Ok, mas de qualquer forma, há sempre um investimento que é mais difícil recuperar fazendo poucos kms por dia. No entanto esse investimento adicional é cada vez menor, devido à constante redução do preço das baterias ao longos dos últimos anos. Contudo eu percebo que essa não seja a principal preocupação, sendo a vertente ecológica mais importante, que para mim também o é.
Quanto ao local para carregar estava-me a referir a uma garagem sua ou algo do género. Pode carregar de uma tomada normal, mas irá demorar várias horas. No site da Nissan falam em 12h, para um carregamento completo para o Leaf 30kWh, presumo eu. Há uns cabos chamados EVSE ou uma unidade de carregamento (fixa na parede) onde consegue obter mais potência (desde que a sua rede esteja preparada para tal claro) e consegue um carregamento mais rápido, contudo ainda estamos a falar de horas para um carregamento completo. Novamente, no site da Nissan falam em 4h para Leaf 24kWh e 5h30m para o Leaf 30kWh. No entanto, em princípio não irá demorar tanto tempo pois na maioria das vezes não irá carregar de 0 a 100%. Ainda assim, para carregar mais rápido terá que ser num PCR (Posto de Carga Rápida) onde, no Leaf, poderá carregar dos 0 aos 80% em cerca de 30min.
Sim, já fiz as contas, muito por alto, e sei que só com os kms que faço um carro elétrico não compensa nada. Ia demorar anos, até pagar a diferença para um a gasolina que é o que tenho agora. Daí a ideia ser que a minha mãe também possa conduzir, quando eu não preciso. Mas mesmo que não seja rentável do ponto de vista do dinheiro, a questão ambiental vai falar mais alto. Além disso acredito que daqui a uns anos, estas questões já não se ponham.
Só tenciono carregar o carro de noite, ou quando chego a casa, o que dá cerca de 8 horas, pelo menos. Mas sim, já tinha ouvido falar na unidade de carregamento.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por Fil » 13 jan 2018, 14:55

Importa-se de nos expor as contas que fez relativamente à compra do ve não compensar?

Acho que era interessante debatermos esse assunto.

Miianas
Mensagens: 15
Registado: 11 jan 2018, 16:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Tondela

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por Miianas » 14 jan 2018, 13:08

Fil Escreveu:Importa-se de nos expor as contas que fez relativamente à compra do ve não compensar?

Acho que era interessante debatermos esse assunto.
Basicamente sei que faço menos de 10000km por ano.. Fiz as contas à gasolina que gasto num ano e as contas à eletricidade que gastaria com o Leaf (baseei-me nos 2 centimos por km), e dá para ver que a diferença não é assim tão grande e que a poupança não chegava para pagar a diferença entre um eletrico e um a gasolina..

Mesmo assim, estou decidida no elétrico. Já me sugeriram aqui foi para esperar pelo novo sair, porque aí vão aparecer muitos mais usados de 30kWh..

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação - Miianas

Mensagem por Fil » 14 jan 2018, 19:52

E a manutenção? E o selo?

Se carregar o carro em caso com bi horário, gastará em média 1.5€ por cada 100 klms (algumas pessoas gastam 1€, outras 2€), um litro de gasolina 95 ronda os 1.5€. Se perfizer 10000 klms usando a tomada de casa (se não tiver painéis solares), gastará cerca de 150€, num carro a gasolina que gaste cerca de 6 litros aos 100, gastará 900€, logo aqui temos 750€ de diferença. Um carro equivalente ao leaf (megane, golf, astras, focus...) terá de selo cerca de 150€, os eléctricos pagam zero.

A manutenção de um carro desses, andará na casa dos 300€, no início, quando começar a trocar parte das 2 mil peças que tem, será aos 500 e aos 1000€ de cada vez, um eléctrico andará em média nos 60€ de revisão.

Qual é a diferença de preço entre estes carros? É que só aqui temos poupanças superiores a 1100€ e não contei tudo. Se o objectivo é ficar com o carro muitos e bons anos, aconselho que seja bastante pormenorizada nas contas, porque mesmo fazendo poucos klms, parece-me que ficará bastante agradada.

Espero ter ajudado ;)

Responder

Voltar para “Apresentações”