Ora vamos lá mais uma vez atualizar isto
Recentemente abri um tópico relativo a uma eventual viagem a Miranda do Douro (
viewtopic.php?f=7&t=7348) e no fim de semana passado, lá resolvemos colocar rodas ao caminho. O itinerário foi um pouco alterado tendo em conta as condicionantes e pelo facto de levar um bebé a bordo e não querer arriscar. A bordo seguíamos 5 pessoas (2 adultos, 2 adolescentes e um bebé) mais respetiva bagagem, na mala não cabia nem mais uma maçã
Assim a ideia seria sair na 5ª feira em direção a Mirandela, onde passamos a noite e gozamos um pouco do dia seguinte, de seguida seguimos em direção a Miranda do Douro onde passamos o fim de semana, com saída no domingo em direção a Podence, onde pernoitamos com o objetivo de gozar o dia seguinte na Albufeira do Azibo.
O plano foi seguido à risca, saímos na 5ª feira do Porto com carga a 100% e com objetivo de efetuar uma paragem em Vial Real (93kms), pois segundo Green Race chegaríamos a esta localidade com 26%. Cruise control a 100Km/h (aliás este foi sempre o limite que usamos em todo o itinerário, corrigindo apenas onde esta velocidade não era permitida) e chegamos a Vila Real com 51%!!!! Como já havia sido previsto jantamos por Vila Real e em seguida efetuamos uma carga rápida até aos 92% (aproveito para referir que este posto está num estado imaculado e carregou a 48kW) que nos permitiria chegar a Mirandela, não que fosse necessário. Não tenho fotos desta etapa, mas tenho print screen do resumo de carregamento no site da Mobi.E:
A viagem até Mirandela (63kms) foi feita tal como já havia dito com cruise control nos 100km/h e decorreu dentro da normalidade. Chegamos a Mirandela com 67%, apesar de o Green Race estimar que chegaríamos com 60% (se saíssemos a 100%). Mais uma vez o Green Race falhou consideravelmente. Em Mirandela acabamos por dormir no Hotel Jorge V onde havia sido acordado telefonicamente a carga durante a noite (ponto já adicionado no Electromaps). Aqui por erro meu a carga não foi até aos 100%, pois deixei o EVSE configurado para carregar a 6A, tendo a carga apenas atingido os 90%. Como tinha algum receio da viagem que se seguiria, Mirandela - Miranda do Douro, via Bragança/Alcanizes(Espanha), resolvi solicitar carga no parque de campismo de Mirandela, onde passamos uma fantástica manhã nas Piscinas Maravilha (aconselho a visitar:
https://www.cm-mirandela.pt/frontoffice ... cle_id=213) e onde aproveitamos para almoçar. Deixo desde já aqui o agradecimento ao Parque de Campismo de Mirandela, que não colocou qualquer entrave e prontamente
disponibilizou uma tomada para carga (a 10A):
Aqui vi a estimativa de autonomia atingir os 251km:
De Mirandela saímos por volta das 15h com destino a Miranda do Douro (novamente a 100km/h em CC) onde chegamos com uma carga de 22%, longe da estimada pelo Green Race

Bateria restante á chegada a Miranda do Douro

Consumo total/médio desde o Porto

Autonomia estimada pelo Green Race

Distância total desde o Porto
Seguem algumas fotos de Miranda do Douro:
No domingo, após o almoço abalámos de Miranda do Douro e seguimos em direção a Podence, pelo trajeto inverso passando por Alcanizes, Bragança e chegada com 47% de bateria restante e 115kms percorridos, o Green Race estimou 30% à chegada:
Em Podence ficamos alojados na Quinta da Moagem (
http://www.quintadamoagem.com/), um local excelente para passar uns dias com a família, onde nos permitiram a carga do Leaf durante a noite, novamente sem qualquer entrave e todo o empenho em disponibilizar as melhores condições de carregamento e onde aproveitamos para, também, "carregar" as nossas baterias

Recomendo:
Na manhã de 2ª feira, toca a sair cedo em direção à Albufeira do Azibo, onde passamos o resto do dia:
Chegadas as 17h, decidimos rumar ao Porto. O cálculo desta viagem no Green Race apresentava uma estimativa de chegada ao Porto com valores negativos de carga (-14%), no entando e considerando todo os erros de cálculo que foram obtidos durante a viagem decidi partir com o objetivo de seguir direto para o Porto, sem parar para carga no PCR de Vila Real.
À passagem por Vila Real, a carga era de 56% e por tal motivo decidi levar a minha avante e continuar viagem pela A4, apesar dos avisos do GPS a informar que poderia não ter carga suficiente. Depois de Vila Real começaram os suores, pois a percentagem começou a diminuir drasticamente enquanto subíamos em direção ao tunel do Marão, chegando a apresentar uma autonomia bem menor do que os kms que faltariam percorrer, ainda assim e como sabia as descidas que nos esperavam, decidi que não era altura de voltar para trás, mas sim prosseguir.
O resultado foi o esperado, cheguei ao Porto com 16%, 2 horas depois de sair da Albufeira do Azibo, o que mais uma vez me demonstrou que o Green Race não consegue efetivamente obter um cálculo correto, falhando por margens exageradamente altas em alguns casos.

Chegada ao Porto

Consumo total/médio à chegada ao Porto

Estimativa do Green Race
E assim terminou mais uma viagem a eletrões, sem qualquer percalço, no entanto com 8 barras de temperatura da bateria, passou de 6 a 8 em viagem. 625kms percorridos na totalidade:
Em jeito de conclusão sobre viagens em VEs:
- Viagem feita sempre com AC ligado, com temperaturas exteriores entre os 29ºC e os 38ºC. A viagem da Albufeira do Azibo ao Porto foi feita no dia de mais calor 36 - 38ºC;
- Viajar de VE pelo Nordeste de Portugal continua a obrigar a muito planeamento, é efetivamente um deserto. É uma vergonha que exista apenas o PCR de Vila Real;
- O TMS ativo é realmente importante em viagens, quanto maior a autonomia, maior será a necessidade deste sistema;
- A limitação da velocidade a que somos forçados nos VEs a fim de obter alguma autonomia adicional é na realidade entediante;
- São possíveis médias relativamente baixas com o Leaf, apesar da tão badalada falta de eficiência e elevada resistência ao ar. Já não é a primeira vez que consigo cerca de 200kms de autonomia mesmo viajando em AE a um máximo de 100km/h;
Continuação de muitos e bons kms a eletrões para todos!