Carregamento turístico em Espanha

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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migle
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Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 06 jun 2018, 14:18

Queria trocar informações convosco acerca do carregamento no estrangeiro, começando com Espanha. Aliás, tal como temos tópicos acerca do carregamento em diversas cidades, talvez neste momento seja mais interessante ainda termos acerca dos diversos países, agora que temos VEs com características ideais para o turismo.

O electromaps serve de ponto de partida, para procurar postos, mas não serve para sabermos como nos ligarmos à rede nem é fácil descobrir que redes existem.

Ora, em Espanha, o que é que já aconteceu até aqui:
  • Existiram redes de PCLs municipais que estão hoje decrépitos como os nossos, geralmente activados por um cartão que se tem de pedir ao Ayuntamiento (turismo nunca esteve em questão). Nalguns casos (Huelva) a utilização destes postos é mesmo limitada a carros matriculados nessa localidade (ou seja, um tipo de Sevilha não pode carregar em Huelva, embora consiga, pode ser multado). Isto é para esquecer. Nalguns casos, por exemplo Sevilha, os PCLs que ainda existiam foram pura e simplesmente retirados. Não contem com isso (e não dava para turistas).
  • Existiram projectos isolados, tipo Smart Cities, como aconteceu em Málaga (parceria com Mitsubishi e governo japonês): foram colocados PCRs ChaDeMo à borla em várias partes da cidade. Esses projectos já acabaram, já não dá votos, houve críticas, etc, fim em 2015. Nalguns casos, os PCRs foram simplesmente retirados, por exemplo, 4 PCRs ChaDeMo tão somente no aeroporto de Málaga que hoje fariam as delícias dos uber e taxistas, pura e simplesmente já lá não estão (havia falta de estacionamento?).
Há sempre PCNs, ora em parques de estacionamento pagos ora à borla. Em parques de estacionamento, já sabemos, temos sempre de estudar o estacionamento antes de nos deslocarmos. À borla, há sempre decrépitos em universidades e depois são as lojas, onde se destacam as IKEA e Carrefour. Em todos esses casos, o habitual é não haver cartão, é chegar e ligar.

Mas o que é mesmo relevante é conhecermos as redes de PCRs que existem e quais são os cartões e apps que temos de obter antes de sair de casa. Estas são as que conheço:

Rede IBIL

A rede IBIL da Repsol tem PCRs em bombas de gasolina. Está bem implantada particularmente no País Basco (onde é a sede da Repsol). É também a única que aparenta ser planeada numa lógica de permitir grandes deslocações.

Para usar a IBIL basta instalar a App e registar-se. Todos os postos desta rede, PCRs e PCNs, já funcionam sem cartão RFID, não temos de ficar à espera. Após o registo, o cartão acaba por ser enviado para a nossa morada em Portugal, mas a carta indica que só é necessário numa situação de falta de comunicação (será?).

A App é também fundamental para saber se o posto está ocupado ou em manutenção. De resto, parece regra que os postos estão castrados e só carregam até 80% ou um máximo de tempo (40 ou 60 minutos). A linha telefónica tem um antendimento prestável que recorda a Mobi-e, chegaram mesmo a dizer-me do histórico de carregamentos bem sucedidos do posto que queria.

Esta para já é a mais realista. É também a rede fundamental para chegar a França, uma vez que tem PCRs em Valladolid, Burgos, Victória e San Sebastian. Só faltaria outro em Salamanca para a nossa ligação habitual ficar completa (PCR Fundão até Valladolid, é complicado).

Problemas: tem postos em manutenção há muito tempo; os funcionários da gasolineira não sabem nada (no meu caso pensavam que o PCR estava avariado); ... mas com jeito.

Rede do ICAEN (Instituto Catalão de Energia)

Na Catalunha, as redes municipais não foram extintas, evoluíram e estão interligadas num sistema intermunicipal gerido pelo ICAEN. Quem é portador de cartão de um dos municípios abrangidos (Barcelona, Reus, Lleida, Girona, Amposta, Cambrils, Cabrera de Mar) pode carregar em qualquer um deles. Tanto quanto percebo, os carregamentos são à borla.

Nesta rede, é obrigatória a obtenção de cartão. Para obter o cartão podemos dar a morada de Portugal (demora mais tempo) ou de um hotel, por exemplo. Infelizmente, parece que é necessário dar o número de passaporte... há vários anos que não tenho passaporte...

Rede da EMT de Madrid

Ainda não sei nada.

Rede da EDP/Avia

Foram prometidos 6 postos nas Astúrias da EDP nas bombas da Avia. Continuamos à espera. Há um endereço de email para quem quiser obter informações. Eu espero primeiro pela construção dos postos.

Rede da Endesa

É óptima. Só existe em Maiorca.

Rede da Nissan

Para vocês que têm Leafs, todas as deslocações são possíveis. As distâncias entre concessionários não são grandes.
Última edição por migle em 06 jun 2018, 14:25, editado 1 vez no total.
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Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 06 jun 2018, 14:23

Em relação à obtenção de um cartão do Ayuntamiento de Barcelona (necessário quer para carregar, quer para estacionar o carro com limitações), como não consegui fazer tudo pelo site, enviei uma mensagem com esta resposta.
Estimado ciudadano:

Respondemos a su comunicación recibida el 24 de mayo de 2018, con código 1892SVP sobre vehículo eléctrico.

Le comunicamos que, puede obtener la tarjeta de vehículo eléctrico cualquier usuario, independientemente de su residencia. Para solicitarla debe ir a la pagina de tramites del ayuntamiento y adjuntar copia de su Pasaporte y la FICHA técnica del vehículo: https://w30.bcn.cat/APPS/portaltramits/ ... anguage=es El tràmite debe hacerlo con tiempo suficiente ya que los envíos al extranjero se demoran. Si lo desea, puede solicitar la tarjeta y proporcionar una dirección de envío en Barcelona (Hotel donde vaya a pernoctar, por ejemplo), donde usted la recogería al visitar nuestra ciudad. La tarjeta de IBIL no sirve en los puntos de recarga públicos de Barcelona, ni de otros municipios ICAEN."

Le agradecemos su participación y quedamos a su disposición para futuras comunicaciones.

Cordialmente,
A questão agora é a seguinte: eles querem um número de identificação (além de toda a tralha do carro, que teria de ver, talvez o DUA e o DAV). Esse número pode ser de cidadão espanhol, NIF espanhol ou passaporte. Já esperimentei e o NIF não deu, não comeu o meu NIF português.

O que fazer agora? Vou tirar o passaporte? Eu estou a tentar ter cartões preventivamente para o Verão. Já tenho o da IBIL. Porém, tirar o passaporte quando não preciso, parece loucura a mais.

Não sei se envie outra pergunta "E se não tiver passaporte?" ou se resolva de outra maneira.
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Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por rnlcarlov » 06 jun 2018, 14:54

migle Escreveu: A questão agora é a seguinte: eles querem um número de identificação (além de toda a tralha do carro, que teria de ver, talvez o DUA e o DAV). Esse número pode ser de cidadão espanhol, NIF espanhol ou passaporte. Já esperimentei e o NIF não deu, não comeu o meu NIF português.

O que fazer agora? Vou tirar o passaporte? Eu estou a tentar ter cartões preventivamente para o Verão. Já tenho o da IBIL. Porém, tirar o passaporte quando não preciso, parece loucura a mais.

Não sei se envie outra pergunta "E se não tiver passaporte?" ou se resolva de outra maneira.
Já experimentou por P seguido do seu número de BI português? No cartão de crédito Affinity, cuja gerência é Espanhola, quando tenho de fazer a autenticação em compras online pede-me (numa página espanhola) o cartão de cidadão. Mas para portugueses sõ funciona se pusermos P antes do número. Pode ser que funcione aqui também?

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Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 06 jun 2018, 14:55

:clap:

Eu pensava que bastava a IBIL (da qual tenho cartão - que nunca usei), mas afinal é bem diferente.
Já planeei várias vezes um road trip por Espanha, apoiado pelo Electromaps. Maioritariamente conto com PCN ou tomadas de 32A para usar com o meu EVSE regulável, pelo menos parte do país teria de ser feito assim. Isto pelo Norte, pelo Sul, deusmalivreeguarde...

Em relação a essa questão da Catalunha, experimenta o NIF com PT atrás. Se não der, pergunta-lhes. Não tem nexo nenhum passaporte na UE!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por Nonnus » 06 jun 2018, 15:42

BrunoAlves,

Como sei que és um critico do sistema implementado em Portugal (se é que podemos chamar sistema ao que temos actualmente), pergunto-te se esse sistema adoptado pelos espanhóis não se revela muito pior que o português?

Mil e um cartões, autorizações, és alentejano então não carregas no Ribatejo!
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- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

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Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 06 jun 2018, 15:57

Ui isto vai ser tão off-topic :mrgreen:

Espanha é muitas vezes pior que nós. Não sei os motivos que leva lá a ser tão mau, mas cá tínhamos todos os motivos para sermos melhores...
Primeiro, o país é muito mais pequeno. Depois, não temos o bairrismo deles, extremado entre Catalães, Bascos, Sei-lá-mais-quem, e o resto do país. Nós somos todos tugas. Podemos ser Murcões tugas ou alfacinhas tugas, mas somos tugas. Um basco não é espanhol, é basco!
E não menos importante, tivemos um projecto piloto que estabeleceu uma rede de carregamento paga por fundos públicos que podia e devia ser muito melhor estimada.

Não sei se a Repsol teve esses apoios lá, mas cá eles existiram. Cá foram oferecidos 50 (+IVA acho eu) postos rápidos para operadores privados, bem como umas centenas de postos lentos (que agora estão moribundos).
Cingindo-nos aos PCR, bastava que a MobiE saísse do caminho, deixando os operadores trilharem o seu caminho. O nosso problema é a MobiE querer fazer uma coisa para a qual (alegadamente :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ) não tem competências.

Já no ENVE do ano passado a Galp disse que tinha não-sei-quantas-dezenas de PCR prontos a encomendar assim que o pagamento arrancasse. A Prio, idem. Estamos a caminhar para o final de Junho de 2018 (logo um ano depois) e não se vislumbra qualquer evolução. Um colega no FB (que alegadamente trabalha para um operador de postos) já afirmou que este ano já não avança nada. Li há uns meses que a Efacec (a NOSSA Efacec) não sei onde instalou e arrancou um sistema completo de controlo e pagamento de postos de carregamento rápido e normal. Em semanas, vá, um mês!
Saiam do caminho. Remendem a rede de PCNs mas, entretanto, saiam do caminho. Depois entreguem essa a privados e extingam-se.

Eu preferia ter 10 cartões diferentes sim. 10 cartões que funcionam pelo país fora onde o operador estiver. O exemplo bairrista de Espanha é ridículo e bem representativo da mentalidade deles, nós não somos assim e felizmente.
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Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 06 jun 2018, 16:09

O bairrismo podia dar para o bem (eu tenho melhor rede que tu!). Mas o problema em Espanha não é a falta de interoperabilidade. É a quase ausência de rede. Num país tão grande, os PCRs contam-se pelos dedos.

E sim, Bruno, eles têm apoios, montes de apoios... encontram-se esses decretos reais quando vamos ver as subvenções à aquisição de VEs... A IBIL não é mais do que qualquer outra rede, simplesmente ninguém mais se chegou à frente. É ridículo que uma empresa gigantesca como a Endesa faça uma rede modelo, com App e tudo, e que apenas conta com uns 6 postos ou coisa assim em Maiorca. Deveria ter uma rede tão grande ou maior que a Repsol.

Atravessar Espanha, neste momento, recorda atravessar um rio saltando de uma pedra para a outra. Quando vêem aqueles postos todos no electromaps, em Badajoz, etc... esqueçam! Aquilo é tudo lixo. Equivalem aos nossos Mobi.e mais antigos e estão em pior estado e foram mesmo retirados nalgumas regiões. Filtrem a lista.
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Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por BrunoAlves » 06 jun 2018, 16:14

Sim, sem dúvida. Eu nos meus vários estudos da road trip que hei-de fazer um dia :mrgreen: tenho previstas paragens estratégicas para carregar a 32A em tomadas CEE que se encontram em estacionamentos e tal (segundo informação do electromaps) e só metade dos carregamentos necessários é que seriam em PCR.

Pior que nós é, mas só porque somos muito mais pequenos.
Se pensares que temos um PCR em Évora, outro no Fundão e outro em Vila Real (acho que me estou a lembrar de todos) fora da linha do litoral, se fôssemos maiores o nosso interior era um deserto tão grande como o deles. Ou maior.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 06 jun 2018, 16:21

Quando dizemos que somos um país a duas velocidades, essa expressão usam-na muito mais os espanhóis. As diferenças regionais são abissais entre regiões muito pobres, como a Extremadura, partes da Andaluzia, Galiza, e regiões muito ricas, como Catalunha, Madrid e País Basco. Curiosamente, as regiões dos PCRs....

O nosso problema é que as regiões pobres são na fronteira connosco... ou seja, como é que as atravessamos?
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Re: Carregamento turístico em Espanha

Mensagem por migle » 06 jun 2018, 16:25

Nonnus Escreveu:pergunto-te se esse sistema adoptado pelos espanhóis não se revela muito pior que o português?
Eu pergunto, se nós tivemos de esperar pela matrícula do carro e mais não sei o quê, o que é que um turista tem de fazer para obter o cartão Mobi.E para vir passear a Portugal? (Admitindo que consegue atravessar Espanha) Um pedido especial à direcção da Mobi.E?
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