Monitorização consumo em casa

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por RJSC » 26 mar 2018, 00:24

jfr2006 Escreveu:A parte mais interessante do ESP32 é o facto de ter ADC de 12 bits. Se forem suficientemente rápidas, dá para ligar directamente as pinças de medição, sem necessidade do PZEM.
O ADC é rápido, o problema é que não tem resposta linear e a referência de tensão varia de chip para chip:
https://www.esp32.com/viewtopic.php?f=1 ... =20#p16166

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por jfr2006 » 26 mar 2018, 10:03

RJSC Escreveu:
jfr2006 Escreveu:A parte mais interessante do ESP32 é o facto de ter ADC de 12 bits. Se forem suficientemente rápidas, dá para ligar directamente as pinças de medição, sem necessidade do PZEM.
O ADC é rápido, o problema é que não tem resposta linear e a referência de tensão varia de chip para chip:
https://www.esp32.com/viewtopic.php?f=1 ... =20#p16166
Se for como o arduino (não estive a ver esse pormenor), é possível fornecer uma referência. Já a não linearidade, só com software a corrigir, mas o trabalho já não deve compensar...

okcomputer
Mensagens: 33
Registado: 15 out 2017, 15:53
Data de fabrico: 08 jan 2011

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por okcomputer » 30 mar 2018, 20:10

Taça fazer outro medidor simples, liguei os 220v e não aparecia nenhuma rede Wi-Fi.

Desliguei a tomada e fui ligar o cabo mini usb directo ao Wi-Fi, também não detecta..

Entretanto saiu fumo da fonte e o led da fonte deixou de acender..

Seria defeito da fonte? Confirmei os esquemas e tava tudo ok

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por NunoLopes » 15 abr 2018, 19:09

Agora depois do primeiro VE, começa a fase de monitorizar os consumos de casa, para fazer um estudo para a aquisição de uns painéis solares no futuro.

Segundo o que tenho andado a ler o melhor é fazer um baseado no trabalho do Apr e do RJSC ou comprar já um emonpi-Solar PV Bundle.

Como estou para fazer uma "puxada" para o passeio da garagem para carregar o Tekna, a minha ideia era medir os consumos de casa, r/c e 1ºandar, garagem, Wallbox e painéis solares.

Amanhã vem cá um amigo meu eletrecista, para ver a instalação elétrica de casa, quadro principal, quadro garagem, para ver se é preciso modificar/alterar algumas coisas, já que a instalação tem cerca de 25 anos, e fazer/projectar a "puxada" para a Walbox.

O que é que vocês aconselham para medir os consumos, das duas opções mencionadas acima, eu tenho aqui 2 RPi 2, várias estações e ferros de soldar, DMM de 6.5, etc...
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por RJSC » 15 abr 2018, 21:12

Como és o tipo de pessoa que já tem ferros de soldar, se tiveres disponibilidade é só encomendares uns pzems-004, uns módulos com esp8266 à tua escolha (só o esp12 ou uma placa da wemos) umas fontes de alimentação 220v para 3.3v e ir soldando.
Tendo conhecimentos, gosto e ferramenta em casa, só se o tempo disponível não abundar é que comprava o emonpi.
O emonpi também se não for calibrado não fica a medir muito bem. E para calibrar também tens que compilar um firmware novo e mandar para o atmega.

Avatar do Utilizador
NunoLopes
Mensagens: 206
Registado: 20 mar 2018, 23:07
Data de fabrico: 16 jan 2015
Capacidade bateria: 56,90Ah 12 barras
Localização: São Domingos de Rana, Cascais

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por NunoLopes » 16 abr 2018, 09:40

Já cá esteve o meu amigo eletricista, e vamos fazer uma revisão geral á instalação elétrica, da casa, garagem, 1º andar e cozinha.

Renovar o QE principal que tem cerca de 35 anos, sem disjuntores específicos para nada.
Instalar um sub-QE na garagem (para controlar parte elétrica da garagem, luzes do passeio e portão elétrico), derivado de um disjuntor especifico do QE principal
Instalar um sub-QE na cozinha - derivado de um disjuntor especifico do QE principal
Instalar um disjuntor especifico no QE principal para alimentar o sub-QE do 1º andar.
Fazer uma baixada do QE principal para uma WallBox no passeio do carro, que vai ser instalada dentro do seu próprio sub-QE derivado de um disjuntor especifico do QE principal

Agora a parte da monitorização dos consumos:

@RJSC, segundo o que li por alto, corrige-me se estiver a ver mal o "filme", o RPi pode ficar junto ao router da net (no meu caso ZonHub) no 1º andar, depois os PZEM com os ESP fica um em cada QE que queremos medir, mesmo que fiquem distantes, ligando-se por Wi-fi ao RPi, certo?

No meu exemplo:

-Um PZEM com NodeMCU em cada sub-QE;
-Um PZEM com NodeMCU no QE principal (aqui neste QE será possível com dois NodeMCU "ler" o consumo da casa R/C, isolado dos outros sub-QE's e o total "como a EDP");
-Um PZEM com NodeMCU no sub-QE da WallBox;
-Um PZEM com NodeMCU nos painéis (aqui para saber a produção só do solar).

Ou como cada NodeMCU pode "ler" até três PEZM's, podia no QE principal meter dois NodeMCU's e um PZEM na saída de cada disjuntor do sub-QE:

-1º NodeMCU + 3 PZEM's = sub-QE do 1º andar, sub-QE da cozinha, sub-QE da garagem
-2º NodeMCU + 3 PZEM's = QE principal (R/C), QE principal (Total), Painéis solares (Produzido)
-3º NodeMCU + 1 PZEM = WallBox (nesta caixa)

- Ou então um IotaWatt https://shop.openenergymonitor.com/iota ... y-monitor/ (será que depois dá para ligar ao RPi a fazer de servidor)

Esta penúltima versão "enche" mais o QE principal, a primeira subdivide mais o espaço disponível em cada QE, a ultima do IotaWatt permite ter tudo medido no mesmo QE em pouco espaço.
Não sei se depois dava para derivar os consumos tipo só solar, solar+rede ou só rede, com um RPi, ou necessitava de um emonpi PV Solar?

A minha ideia é detalhar ao máximo os consumos de cada QE ou sub-QE, e o consumido no total (a pagar á EDP), mas também saber o que estou a produzir nos painéis.

Está correto este esquema?

Material:

RPi = tenho cá em casa 2 RPi 2B se não me engano
NodeMCU este serve ? https://www.ebay.co.uk/itm/D1-Mini-Node ... SwT5xZQmoO
PZEM este serve ? https://www.ebay.co.uk/itm/AC-Digital-M ... SwzRlZgat-
Fonte - Pode ser um carregador de telemóvel se não encontrar com 3.3VDC, 5VDC e uns díodos para cair a tensão.

A minha ideia final seria algo como:
Quando ligar o VE a carregar durante o dia a WallBox aproveita-se da energia dos painéis e usa o mínimo/nenhuma possível a da rede para carregar o VE, e que a WallBox regula-se os Amperes a debitar ao VE conforme a energia disponível (Rede+Solar) privilegiando sempre a solar, ou seja a WallBox fala-se com o RPi e gerir tudo.

Pelo que estive a ver seria algo como a combinação do emonpi com o OpenEVSE, no caso de compra ou de DIY o caso deste openenergy com o EVSE colaborativo.

Opiniões/ideias melhores?
Nissan Leaf Tekna Preto 01/2015, desde 28/03/2018, 44.000Km

Imagem

okcomputer
Mensagens: 33
Registado: 15 out 2017, 15:53
Data de fabrico: 08 jan 2011

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por okcomputer » 17 abr 2018, 11:26

Já vos aconteceu depois de enviar o BIN para o wemos mini, n´~ao aparecer nenhuma rede APPNODE?

já flasei umas 8 vezes, fiz reset e nada.. deve ter vindo defeituoso não?

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por Erbium » 17 abr 2018, 13:42

Se já configuraste os dados da tua rede wifi ele liga-se e não emite a APRNODE...

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por LuisG » 17 abr 2018, 14:00

Confirma a fonte. Já queimei placas a pensar que estava usar fonte de 5V quando era de 12v!
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

okcomputer
Mensagens: 33
Registado: 15 out 2017, 15:53
Data de fabrico: 08 jan 2011

Re: Monitorização consumo em casa

Mensagem por okcomputer » 17 abr 2018, 15:18

tou so a ligar a placa via cabo usb para colocar o bin.

fiz a parte do httpupdate, coloco as credencuiais da minha rede. Ele fica ligado e chego á página onde vou indicar onde está o Bin

Depois dava actualizado com sucesso e que ia reiniciar, mas na rede de casa não havia ligação de nenhum novo dispositivo.

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”