O electromaps serve de ponto de partida, para procurar postos, mas não serve para sabermos como nos ligarmos à rede nem é fácil descobrir que redes existem.
Ora, em Espanha, o que é que já aconteceu até aqui:
- Existiram redes de PCLs municipais que estão hoje decrépitos como os nossos, geralmente activados por um cartão que se tem de pedir ao Ayuntamiento (turismo nunca esteve em questão). Nalguns casos (Huelva) a utilização destes postos é mesmo limitada a carros matriculados nessa localidade (ou seja, um tipo de Sevilha não pode carregar em Huelva, embora consiga, pode ser multado). Isto é para esquecer. Nalguns casos, por exemplo Sevilha, os PCLs que ainda existiam foram pura e simplesmente retirados. Não contem com isso (e não dava para turistas).
- Existiram projectos isolados, tipo Smart Cities, como aconteceu em Málaga (parceria com Mitsubishi e governo japonês): foram colocados PCRs ChaDeMo à borla em várias partes da cidade. Esses projectos já acabaram, já não dá votos, houve críticas, etc, fim em 2015. Nalguns casos, os PCRs foram simplesmente retirados, por exemplo, 4 PCRs ChaDeMo tão somente no aeroporto de Málaga que hoje fariam as delícias dos uber e taxistas, pura e simplesmente já lá não estão (havia falta de estacionamento?).
Mas o que é mesmo relevante é conhecermos as redes de PCRs que existem e quais são os cartões e apps que temos de obter antes de sair de casa. Estas são as que conheço:
Rede IBIL
A rede IBIL da Repsol tem PCRs em bombas de gasolina. Está bem implantada particularmente no País Basco (onde é a sede da Repsol). É também a única que aparenta ser planeada numa lógica de permitir grandes deslocações.
Para usar a IBIL basta instalar a App e registar-se. Todos os postos desta rede, PCRs e PCNs, já funcionam sem cartão RFID, não temos de ficar à espera. Após o registo, o cartão acaba por ser enviado para a nossa morada em Portugal, mas a carta indica que só é necessário numa situação de falta de comunicação (será?).
A App é também fundamental para saber se o posto está ocupado ou em manutenção. De resto, parece regra que os postos estão castrados e só carregam até 80% ou um máximo de tempo (40 ou 60 minutos). A linha telefónica tem um antendimento prestável que recorda a Mobi-e, chegaram mesmo a dizer-me do histórico de carregamentos bem sucedidos do posto que queria.
Esta para já é a mais realista. É também a rede fundamental para chegar a França, uma vez que tem PCRs em Valladolid, Burgos, Victória e San Sebastian. Só faltaria outro em Salamanca para a nossa ligação habitual ficar completa (PCR Fundão até Valladolid, é complicado).
Problemas: tem postos em manutenção há muito tempo; os funcionários da gasolineira não sabem nada (no meu caso pensavam que o PCR estava avariado); ... mas com jeito.
Rede do ICAEN (Instituto Catalão de Energia)
Na Catalunha, as redes municipais não foram extintas, evoluíram e estão interligadas num sistema intermunicipal gerido pelo ICAEN. Quem é portador de cartão de um dos municípios abrangidos (Barcelona, Reus, Lleida, Girona, Amposta, Cambrils, Cabrera de Mar) pode carregar em qualquer um deles. Tanto quanto percebo, os carregamentos são à borla.
Nesta rede, é obrigatória a obtenção de cartão. Para obter o cartão podemos dar a morada de Portugal (demora mais tempo) ou de um hotel, por exemplo. Infelizmente, parece que é necessário dar o número de passaporte... há vários anos que não tenho passaporte...
Rede da EMT de Madrid
Ainda não sei nada.
Rede da EDP/Avia
Foram prometidos 6 postos nas Astúrias da EDP nas bombas da Avia. Continuamos à espera. Há um endereço de email para quem quiser obter informações. Eu espero primeiro pela construção dos postos.
Rede da Endesa
É óptima. Só existe em Maiorca.
Rede da Nissan
Para vocês que têm Leafs, todas as deslocações são possíveis. As distâncias entre concessionários não são grandes.