Usei a média a 120km/h de 18,4kWh/100km, tirada do vídeo da exame informática e atirei com o número de 15kWh/100km para a mesma viagem a 100km/h.
- A 100km/h, consumo total 94,5kWh, sendo necessário carregar no mínimo 58,5kWh. Em 3 carregamentos de 19,5kWh, atirava com 45kW no primeiro, portanto 27', 34kW no segundo, 35' e 22kW no terceiro, 54'. Se a velocidade média for 90km/h, são 7h a conduzir e 2h a carregar.
- A 120km/h, consumo total 116kWh, sendo necessário carregar no mínimo 80kWh. Em 3 carregamentos de 27kWh, diria 36' no primeiro, o segundo, com a bateria a 36°C, a uns 31kW, demorava 52' e o terceiro, com a bateria a 45°C, a 22kW portanto 1h13'. Se a velocidade média for 110km/h, são 5h45' a conduzir e 2h41' a carregar.
Dir-se-ia que para esta viagem, a solução é esperar pelo Leaf de 60kWh. Porém, dá-me ideia que a grande ajuda é mesmo a velocidade de carregamento ser previsível. Parece não melhorar tanto quanto eu esperava. Vou alterar dois números porque é de esperar que o consumo seja um bocadinho maior, e a velocidade de carregamento um bocadinho menor, recordando o maior peso e que existe consumo do sistema de arrefecimento. Então 120kWh para o consumo total e 40kW para o carregamento em média (o PCR continua a ser de 50kW).
- A 120km/h com 120kWh, diria que seria bom usar 50kWh da bateria e carregar 70kWh. Dois carregamentos de 35kWh vão significar 2 vezes 52'30". Agora já não são 2h41' a carregar mas é 1h45'.