lisboa - algarve (portimão)

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

lisboa - algarve (portimão)

Mensagem por lifo » 29 mar 2018, 11:15

Sabem dizer como está a situação dos postos para sul neste momento?
Indo num leaf devo precisar de carregar pelo menos 3 vezes (para nao chegar vazio).
Penso que o tempo de viagem mais otimista serão as 3h do costume + 3*30 min = 4h30m
Mas qual será o tempo mais provável.. costumam apanhar os pcr sempre vazios?
Há alguma redundância nos pcr, se falhar consigo chegar ate ao outro?
Será facil ou viável, caso esteja ocupado no sentido norte-sul, ir ate ao que fica no sentido sul-norte?

Obrigado.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: lisboa - algarve (portimão)

Mensagem por BrunoAlves » 29 mar 2018, 11:24

Essa questão surgiu no FB no outro dia. Alguém confirmou tudo OK em todas as AS. Pelo que se sabe, só TV S/N está off neste momento.

Em relação a apanhar alguém, nim :mrgreen: É uma questão de sorte.

PS: eu também vou, a ver se não nos estorvamos :lol: Mas se isso acontecer, pagas o café :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

edit: vai espreitando o mapa da MobiE ou a app MobieChecker que encontras aqui pelo fórum, assim quando lá chegares já sabes ao que vais ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: lisboa - algarve (portimão)

Mensagem por pemifer » 29 mar 2018, 11:38

A minha experiencia de viagens é que demoro sempre mais do dobro do tempo.
Fiz Lisboa - Monte Gordo em 6:10 horas e o regresso 6:49 (carreguei 30 minutos a mais em Loulé)
As viagens Lisboa - Porto tambem passaram a demorar 6 horas.
Utiliza o site http://www.jurassictest.ch/GR/ para analisares o ultimo troço da viagem (PCR Aljustrel - Portimão), o resto é fácil.
Estive a dar uma olhadela e pareceu-me dificil fazeres PCR Aljustrel - Portimão (são 129km?)
Se calhar é melhor fazeres PCR Aljustrel - PCR Loulé (103km) e depois PCR Loulé - Portimão (63km incluindo a inversão de marcha).
Tambem me parece uma boa hipotese fazer PCR Aljustrel - Ourique (40km), em Ourique carregas num carregador normal (podes aproveitar para fazer um looongo almoço) e depois Ourique - Portimão (90km em estradas nacionais)

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: lisboa - algarve (portimão)

Mensagem por lifo » 29 mar 2018, 11:50

muito obrigado pelos esclarecimentos bastante úteis.
Infelizmente parece-me que o melhor é mesmo ir no ICE, até porque o tempo disponível não é muito.

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: lisboa - algarve (portimão)

Mensagem por Gameiro101 » 29 mar 2018, 15:53

Eu já fiz ~Leiria até Vilamoura apenas com dois carregamentos para baixo, demorei entre 1h a 1H30 a mais do que demoro por norma, mas vou sempre pela nacional, pouco acima dos limites, apenas utilizo AE entre Aveiras e Vila Franca de Xira, com o Lealf30kw, fiz um mesmo trajecto apenas entrando para carregar em Alcacer e Aljustrel.

Como ia uma semana de férias o tempo demorado a mais na viagem acaba por ser insignificante, no caso de ir apenas um fds, a parca de tempo começa a ser muito grande.

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: lisboa - algarve (portimão)

Mensagem por cacoila » 04 abr 2018, 11:15

Provavelmente já venho tarde mas sendo um trajecto "habitual" para mim fica a minha opinião / experiência num Leaf de 24Kw.

Moro em Portimão e ainda no dia 28 fui pra Lisboa no Leaf e voltei no dia 30 para Portimão portanto é perfeitamente possivel. Quanto a tempos, são cerca de 4:15 mais coisa menos coisa. O trajecto e carregamentos são os seguintes

Portimão - Aljustrel passando por Silves e entrando na A2 em Messines (116Km)- Tenho de sair a 100% e ter muito cuidado com a serra na A2 (já apanhei um susto neste trajecto e ter de abrandar mesmo muito para conseguir chegar ao PCR). É exequível desde que com cuidado na velocidade mas desta vez fui pelo IC1 até Ourique, almocei por lá enquanto o carro carregou numa tomada normal no Parque do Trabalhador (ter cuidado com festividades que possam existir nesse parque e por isso impedir o acesso à tomada).

Aljustrel - Alcácer - Como diria o JJ esta parte é Pinners. Sair de Aljustrel acima de 80% (meia hora de carga pois chegas mesmo perto de 0%) e chegas a Alcácer sem stress.

Alcácer - Lisboa - Também é fácil, eu vou normalmente para a Amadora e faz-se bem, no entanto como na Amadora não tenho forma "fácil" de carregar normalmente tento passar no PCR do Lidl de Sacavem antes e se estiver vago carrego logo para as voltas pela Amadora/Lisboa. Tenho tido sorte e apanho-o sempre vazio ou com alguém quase a sair, mas dizem que não é habitual por causa dos Ubers.

Para baixo o trajecto é o mesmo com a possibilidade de vir pela 25 de Abril e poder carregar logo em Palmela (só tem PCR no sentido Norte - Sul), já o fiz por sair de casa com bateria muito à justa para Alcácer e preferi parar 5/10m em Palmela. Basicamente é o único que podes dispensar, os outros tem de carregar sempre se não não chegas ao próximo.

O troço Aljustrel - Portimão não precisas de sair do PCR mesmo a 100% porque é um pouco melhor do que o percurso inverso pois o declive é menor e saindo em Messines tens a N124 até Silves que é essencialmente a descer e onde acabas por "ganhar" muitos Kms de autonomia. Para teres ideia, nesta ultima saí da AE com o GOM a indicar os Kms certos para chegar a casa (ou seja, os mesmos que o GPS dava até ao destino) e quando cheguei a casa tinha mais de 20Km de autonomia anunciada.

P.S. Não te assustes com a autonomia anunciada na serra da A2 pois é normal em subidas não teres autonomia para chegar e nas descidas ganhares um bocado e ficares com a autonomia anunciada certa com os Kms que tens ainda para fazer ou um pouco mais, no entanto também não é para fazer à vontadinha, eu faço esse troço dentro dos 80Km/h mais ou menos.

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: lisboa - algarve (portimão)

Mensagem por brunoa » 04 abr 2018, 15:04

Boa tarde Cacoila,

Li o seu relato com muito interesse pois também tenho um Leaf 24kWh, mas com uma degradação já de 2 barras.

Estando a planear uma semana de ferias no Algarve, o ultimo troço assusta-me pois serão cerca de 108km e nunca consegui uma autonomia superior a 98km com media de 13kWh/100km.

Sendo o declive mais acentuado nessa fase e pela experiencia que tem, acredita que seja possível o percurso? Qual a degradação que o seu Leaf apresenta?

Desde já agradecido pelo tempo dispensado,
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: lisboa - algarve (portimão)

Mensagem por rnlcarlov » 04 abr 2018, 15:10

brunoa Escreveu:Boa tarde Cacoila,

Li o seu relato com muito interesse pois também tenho um Leaf 24kWh, mas com uma degradação já de 2 barras.

Estando a planear uma semana de ferias no Algarve, o ultimo troço assusta-me pois serão cerca de 108km e nunca consegui uma autonomia superior a 98km com media de 13kWh/100km.

Sendo o declive mais acentuado nessa fase e pela experiencia que tem, acredita que seja possível o percurso? Qual a degradação que o seu Leaf apresenta?

Desde já agradecido pelo tempo dispensado,
Já fiz muitas viagens ao Algarve de clone, que tem uma bateria de 16kWh, assim que não estará muito distante de um Leaf com alguma degradação. O truque em PCR Aljustrel-PCR Loulé (103km) é apontar por manter a velocidade em 70km/h. No meu caso na parte final do percurso costumo ter alguma folga e aumento um pouco a velocidade. No meu caso tenho a agravante de só conseguir carregar até 90-93% no PCR. Se conseguisse partir a 100% mais folga teria.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: lisboa - algarve (portimão)

Mensagem por pemifer » 05 abr 2018, 09:52

Não percebi para que parte do Algarve vais...
Se for para utilizar o PCR de Loulé só tens de te preocupar com o retorno...
PCR de Aljustrel - PCR de Loulé não senti dificuldade.
PCR de Loulé - PCR de Aljustrel, ainda por cima com AC, foi difícil... sempre a menos de 70km/h...
Se fores para o lado de Portimão podes seguir o meu conselho e o do Caçoila de parar em Ourique...

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: lisboa - algarve (portimão)

Mensagem por Gameiro101 » 05 abr 2018, 13:03

So fiz o trajecto de Leiria - Vilamoura uma vez, com um Leaf de 30kwh, com carregamento em Alcacer - 175km+-, apanhei um valente susto pois tive de dar umas voltas extra depois de carregar em aljustrel e sai de lá com a bateria nos 70%/75%, cheguei a Vilamoura como 5%, isto em Setembro, não sei a degradação que tinha na altura, pois não tinha o Leaf spy, mas devia andar nos 90/92% pois perdeu a primeira barra á cerca de 1 mes.

Responder

Voltar para “Postos carregamento Sul”