
DB do Berde - Leaf 40kwh
DB do Berde - Leaf 40kwh
Boas!
Pois é, o meu clonezinho continua a bombar (tenho de actualizar o DB dele, por falar nisso). Mas entretanto e para cumprir o objectivo que queria (e que apontei aqui na minha apresentação) lá me juntei ao famoso grupo da Auto Júlio para comprar um dos novos Nissan Leaf 40kwh. Como sou do Norte, ficou imediatamente baptizado de "Berde", como referência à sua cor mais camaleónica. Juntei-me a mais um comprador desse grupo para tirarmos esta rara foto:
[img]https://preview.ibb.co/gfxeU7/IMG_20180414_192517.jpg[/img]
Não registei a "maiden voyage" do menino porque ainda me estava a habituar a ele, mas registei a minha primeira viagem até à Serra! A ideia era não arriscar absolutamente nada, enquanto não tivesse a certeza que conseguia carregar sem problemas nos locais designados (nomeadamente as escolas onde dou aulas).
Ora, saí com 97% de Vila do Conde em direcção a Oliveira do Bairro.
Fui sempre a 110km/h excepto na zona do Porto onde apanhei o habitual trânsito e pude curtir à brava o propilot nas filas. Pelas minhas contas, se a coisa corresse mal para carregar na primeira das escolas, teria autonomia para voltar para casa, mas como fui com tempo dei-lhe um cheirinho de alguns minutos no PCR em Estarreja. Cheguei ao Troviscal (Oliveira do Bairro) assim:
[img]https://image.ibb.co/ieo3p7/IMG_20180417_152326.jpg[/img]
Faltavam cerca de 30km até ao destino e depois a volta seriam 110km por isso na pior das hipóteses conseguiria voltar para casa mesmo nas lonas. Ainda assim carreguei e saí 10 minutos depois com 72%. Tudo correu bem no primeiro ponto de carga e até consegui carregar a 16A sem problemas. A média manteve-se nos 16.9kwh/100km, o que considerei razoável tendo em conta a velocidade.
Não dou muitas aulas ali mas ainda deu para carregar até aos 89%. A ideia era seguir directo para Seia mas deu-me a fome por isso decidi ir a Coimbra jantar, e assim aproveitava e carregava no PCR, por segurança. Esqueci-me de tirar foto de quanto gastei entre o Oliveira do Bairro e Coimbra, mas sei que saí com 92% de Coimbra. Também por segurança optei por ir pela estrada nacional 101, o que se veio a revelar uma agradável surpresa porque o carro é INCRÍVEL nas curvas, e não resisti em desligar o modo ECO e divertir-me à brava naquelas estradas. Quando dei por mim estava a gastar que nem louco (21kwh/100km) e tive de me moderar. Ainda assim segui quase sempre acima dos 90km/h, chegando finalmente a seia com 45% de bateria e a garantia que seria o suficiente para voltar a Coimbra ou Mealhada caso não conseguisse carregar cá.
Resta saber que média faria se não andasse armado em street racer (mas responsável!) naquelas estradinhas espectaculares. Algo que vou saber em breve, certamente.
[img]https://image.ibb.co/hVhk2S/IMG_20180417_225005.jpg[/img]
Felizmente tudo correu bem também no segundo ponto de carga, apesar de precisar de usar uma extensão. Por segurança optei por carregar a 10A e na próxima semana vou ver se trago uma extensão de 2.5mm2 para tentar 16A também.
Pelos meus cálculos, com pelo menos 80% já deverei conseguir ir dar as aulas que faltam, em algumas escolas de Oliveira do Hospital, e seguir viagem para casa parando no PCR de Estarreja para carregar o máximo possível. Espero não ficar na estrada!
Pois é, o meu clonezinho continua a bombar (tenho de actualizar o DB dele, por falar nisso). Mas entretanto e para cumprir o objectivo que queria (e que apontei aqui na minha apresentação) lá me juntei ao famoso grupo da Auto Júlio para comprar um dos novos Nissan Leaf 40kwh. Como sou do Norte, ficou imediatamente baptizado de "Berde", como referência à sua cor mais camaleónica. Juntei-me a mais um comprador desse grupo para tirarmos esta rara foto:
[img]https://preview.ibb.co/gfxeU7/IMG_20180414_192517.jpg[/img]
Não registei a "maiden voyage" do menino porque ainda me estava a habituar a ele, mas registei a minha primeira viagem até à Serra! A ideia era não arriscar absolutamente nada, enquanto não tivesse a certeza que conseguia carregar sem problemas nos locais designados (nomeadamente as escolas onde dou aulas).
Ora, saí com 97% de Vila do Conde em direcção a Oliveira do Bairro.
Fui sempre a 110km/h excepto na zona do Porto onde apanhei o habitual trânsito e pude curtir à brava o propilot nas filas. Pelas minhas contas, se a coisa corresse mal para carregar na primeira das escolas, teria autonomia para voltar para casa, mas como fui com tempo dei-lhe um cheirinho de alguns minutos no PCR em Estarreja. Cheguei ao Troviscal (Oliveira do Bairro) assim:
[img]https://image.ibb.co/ieo3p7/IMG_20180417_152326.jpg[/img]
Faltavam cerca de 30km até ao destino e depois a volta seriam 110km por isso na pior das hipóteses conseguiria voltar para casa mesmo nas lonas. Ainda assim carreguei e saí 10 minutos depois com 72%. Tudo correu bem no primeiro ponto de carga e até consegui carregar a 16A sem problemas. A média manteve-se nos 16.9kwh/100km, o que considerei razoável tendo em conta a velocidade.
Não dou muitas aulas ali mas ainda deu para carregar até aos 89%. A ideia era seguir directo para Seia mas deu-me a fome por isso decidi ir a Coimbra jantar, e assim aproveitava e carregava no PCR, por segurança. Esqueci-me de tirar foto de quanto gastei entre o Oliveira do Bairro e Coimbra, mas sei que saí com 92% de Coimbra. Também por segurança optei por ir pela estrada nacional 101, o que se veio a revelar uma agradável surpresa porque o carro é INCRÍVEL nas curvas, e não resisti em desligar o modo ECO e divertir-me à brava naquelas estradas. Quando dei por mim estava a gastar que nem louco (21kwh/100km) e tive de me moderar. Ainda assim segui quase sempre acima dos 90km/h, chegando finalmente a seia com 45% de bateria e a garantia que seria o suficiente para voltar a Coimbra ou Mealhada caso não conseguisse carregar cá.
Resta saber que média faria se não andasse armado em street racer (mas responsável!) naquelas estradinhas espectaculares. Algo que vou saber em breve, certamente.
[img]https://image.ibb.co/hVhk2S/IMG_20180417_225005.jpg[/img]
Felizmente tudo correu bem também no segundo ponto de carga, apesar de precisar de usar uma extensão. Por segurança optei por carregar a 10A e na próxima semana vou ver se trago uma extensão de 2.5mm2 para tentar 16A também.
Pelos meus cálculos, com pelo menos 80% já deverei conseguir ir dar as aulas que faltam, em algumas escolas de Oliveira do Hospital, e seguir viagem para casa parando no PCR de Estarreja para carregar o máximo possível. Espero não ficar na estrada!
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DB do Berde - Leaf 40kwh
Parabéns pela máquina
Grande volta, grande poupança, grande primeiro relato! Venham mais!

Grande volta, grande poupança, grande primeiro relato! Venham mais!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DB do Berde - Leaf 40kwh
Muitos parabéns!
Isso é que é andar, vai ser sempre assim?
Isso é que é andar, vai ser sempre assim?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: DB do Berde - Leaf 40kwh
Obrigado amigos!
Vai pois! Isto é o meu percurso semanal. Quando me registei neste fórum já era com a intenção de o fazer a electrões, mas não havia alternativa (além do Zoe)... E a compra do clone para a minha noiva não veio ajudar nada a aguentar os cavalos
Daqui a uns tempos vou também experimentar o percurso Vila do Conde -> Oliveira do Bairro -> Vila do Conde (numa só carga) e no dia seguinte Vila do Conde -> Seia também numa só carga. Mas temo que não o possa fazer a 110km/h constante, por causa das subidas.
Vai pois! Isto é o meu percurso semanal. Quando me registei neste fórum já era com a intenção de o fazer a electrões, mas não havia alternativa (além do Zoe)... E a compra do clone para a minha noiva não veio ajudar nada a aguentar os cavalos

Daqui a uns tempos vou também experimentar o percurso Vila do Conde -> Oliveira do Bairro -> Vila do Conde (numa só carga) e no dia seguinte Vila do Conde -> Seia também numa só carga. Mas temo que não o possa fazer a 110km/h constante, por causa das subidas.
-
- Mensagens: 838
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: DB do Berde - Leaf 40kwh
Bom relato. Boa sorte com a máquina
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: DB do Berde - Leaf 40kwh
Parabéns!
O clone fica por casa?
Ficas única e exclusivamente com 2 VE's ?
O clone fica por casa?
Ficas única e exclusivamente com 2 VE's ?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- filipeoliv
- Mensagens: 673
- Registado: 15 dez 2017, 12:14
- Data de fabrico: 14 abr 2013
- Capacidade bateria: 24 Kw
Re: DB do Berde - Leaf 40kwh
Parabéns bela maquina.
Venham muitos relatos
Venham muitos relatos

Re: DB do Berde - Leaf 40kwh
Obrigado amigos!
é o fim da dependência dos combustíveis fósseis lá em casa.
Entretanto surgiu-me uma dúvida. Na próxima semana vai chover o que pode incomodar uma das minhas cargas pois exige uma extensão de 15m. Alguém sabe se existem extensões com boa secção (tipo 2.5mm2) próprias para a chuva? A minha ideia é enfiar o EVSE e a ligação debaixo do carro e assim fica só mesmo o cabo exposto à chuva. Em todo o caso o piso é a descer por isso corro o risco de passar alguma água/humidade ali...
Exacto. A menina fica com o clone (até porque o adora e não o trocava por nada) para os percursos diários dela. E este para os meus percursos que são bem maioresjasmim Escreveu:Parabéns!
O clone fica por casa?
Ficas única e exclusivamente com 2 VE's ?

Entretanto surgiu-me uma dúvida. Na próxima semana vai chover o que pode incomodar uma das minhas cargas pois exige uma extensão de 15m. Alguém sabe se existem extensões com boa secção (tipo 2.5mm2) próprias para a chuva? A minha ideia é enfiar o EVSE e a ligação debaixo do carro e assim fica só mesmo o cabo exposto à chuva. Em todo o caso o piso é a descer por isso corro o risco de passar alguma água/humidade ali...
-
- Mensagens: 838
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: DB do Berde - Leaf 40kwh
Apesar de novo por estas andanças acredito que nos AKI e companhia na secção de jardinagem e afins deve haver algo desse género
Re: DB do Berde - Leaf 40kwh
Será que 15m de cabo com esta ficha serve? http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 42204.aspxNerusonu Escreveu:Apesar de novo por estas andanças acredito que nos AKI e companhia na secção de jardinagem e afins deve haver algo desse género
Também lhe posso meter um saco plástico se chover muito...