Da ultima vez que vim a este tópico fiquei a pensar nisto, agora voltei cá e vi que tens a mesma dúvida que eu.Apr Escreveu:Ainda não percebi. Explica la como é possivel eu ter Endesa e puxar mais por carvão e o meu vizinho do lado ter EDP e puxar mais por renováveis.
Todos nós aqui sabemos como funciona a rede eléctrica, pelo menos em teoria.
Exemplo:
18 horas da tarde aumento exponencial de consumo de energia na minha cidade, quem monitoriza a rede tem de aumentar injecção de electricidade e a produção da mesma a partir de onde ela é produzida (hidráulica, eólica, solar, térmica, nuclear etc), daqui é transportada em muita alta tensão para uma subestação -> posto de transformação -> rede eléctrica residencial. Como todos sabemos os cabos que alimentam a minha casa a partir do posto de transformação são os mesmos que alimentam a minha rua toda, se por exemplo morarem 200 pessoas na minha rua e só um tiver electricidade verde, como é que vão garantir a esse cliente que só consome electricidade verde, se os cabos que transportam energia até a sua residência são os mesmo que os dos restantes vizinhos. No mesmo cabo não passam electrões verdes e electrões pretos, passam electrões, e os que são provenientes de energias verdes não sabem em que casa é que devem entrar

Para isto ser 100% verdade um cliente de energia verde tinha de ter uma linha dedicada, pelo conhecimento que tenho, não é o acontece.
Isto faz sentido, ou o que estou a dizer um grande disparate?
Na minha opinião é uma questão de marketing. Até que me expliquem por a + b como é que transportam electrões provenientes de energias verdes até a casa de um cliente especifico, num universo de milhões que usam a mesma subestação, o mesmo posto de transformação e a mesma rede de cabos residenciais, não consigo mudar de ideia. Na realidade um cliente de energia verde consome o mesmo que os outros.