Contas VE/MCI

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migle
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Contas VE/MCI

Mensagem por migle » 17 abr 2018, 10:30

Com um híbrido plug-in, podes ter dois motores aos quais tens de fazer manutenção. Imagina, fazes 80% em eléctrico, chegas aos 15 mil km e tens de mudar o óleo na mesma? O preço das revisões de um CI. E todo aquele imenso equipamento, transmissão, bomba de combustível, depósito de combustível, coisas estanques para não sair vapor de combustível, óleo de motor, óleo da transmissão, etc, etc, para ser usado em 20% dos kms? Mais vale esperar um bocado e fazer um carregamento.

Pode não compensar. Uma calculadora é mais racional. Não havendo no infotainment, terá de se usar a do telemóvel...

EDIT: Por outras palavras, se vais investir num CI com todos aqueles kgs de equipamento, então é bom que o uses, que faças realmente as tais viagens de muitas centenas de kms. Se não, mais vale investir numa bateria a sério, carregamento rápido, etc.
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civic
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por civic » 17 abr 2018, 10:49

Continuas a não perceber o que eu disse, não falei na questão de automovel, mas sim na questão de mentalidades. O facto de teres que fazer muita conta para uma pessoa externa a este mundo dos eletricos, mais vale ela ir logo para um hibrido ou CI, ou seja, para ir para um elétrico será uma pessoa que não precise de fazer contas, o carro tem que dar logo de caras. ;)
Eu, por exemplo, o LEAF chega, de caras, para o dia a dia, faço uns 50 kms diários, não preciso de fazer contas a ver se dá, percebes? Essas contas ficam para alguma viagem que tenha que fazer, mas isso são outros quinhentos.
Última edição por civic em 17 abr 2018, 10:51, editado 1 vez no total.
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LuisG
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por LuisG » 17 abr 2018, 10:50

As contas fazem-se sempre, em determinada altura passa a ser praticamente intuitiva, como em qualquer CI.
O consumo de combustivel está tão enraizado que o problema é mesmo esse, a alteração de "mind set".
São filosofias distintas, os veiculos a combustão por muito que o marketing das marcas procure transmitir uma imagem de eficiência e de poupança, esqueçam, não há volta a dar. Só existem para queimar combustivel. Por outro lado, o VE está concebido, de facto para poupar energia!
Só quando começamos a conduzir com regularidade um VE, é que se percebe este conceito. Andar a 50, 70, 90 ou 110km/h, tens sempre resultados diferentes. Acelerações fortes ou suaves, recuperações de velocidade, descidas em neutro ou regenerar, assim como travagens suaves com esse objetivo de recuperar energia, obtemos sempre um resultado, como se de uma recompensa se tratasse.
Nos CI, isso não acontece. Por muito que tentes adoptar uma condução mais inteligente e eficiente, os resultados são pouco relevantes e significativos para que sejam adoptados por muitos, graças à ineficiência destes motores.
A adaptação de cada um de nós é tanto melhor e mais rápida, quanto é a nossa mudança de mentalidade.
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por civic » 17 abr 2018, 10:53

LuisG, tanto não se fazem contas que vêem-se por aí muitos diesel que ficaram bem mais caros que os gasolina a fazer meia duzia de kms diários, isso acontece porque raramente se fazem essas contas. ;)
Com os elétricos ainda tens a agravante de uma rede de carregadores moribunda.
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por LuisG » 17 abr 2018, 10:56

civic Escreveu:LuisG, tanto não se fazem contas que vêem-se por aí muitos diesel que ficaram bem mais caros que os gasolina a fazer meia duzia de kms diários, isso acontece porque raramente se fazem essas contas. ;)
Com os elétricos ainda tens a agravante de uma rede de carregadores moribunda.
É fácil perceber. Existe uma ferramenta muito poderosa, mas muitas vezes mal aplicada.
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por civic » 17 abr 2018, 11:00

Exactamente, no minimo os impostos dos combustiveis deveriam ser indexados ao nivel de carbono de cada um deles. Mas por cá beneficia-se o que mais polui. :(
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 17 abr 2018, 11:03

civic Escreveu: (...) o facto de ter que fazer muitas contas em termos de autonommia para comprar um EV, mais vale optar logo por um hibrido.
Ou então não!

O facto de ter que fazer muitas contas é mesmo para não ter que comprar um híbrido, porque o eléctrico dá.

No meu exemplo de 120km (que agora são 180km) diários diz-me lá um híbrido que consegui-se fazer os 120km em modo eléctrico á velocidade de 90km/h? Posso estar enganado, mas nenhum!

Posto isto, ia gastar dinheiro num carro híbrido que por norma também tem um valor elevado no acto da compra, que não me servia na totalidade, porque ia ter que gastar dinheiro em combustível para poder concluir a viagem diária. Conclusão, no meu caso, e no caso de muitos dos portugueses, tudo aquilo que eu escrevi anteriormente acerca da poupança, se tivesse optado por um híbrido ia por agua abaixo. Para não falar do que o migle referiu acerca de revisões e afins.

Na minha opinião os híbridos são bons para quem faz muita cidade, percursos de 20km diários ou até um pouco mais com velocidades reduzidas, e de vez em quando faz viagens mais longas.
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por civic » 17 abr 2018, 11:10

Tu leste toda a conversa desde o principio, ou só a parte final? :lol:
Anda lá uma (ou duas) pagina para trás que eu respondo a isso?
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 17 abr 2018, 11:16

Eu sei que estas a falar de mentalidades, e eu estou-te a dizer que com algumas contas mudas de opinião.
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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por civic » 17 abr 2018, 11:23

Nonnus Escreveu:Eu sei que estas a falar de mentalidades, e eu estou-te a dizer que com algumas contas mudas de opinião.
Nada disso, se fores lá atrás até afirmei que até 150 kms diários o elétrico ganha de caras, nem é preciso fazer contas, daí para a frente é que é dificil mudar as mentalidades. ;)
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