Diário de bordo - Malm
- mjr
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Re: Diário de bordo - Malm
Sim, a autonomia do teu iMiEV já será superior à do Leaf do OCasal. A autonomia do meu deve ser ainda ligeiramente superior ao teu (ainda indica 40Ah, 60% SOH, mas tem 70% de SOH pelo teste da tomada).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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- figueiral
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Re: Diário de bordo - Malm
Meu livro de cabeceira deste momento: "O Diário do Malm, Uma Aventura Imievesca!"
O marcador já fica para lá do meio (125) e a minha mulher só me diz: Vai ali a Tábua e ele faz-te um resumo.
Por acaso não saiu nenhum resumo das Edições Europa América deste Diário pois não?
Ainda continuo na busca de um clone, mas já sei alguma coisa que não fazia ideia sobre eles.
Obrigado Malm e um bom ano!
O marcador já fica para lá do meio (125) e a minha mulher só me diz: Vai ali a Tábua e ele faz-te um resumo.
Por acaso não saiu nenhum resumo das Edições Europa América deste Diário pois não?
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É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.
- Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
E foi tal e qual.Malm Escreveu:Estou nesta altura com 32,1Ah (66,88% da capacidade inicial). Tudo indica que vou acabar o ano com 31,9Ah. Iniciei o ano com 33.4Ah, o que quer dizer que vou perder este ano 1,5Ah, bem acima dos 0,6Ah do ano passado. O ano passado beneficiei de um acerto de 1,0Ah para cima a certa altura, e isso fez toda a diferença. Também já aqui tinha referido que me parecia que o carro teria feito, lá para março, uma atualização em relação ao tempo que reportava a perda de 0,1Ah, que anteriormente era sempre de 19/20 dias. Ora fazendo contas, mantendo esse ritmo, eu já deveria estar nos 31.9 agora. Sendo assim confirmo essa minha ideia, devendo estar agora o intervalo entre os 23/24 dias. Este valor já me parece ser mais de acordo com o que é indicado por outros utilizadores.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Obrigado pelas suas palavras e retribuo os votos de um bom ano. Talvez fizesse mas sentido dividir em capítulos: Diário do Malm - partes mais técnicas que realmente interessam, Diário do Malm - histórias familiares de viagem/peripécias, Diário do Malm - ideias parvas e divagações da imaginação, Diário do Malm - marcas e recordes.figueiral Escreveu:Meu livro de cabeceira deste momento: "O Diário do Malm, Uma Aventura Imievesca!"
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Ainda nesta sexta-feira recebi boleia de um IOn, também de 2011. O carro era de um concessionário e quem o conduzia disse que adorava o carro. Apenas se queixou da autonomia, que poderia não chegar para todas as voltas que tinha de fazer durante um dia. Eu comecei a falar de CaniOn, de voltagem de células, de ritmo de degradação, de controlo de temperatura da bateria feito pelo carro, de carregamentos rápidos,... Fiquei com a sensação que estive 20 minutos a falar chinês, para alguém que lida diariamente com o carro. Deste modo, nem avancei para a possibilidade de fazer a refrigeração quando queremos, da possibilidade de haver desaparecimento/aparecimento de barras após o carro estar algum tempo parado, de ter conhecimento do valor de capacidade restante, de conhecer o ritmo de degradação estipulado pelo carro e possíveis futuros acertos. Neste momento sinto-me completamente satisfeito com o que julgo saber sobre o carro, sei os defeitos, sei como lidar com eles e por isso não me deixa mal. Mesmo quando o levo aos limites (e levo-o mesmo).
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Re: Diário de bordo - Malm
Se não acontecer nada fora da rotina e se não me distrair no momento, o próximo post vai ser uma fotografia com os 111111 km.
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Re: Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Na viagem que hoje fiz de ida e volta até Coimbra, em que cheguei à marca dos 111.111km, captei este atropelamento de um gato, que lá perdeu mais uma das suas vidas, e desta vez também a cauda.
https://www.youtube.com/watch?v=XpSiYreiay8
Estranho, quando cheguei a Tábua tentei carregar no carregador da vila, mas deu cartão inválido ???? Ainda de manhã tinha usado o cartão no PCR de Coimbra e tudo funcionou devidamente.
https://www.youtube.com/watch?v=XpSiYreiay8
Estranho, quando cheguei a Tábua tentei carregar no carregador da vila, mas deu cartão inválido ???? Ainda de manhã tinha usado o cartão no PCR de Coimbra e tudo funcionou devidamente.
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Re: Diário de bordo - Malm
Já me aconteceu algo parecido no IKEA Alfragide.
De um dia para o outro o cartão mobi-e deixou de funcionar e usei o da prio. No dia seguinte já funcionava o da mobi-e.
Há umas semanas atrás também me tinha acontecido noutros postos e pedi uma segunda via ao da mobi-e. Na altura o cartão antigo estava estalado... está que é o novo, aparenta estar ok. Tou a ver que tenho de mandar vir outro lol
De um dia para o outro o cartão mobi-e deixou de funcionar e usei o da prio. No dia seguinte já funcionava o da mobi-e.
Há umas semanas atrás também me tinha acontecido noutros postos e pedi uma segunda via ao da mobi-e. Na altura o cartão antigo estava estalado... está que é o novo, aparenta estar ok. Tou a ver que tenho de mandar vir outro lol
- figueiral
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Re: Diário de bordo - Malm
Parabéns pela marca! O hodómetro está cheio de tracinhos
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Re: Diário de bordo - Malm
Como nada tem havido de interessante para escrever, nada se tem escrito. Mas hoje tive uma surpresa, apareceu-me a tartaruga quando acelerava forte numa última subida antes de entrar na vila. Nada de extraordinário se não fosse o carro ter ainda 5 barras no mostrador, uns 35% de SoC. Assustei-me e desacelerei logo. Teria o carro uma célula agora muito mais degradada a atingir os 2, 75 V? Estaria a capacidade do pack a partir de agora seriamente comprometida? E iria conseguir chegar a casa? Liguei o Canion para ver o que se passava. Não se confirmou a catástrofe prevista. Não estava nenhuma célula significativamente abaixo de todas as outras e talvez o SoC verdadeiro podesse estar uns 10% abaixo do SoC indicado pelo carro, nada que eu já não tenha observado no passado. Concluo que na subida, devido a estar a acelerar a fundo terei levado células a voltagens muito baixas, que rapidamente regressaram aos 3,6/3,7 V quando deixei de acelerar. Neste momento estou com 30.2Ah, a perder um pouco mais de 0,1Ah por mês. Registei também uma acerto de 1,0 Ah para baixo, entre fevereiro e junho. Enquanto estiver assim para mim é suficiente, pack sem substituição prevista.
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